Reveillon no Chile em Viña del Mar e Valparaíso

Uma das maiores queimas de fogos da América Latina, a beleza e cultura chilena imersa em um evento com mais de um milhão e meio de expectadores. Confira como foi o nosso reveillon em Valparaiso e Viña del Mar.

Depois de passar pelo complexo fronteirístico Los Libertadores, seguimos rumo a Viña del Mar. Além de muito turística, Viña é uma cidade bastante desenvolvida e com a forte cultura chilena expressa em quase todos os detalhes. viña del Mar é conectada diretamente a Valparaíso, estão estratégicamente posicionadas no litoral pacífico chileno, distando apenas 9 kilometros uma da outra.

Rua em Viña del Mar

Rua de comércio em Viña del Mar

Igreja em Viña del Mar

Igreja em Viña del Mar

Como não possuíamos hospedagem em Viña e chegariamos praticamente 1 dia antes do reveillon, acabamos por nos entregar a sorte de conhecer um argentino "buena onda" que nos conseguiu um lugar a um custo mais acessível. É impressionante como as estadias triplicam de valor no Chile, e especificamente nestas duas cidades, no fim do ano. Pesquisamos antes de comprar a passagem em Mendoza mas não encontramos nada que fosse mais economico que 60,00 dolares a diária. Entregamos-nos a sorte e confiamos no amigo que fizemos no ônibus e acabamos hospedados em uma letítima "habitacion" chilena, onde os únicos estrangeiros erámos nós (e nosso amigo argentino). A maioria dos hóspedes eram de Santiago e valem muito a pena ficar lá. Pagamos 18.000 pesos chilenos por dia por pessoa(cerca de 30 U$), como ficamos 2 dias, o total de nossa hospedagem ficou em 36.000 pesos por pessoa. Ou seja, passamos o reveillon no Chile, em Viña del Mar, e pagamos uma média de 100 R$ cada. Acreditem, foi o MAIS economico que conseguimos para os padrões do Chile. Tudo lá é muito caro! Uma cerveja em garrafa quente em um supermercado custa em média 1800 pesos (U$ 3,60 | R$ 6,50). Daí conseguimos ver o quanto foi barato nossa estadia, e o melhor!, a profundidade que conseguimos emergir na cultura tão rica deste país em apenas 7 dias de viagem só foi alcançada por termos conseguido ficar em uma hospedagem chilena, rodeado de chilenos por todos os lados.

Pub em Viña del Mar - Noites agitadas!

Pub em Viña del Mar - Noites agitadas!

Palco do reveillon em Valparaíso

Palco do reveillon em Valparaíso

A fama do reveillon em Valparaíso é conhecida em toda a América Latina. Ali existe a queima de fogos que é considerada por eles como a maior de todas do continente, superando até mesmo os fogos do Rio de Janeiro (será?!, eles dizem...). A concentração acontece por volta das 21:00 horas quando o sol está se pondo. É muito interessante observar como o fuso horário é interessante. Quanto mais ao sul no verão, mais luz do dia temos! O sol se põe em média as 21:00 nessa região do Chile, e em Punta Arenas, na região Austral, o sol chega a se por em dezembro por volta das 23:00 horas! Ou seja, no verão os dias são mais longos, as noites são mais curtas, e no inverno acontece o inverso: as noites são mais longas e os dias mais curtos. Foi montado um gigante palco em frente ao monumento de 21 de maio de 1879, homenagem a "Arturo Prat", e se estende pela madrugada nas ruas de Valparaiso.

Reveillon em Valparaíso

Reveillon em Valparaíso

Não sei se essa é a maior queima de fogos da América, a verdade é que tudo é muito maravilhoso. A queima acontece ao redor da orla marítima que liga Viña del Mar a Valparaíso por mais de 30 minutos contínuos, e é realmente impressionante. É um reveillon em família, com a badalação das pubs, das boates, das ruas lotadas por mais de 1 milhão e meio de chilenos e turistas de todas as partes do planeta. Passamos o reveillon em Viña del Mar, "caminando por las calles" com nossos amigos e conhecendo a cada passo mais e mais detalhes do verdadeiro espírito chileno de se confraternizar uma data tão importante quanto a virada do ano 2010.

Lua e fogos de artifício em Valparaíso

Lua e fogos de artifício em Valparaíso

Reveillon pelas ruas do Chile

Reveillon pelas ruas do Chile

Rua lotada em Valparaíso para o ano novo

Rua lotada em Valparaíso para o ano novo

Fim de Ano no Chile - Valparaíso

Fim de Ano no Chile - Valparaíso

Depois da virada do ano, já no dia 1º de Janeiro de 2010, paramos para almoçar um delicioso pescado antes de embarcar para Santiago. É impressionante como a gastronomia chilena é rica e saudavel. Somente estando lá para entender o porque de não permitirem a entrada de alimentos de origem animal/frutas no país. Em nosso albergue haviam árvores com ameixas de várias cores e tamanhos e os frutos do mar são fenomenais! Se você for no Chile tem que comer pescado! É o país líder em exportações desta iguaria na América e se for no Chile e não experimentar o salmão ou a truta, você não pode considerar que visitou este país.

Almoçando no Chile

Almoçando no Chile

Comendo antes de embarcar para Santiago

Comendo antes de embarcar para Santiago

Depois de nos fartarmos com a deliciosa culinária chilena, viajamos rumo a Santiago para nosso vôo que partiria ás 22:00 horas rumo a Punta Arenas. No próximo capítulo desse relato, compartilharei com vocês como é voar na LAN Chile, a cia Aerea que está dominando a América.

Eu no reveillon 2010 de Valparaíso no Chile

Eu no reveillon 2010 de Valparaíso no Chile

Rua em Viña del Mar
Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias