Sabadão, fim de semana na área, fico aqui eu só pensando nas possibilidades de passeio e viagens regionais que tenho por aqui no meu estado. Fico aqui pensando em quais seriam as atrações turísticas mais famosas de Goiás e como eu poderia planejar meu escape até elas. Pra quem ainda não sabe, eu sou um gaúcho que se mudou muito cedo pra Goiás, sou o típico “gaúcho do pé-rachado”, denominação meio estranha que nós, nascidos no Rio Grande do Sul obtemos aqui em Goiás.

Atrações turísticas em Goiás

Moro em uma cidade localizada na região metropolitana de Goiânia, resido em Inhumas, a querida Goiabeiras, terra de gente trabalhadeira, honesta e que tem muito orgulho de suas origens. Eu amo viver em Goiás, apesar do tempo muito seco nessa época do ano, este ainda é o tipo de estado que você quer morar se deseja ter o custo de vida reduzido e ainda conseguir desfrutar de uma vida relativamente tranquila do interior. E isso está acabando hein pessoal, a cada dia que passa parece que tudo fica mais perigoso e fico aqui matutando se as próximas gerações ainda vão conseguir conhecer esse sentimento bucólico que só conhece quem já viveu em uma cidade do interior.

Cidades históricas, cachoeiras, rios e lagos

Hoje estou aqui para escrever às dezenas de amigos estrangeiros e que vivem fora de Goiás. Frequentemente sou questionado sobre quais seriam os principais atrativos turísticos de Goiás e quais seriam as melhores cidades para uma primeira visita ao coração do Brasil. Conheço boa parte deste lindo estado brasileiro, já visitei muitas cidades nas imediações de Goiânia e tem várias outras na minha lista de desejos, contudo acredito ter o “no hall” suficiente para lhe recomendar algumas das cidades e regiões do meu estado que estão entre os lugares que mais gosto de visitar.

5 – Pirenópolis e Corumbá

Cidades históricas, cachoeiras, trilhas e natureza exuberante
Atrações turísticas em Goiás: Cidades históricas, cachoeiras, trilhas e natureza exuberante

Se você visita Goiânia em um final de semana, pode fazer um bate e volta rápido pra região de Pirenópolis. Tudo ali é muito lindo e na realidade você vai querer ficar por semanas até conseguir conhecer tudo! Eu gosto muito também da cidadezinha de Corumbá de Goiás, que fica próxima a Pirenópolis, ali tem uma das cachoeiras mais iradas do meu estado, o Salto de Corumbá, lugar onde frequentemente também acontecem vários campeonatos de mountain bike.

Piri estaria para Goiás assim como Trindade, ou Paraty estariam para o Rio, uma cidadezinha colonial, repleta de atrativos turísticos e que costuma bombar com vários visitantes nos finais de semana. As águas geladas das cachoeiras e a estrutura para camping e churrasco costumam atrair vários goianienses nas épocas de clima mais seco e quente. Se você vem até Goiás por qualquer motivo que seja, reserve um par de dias para renovar as energias tomando um belo banho de cachoeira, você vai se sentir completamente renovado e pronto para a rotina dos seus dias normais.

4 – Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante (Chapada dos Veadeiros)

Chapada dos Veadeiros, um dos destinos mais espetaculares do nosso Brasil
Chapada dos Veadeiros, um dos destinos mais espetaculares do nosso Brasil / Foto por @giselacarvalho

E por falar em cachoeira, isso é o que não falta no meu estado. Existem vários lugares interessantes nas imediações de Goiânia para tomar um belo banho de cachoeira ou se refrescar em piscinas naturais. Acontece que Goiás é reconhecidíssma no cenário nacional de turismo por conta de uma outra cachoeira que fica mais distante de Goiânia, a Cachoeira da Santa Bárbara, localizada na região pertencente à Chapada dos Veadeiros. São 3 municípios que você vai querer visitar para conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso, São Jorge e a pequenina Cavalcante.

Pra mim é uma grande vergonha ter que reconhecer que ainda não conheço esse lugar no meu estado, afinal de contas são mais de 1.000 quilômetros em uma viagem de carro desde a minha cidade de origem até Alto Paraíso, o portal de entrada para a Chapada, entretanto esta é uma das viagens que de fato ainda não saíram da minha lista de realizações pendentes. Quero muito conhecer a Chapada dos Veadeiros, me acampar em lugares espetaculares, fazer trilhas e brincar nas cachoeiras, sem dúvidas é algo que vou realizar muito em breve.

3 – Caldas Novas e Rio Quente

A maior estância hidrotermal das Américas
Atrações turísticas em Goiás: A maior estância hidrotermal das Américas

Estamos aqui abordando uma das principais engrenagens eu move a indústria do turismo no Centro-Oeste brasileiro, a região das águas termais de Caldas Novas e Rio Quente. Estas são duas cidades localizadas no extremo sul de Goiás, já quase próximas do Triângulo Mineiro. São cidades extremamente conhecidas por seu manancial de águas naturalmente quentes que abastece clubes e complexos turísticos de renome internacional. É no Rio Quente que está localizado um dos maiores parques aquáticos do mundo, o Hot Park, clube do Rio Quente Resorts, lugar onde é possível ter diversão de altíssimo nível, com piscinas de água quente sempre à disposição.

Boa parte dos meus amigos que não conhecem a região costumam confundir as cidades, pensam inclusive que são tudo a mesma coisa. Na realidade Rio Quente é uma cidade menor do que Caldas Novas e estão distantes cerca de 20 quilômetros uma da outra. O pessoal aqui da minha cidade gosta de ir pra ficar hospedado em Caldas e fazem passeios diários para o Rio Quente. Também é possível ficar hospedado na pequenina cidade onde está localizado um dos maiores complexos termais do mundo, existem inúmeros hotéis e pousadas a custo acessível para quem deseja explorar as maravilhas dessas águas termais.

Temos altas matérias já registradas por aqui sobre essa região do Brasil, você pode ler todas clicando aqui: dicas sobre Caldas Novas e Rio Quente

2 – Atrações turísticas em Goiás: Goiânia e Cidade de Goiás

Atrações turísticas em Goiás: Goiás, onde o velho e o novo se encontram
Goiás, onde o velho e o novo se encontram

Programa de goiano quase sempre é ficar em Goiânia mesmo viu, a gente gosta mesmo é de ir pro Shopping, de comer em pit dog, de beber em um botequim na esquina. Quase sempre estamos correndo com nosso trabalho e não sobra muito tempo pras viagens. Quando sobre aquela folguinha costumamos ficar por aqui mesmo e repetimos quase sempre os destinos que visitamos. Goiânia é uma metrópole jovem que pulsa energia em todas as suas esquinas mais badaladas. Dá pra fazer tanta coisa por aqui, que mal sentimos a falta de um oceano por perto hehehe

Se o goiano costuma ter um pouquinho mais de tempo, então rapidamente arma um passeio até a antiga capital do estado, a Cidade de Goiás (Goiás Velho), cidade turística próxima à capital, que pode ser facilmente visitada através da GO-070, um dos corredores turísticos do nosso estado. Que lugar agradável, ruas de pedra, centro histórico vivo em cada casarão centenário, festivais de cinema, música e passeios para realizar ao ar livre. Dê preferência para visitá-la nas épocas do FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental), quando a cidade fica repleta de visitantes e oferece diversas atrações culturais ao ar livre, sem custos adicionais.

1 – Atrações turísticas em Goiás: Aruanã e Britânia

Atrações turísticas em Goiás: Vida selvagem abundante em um dos rios mais importantes do centro do Brasil
Vida selvagem abundante em um dos rios mais importantes do centro do Brasil

Agora se você deseja ter uma verdadeira experiência de goiano em férias, então venha pro nosso estado nos meses de julho e agosto para conhecer as maravilhas naturais do Rio Araguaia e suas imediações. Considerado como “a praia dos goianos”, este é um dos principais destinos de férias turísticas das famílias goianas. Eu conheço pessoas de toda parte desse estado que fazem questão de dar um pulinho na cidade de Aruanã na época da temporada de pesca, tempo em que o rio fica com seu nível mais baixo e forma verdadeiras praias de areias finas ao longo de seu leito.

Ali pertinho de Aruanã o visitante também poderá conhecer a cidade de Britânia e o Lago dos Tigres, outro destino perfeito para os amantes de pescaria. A estrutura nessas cidades é tão interessante que o turista de fato não precisará sequer trazer sua tralha, é possível fazer a locação até mesmo do barqueiro, que se comprometerá a levar os visitantes aos melhores lugares para pesca.

Bônus: Turismo religioso em Trindade

Atrações turísticas em Goiás: Trindade
Portal de entrada de Trindade: fé e religião no coração do Brasil

Uma vez por ano o município de Trindade, localizado na região metropolitana de Goiânia, se transforma no roteiro de fé para centenas de milhares de romeiros. A festa de Trindade é reconhecida como uma das principais manifestações religiosas do nosso estado, recebendo turistas de vários lugares do Brasil e do mundo. Essa manifestação religiosa católica acontece sempre no mês de junho e costuma transformar Trindade em um dos principais destinos de fé presentes em território nacional.

Concluindo, curtiu as melhores atrações turísticas em Goiás?!

Se você gosta do convívio com a natureza, de estar imerso em cidades históricas, rodeado por pessoas amigáveis e tem o desejo de conhecer um estado um povo que se orgulha de suas origens, então não pense duas vezes antes de emitir um novo ticket rumo à cidade de Goiânia, afinal de contas, Goiás é bom demais! Conhece mais lugares imperdíveis que devem ser recomendados ao visitantes de Goiás? Então não deixe de manifestar a sua opinião através da caixa de comentários que vem logo a seguir…

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Olá Luiz, tudo bem? Pelo visto vc não conhece Formosa né? Rsrs… cidade rica em atrações turísticas como o Salto do Itiquira, as Cachoeiras do Indaiá, Lagoa Feia (que de feia não tem nada), cachoeira do Bisnal, Sítio arqueológico do Bisnal, Sítio arqueológico Toca da Onça, Buraco das Araras, Gruta das Andorinhas, Rampa de Vôo livre (onde é realizada etapa do campeonato mundial de vôo livre) e por aí vai com várias outras cachoeiras da nossa cidade… espero sua visita à Formosa… Um grande abraço….

    1. Oi Marcos, tudo joia?! Obrigado por sua visita e por deixar um comentário aqui no blog. De fato eu ainda não conheço Formosa, tenho muito que tomar meu tempo para dar um pulo por aí. Acontece que nessa matéria ressaltamos apenas as 5 mais conhecidas atrações que estão na ponta da língua quando alguém que não conhece nosso estado acaba pedindo informações sobre quais seriam os lugares imperdíveis, realmente Formosa está no topo da lista também! Abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *