Por mais que a vida me leve pelos países do mundo, sempre vai ficar um lugarzinho verde-amarelo cravado na memória e no coração. Quando visitei Noronha pela primeira vez, sequer sabia que ainda iria desenvolver tão tremendo amor por um pedaço de terra à deriva no meio do Atlântico. Fernando de Noronha é o tipo de destino que você conhece, se apaixona e pede pra voltar sempre que for possível. Pena que as passagens aéreas sejam de custo tão exorbitante, senão eu daria um jeito de me mudar pra lá de tempo em tempo.

Quando você encontra um lugar como esse é comum desenvolver afeto pelo tema. Sempre me recordo dos bons mergulhos que por ali realizei, das farras, as amizades que deixei na ilha e torço por sempre conseguir voltar. Povo amigável, praias espetaculares, trilhas que terminam em piscinas naturais e tantas outras atividades são reservadas para os turistas que optam por desbravar as maravilhas naturais que só podem ser encontradas em Fernando de Noronha.

Hoje venho até aqui para compartilhar com vocês um verdadeiro mapa com 10 recomendações de lugares que não podem ficar fora da lista de passeios de quem viaja pra lá pela primeira vez. São praias, trilhas, piscinas naturais, marcos urbanos e até listei um dos meus pontos de mergulho favoritos. Se você conseguir ver tudo isso, pode considerar que sua viagem foi um espetáculo! Vamos lá então!? Confira a seguir 10 lugares que não podem faltar na primeira viagem pra Noronha:

1 – Praia do Sancho

Uma das praias mais lindas do mundo, a praia do Sancho
Uma das praias mais lindas do mundo, a praia do Sancho

A praia mais linda do planeta não pode ficar de fora da sua lista de jeito nenhum. Reserve logo um dia inteiro da sua viagem para fazer um pick nick, mergulhar bastante com snorkel, brincar nas areias e desfrutar do visual. Não é possível levar bebida alcoólica para o Sancho, existe uma fiscalização massiva de agentes do IBAMA e ICMBio justamente para evitar a degradação do ambiente, contudo você pode descer a fenda entre as rochas com se apoiando na escada e levando uma mochila com uns tira-gostos, não é pra ser nada mal uma segunda-feira nesse lugar, né?!

2 – Baía dos Porcos

Outro lugar paradisíaco de Noronha, a Baía dos Porcos
Outro lugar paradisíaco de Noronha, a Baía dos Porcos

Se você acha o Sancho a praia mais linda, eu acredito que a Baía dos Porcos tem a vista mais paradisíaca. Além de ter o Morro Dois Irmãos logo à sua frente, a praia da Baía dos Porcos é um dos lugares mais incríveis para praticar snorkel em Fernando de Noronha. Eu estive por várias horas nesse lugar e posso afirmar para você que cada segundo investido por aqui é verdadeiramente mágico. Não é possível cruzar do Sancho para a Baía dos Porcos, o acesso para banhistas é realizado via Cacimba do Padre, outro dos lugares que não podem estar fora do seu roteiro inicial em uma das ilhas mais lindas do mundo.

3 – Praias urbanas

Praia do Cachorro, do Meio e Conceição são as praias mais próximas da Vila dos Remédios
Praia do Cachorro, do Meio e Conceição são as praias mais próximas da Vila dos Remédios

Noronha possui 3 praias que são consideradas “urbanas”, por estarem próximas à Vila dos Remédios, principal centro urbano no arquipélago. Cada praia aqui tem seu estilo e com certeza você vai se apaixonar por uma delas. A Praia do Cachorro é a mais próxima da vila. Por uma escadona é possível chegar facilmente até suas águas límpidas. É nela que está localizado outro ponto de interesse na ilha, o Buraco do Galego (clique no link para saber mais sobre esse lugar). Entre a Praia da Conceição e do Cachorro está a Praia do Meio, onde os turistas parecem sempre estar apenas de “passagem”. De água tão límpida quanto suas vizinhas, parece ser a opção ideal para quem deseja um pouco mais de privacidade, dá pra nadar praticamente sozinho no oceano nesse lugar. A Praia da Conceição é outro ponto alto nesse tópico, visto que é frequentemente listada por várias publicações internacionais como uma as praias mais lindas do mundo. Escolha uma delas para ficar por mais tempo e passe pelas outras para ter um dia repleto de diversão 🙂

4 – Cacimba do Padre

Cacimba do Padre, a praia dos surfistas em Fernando de Noronha
Cacimba do Padre, a praia dos surfistas em Fernando de Noronha

Point dos surfistas e de quem deseja tomar um banho de mar em uma das praias mais lindas de Noronha. Através da Cacimba do Padre é possível chegar caminhando pelas pedras até a Baía dos Porcos. Gosto desse lugar pois tem uma beleza um tanto quanto selvagem, pelo bar das gêmeas, que apesar de caro, acaba sempre servindo um delicioso peixe na folha de bananeira. Você pode ficar por ali a tarde toda curtindo a brisa fresca que vem do mar, vendo os surfistas se aventurando nas ondas que quebram e tirando fotos espetaculares com o Morro Dois Irmãos bem pertinho.

5 – Praia do Sueste

Lugar para mergulhar entre tartarugas, tubarões e arraias em Noronha
Lugar para mergulhar entre tartarugas, tubarões e arraias em Noronha

Esse é de fato um dos lugares mais mágicos existentes em Noronha. A praia do Sueste é a residência oficial de centenas de tartarugas marinhas, de tubarões de diferentes espécies, cardumes de peixinhos exóticos e perfeita para a prática do snorkel. É bom sempre utilizar o serviço de um guia experiente para obter o conhecimento necessário sobre esta área de preservação ambiental e também para evitar qualquer complicação na hora do passeio: existem lugares que não podem ser explorados com snorkel, não podemos entrar no mar sem ser pelo meio da praia (não podemos pisar nas pedras, no fundo do mar, não podemos tocar os animais e os corais). Pode parecer restrição demais, porém de fato tudo isso é muito necessário para evitar que o meio ambiente seja agredido e o turista saia machucado.

6 – Piscina natural do Atalaia

Uma das piscinas naturais mais lindas do Brasil
Uma das piscinas naturais mais lindas do Brasil

Você caminha por alguns minutos em meio a uma trilha fechada rumo a um lugar que não conhece ainda muito bem. É bom levar água, não passar bronzeador ou repelente e ter um colete salva-vidas. Depois que você chega nas proximidades, consegue ver uma gigantesca piscina natural que é casa de vários cardumes e espécies de animais marinhos que ainda estão em fase de desenvolvimento natural. Por alguns minutos os agentes do ICMBio permitem que os turistas mergulhem com snorkel, compreendendo um pouco mais sobre as maravilhas naturais presentes em nosso território.

7 – Praia do Porto Santo Antônio

Perfeita para mergulho com snorkel, Praia do Porto em Noronha
Perfeita para mergulho com snorkel, Praia do Porto em Noronha

Pode parecer estranho que a praia de um porto faça parte da sua aventura inicial em Fernando de Noronha, porém vai por mim querido(a) leitor(a), sou experimentado nesse arquipélago e tenho certeza de que você vai passar bons momentos nesse lugar. Esse é o tipo de lugar se você gosta de sentar em uma sombra, levar sua caixa térmica e curtir momentos de descontração com um visual paradisíaco logo adiante. A Praia do Porto também é um lugar muito bom para a prática de mergulho com snorkel e cilindro, então se pretende investir bons momentos mergulhando em meio a destroços de navios naufragados, acredito que esse pode ser o lugar ideal pra você.

8 – Boldró e Praia dos Americanos

Praias intocadas e paradisíacas do outro lado do Morro do Pico
Praias intocadas e paradisíacas do outro lado do Morro do Pico

Ta aí um lugar que eu sempre gosto de voltar quando tenho a oportunidade e quase ninguém dá muito a mínima para essas praias. Do outro lado do Morro do Pico, logo após a Praia da Conceição, é possível visitar algumas praias que tem ar de paraíso intocado. Visite a Praia do Boldró para brincar em piscinas naturais que são formadas na areia da praia, ou estenda sua caminhada até a Praia dos Americanos para se sentir sozinho em uma ilha paradisíaca. Vai valer MUITO a pena encarar as escadarias e a caminhada para chegar até essas praias espetaculares.

9 – Forte de Nossa Senhora dos Remédios

Lugar perfeito para admirar ao pôr do sol em Fernando de Noronha
Lugar perfeito para admirar ao pôr do sol em Fernando de Noronha

Nem só de praias e piscinas naturais é constituído o paraíso. Com certeza quando viajamos para ilhas buscamos obter um contato maior com o oceano, só que Noronha tem uns lugarzinhos que merecem ser visitados enquanto estivermos secos 🙂 Quando estou na ilha gosto muito de visitar o Forte de Nossa Senhora dos Remédios para admirar o pôr do sol. É possível obter paisagens espetaculares quando o sol vai embora e o céu começa a ser pintado por tons avermelhados. Outro lugar muito bom para assistir ao pôr do sol em Noronha é o no Forte do Boldró, só que eu acho que no Forte de N. S. dos Remédios, é possível obter uma experiência mais interessante. Faça uma forcinha e visite os dois lugares enquanto estiver no paraíso.

10 – Ponto de Mergulho: Pedras Secas

Se você ainda não mergulha não vai conseguir ver essa maravilha natural
Se você ainda não mergulha não vai conseguir ver essa maravilha natural

Por fim, não poderia deixar de incluir um ponto de mergulho nessa minha relação, né?! Se você ainda não mergulha, recomendo que tente obter os certificados de mergulho antes de visitar Noronha, esta ilha é simplesmente a Disneylandia para mergulhadores 😀 Eu gosto muito do ponto batizado pelo nome de Pedras Secas. Enquanto mergulhava nesse lugar eu sentia que estava imerso no meio de um navio naufragado que foi completamente coberto por corais, fiz um post completo para você ler mais sobre esse lugar (visite clicando aqui: Mergulho nas Pedras Secas em Noronha), vale muito a pena visitar Noronha, sair para mergulhar e conseguir tirar a sorte grande de conhecer as Pedras Secas.

Gostou da relação?! Fotos espetaculares né?! Quero voltar pra lá imediatamente depois de escrever esse post hehehe. Se você já conheceu Noronha, te convido a comentar logo a seguir deixando a sua recomendação aos marinheiros de primeira viagem. Se esse post servir para você, faz um favorzão pro seu amigo blogueiro e deixa um comentário lindo contando o relato da sua viagem, vai ser de grande valia para esta matéria. Te vejo no próximo post 😉

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
4 comentários publicados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *