Ao chegar nos Estados Unidos, utilizando um voo realmente muito econômico da JetBlue, desembarquei no Hollywood International Airport em Fort Lauderdale por volta das 3 da tarde.

Sinceramente até então eu estava tomado pelo receio de trafegar nas rodovias que conectam a região sul da Florida até a região central, para onde eu iria dirigir assim que retirasse o veículo.

Depois de conhecer tantos lugares ao redor do mundo, nas Américas, África e Ásia, reconheço que me acostumei a ser levado pelos métodos de transporte públicos disponíveis, fossem eles quais forem. Nessa história acabei dependendo de vários meios, de tuk-tuks a chicken-buses, afinal o objetivo seria unicamente vencer as distâncias e desfrutar do melhor de cada destino – pensando assim eu sempre estive enganado. Detectei este grande erro nesta oportunidade de dirigir nos Estados Unidos e realmente percebi as vantagens de ter um veículo nas suas mãos e principalmente conferi na prática o quanto as viagens podem ser otimizadas com o auxílio de um carro alugado.

Ainda no Brasil conseguimos tecer uma excelente parceria com uma empresa que tem se destacado no ramo de locação de veículos. A Mobitily está no mercado há mais de 12 anos, sendo a primeira empresa que conseguiu realizar parcerias estáveis com as principais locadoras de carros do mundo e criou um mecanismo de busca da melhor tarifa em seu site. Você pode fazer pesquisas e encontrar o perfil de veículo/investimento em vários destinos nacionais e internacionais, facilitando bastante as comparações no ato da reserva.

Experimentamos o serviço desta agência de locação de veículos brasileira lá nos Estados Unidos e os resultados não poderiam ser mais satisfatórios. Logo ao desembarcar no aeroporto de Fort Lauderdale, bastou pegar o transfer do próprio para as locadoras. Nossa parceria foi estabelecida com uma das principais locadoras de veículos dos Estados Unidos, a DOLLAR. Na retirada do veículo confesso que realmente fiquei um pouco cheio de receios, pois era a minha primeira vez com um carro alugado, e para finalizar a situação eu estava sozinho. Tudo não passou de meros devaneios de um viajante prestes a acumular mais uma experiência e chegar a conclusão final de que ter um carro nos EUA é fundamental para a qualidade e dinamismo da viagem.

Dirigindo em Orlando e vencendo os receios trazidos pela zona de conforto
Dirigindo em Orlando e vencendo os receios trazidos pela zona de conforto

O perfil do veículo era compacto. Quando cheguei ainda me foram oferecidas melhores opções, como veículos conversíveis, e eu até poderia subir um nível nas categorias, pegando um carro esportivo ou ainda um SUV, mas convenhamos que para o objetivo desta viagem, que era obter a experiência de dirigir nos EUA, este Ford Fusion era mais do que necessário.

Eu ainda poderia escolher entre o Fusion e um Honda Civic, mas sinceramente?! Sempre sonhei em ter um Ford Fusion aqui no Brasil, e optando por ele eu resolveria dois detalhes importantes – o primeiro: dirigir nos EUA, o segundo – fazer o test drive do Fusion, e acabei me apaixonando mais por este veículo da Ford. O carro foi super econômico e a velocidade dele por questões de segurança estava limitada nas 80 milhas por hora. O som do carro, original de fábrica, se conectava com o iphone sem muito esforço e também possuia um limitador de volume. O carro era completíssimo: ar condicionado garantiu a temperatura agradável, desde que na Florida fazia um calor insuportável; câmbio automático; computador de bordo e tudo mais a que tinha direito! Ah! Um breve detalhe: o carro veio sem GPS, mas não foi problema algum para mim, que acabei salvando no iphone o mapa e o intinerário de viagem que realizaria pelo Turnpike Ronald Reagan. E acreditem eu ainda estava com muito medo de errar, levar uma multa, ser parado pela polícia, enfim: eu tinha que superar esses receios.

Veículo alugado na Flórida proporciona oportunidades incríveis
Veículo alugado na Flórida proporciona oportunidades incríveis

E são vários detalhes, dicas e informações interessantes que aprendi e que vou compartilhar neste e em vários outros posts aqui do blog. Sinceramente foram experiências incríveis que só demonstraram o tempo perdido em transportes públicos – o veículo proporciona a mobilidade necessária! Eu poderia parar em qualquer lugar que fosse, isso gerou uma flexibilidade interessante para a viagem, visto que não precisava esperar ônibus, ou depender de taxistas mau humorados. Percorri as duzentas e poucas milhas que separam Miami de Kissimee em pouco mais de 3 horas e meia. Não teve segredo algum, bastou seguir o GPS do iphone, que me conduzia sem erros.

Nesses dias em Kissimme, visitei os parques SeaWorld e Aquática, consegui visitar o Orlando Premium Outlets, o Wall Mart, o Buena Vista Factory Stores e de quebra ainda visitei uma exposição de carros antigos que estava acontecendo em Old Town, na entrada da cidade de Orlando. Tudo isso em 4 dias e foi possível única e exclusivamente por conta das distâncias vencidas com a ajuda do veículo. Outro detalhe bem legal foi ver as madames chiquetérrimas da Florida descerem e elas mesmas abastecerem os veículos nos postos de combustível – isso foi hilário, e é uma prática completamente normal nos EUA – nenhum posto tem frentista, você mesmo pega a bomba e abastece e pode escolher como vai pagar, com cartão ou dinheiro.

Um trânsito muito civilizado, bem diferente do que estou acostumado em Goiânia. Caso você more em grandes centros urbanos brasileiros não terá dificuldade alguma em dirigir nas rodovias da Florida, e o mais legal?! Você não precisa de carteira internacional de habilitação para dirigir por 30 dias nos EUA – não é demais?! Basta escolher o veículo, o destino e aproveitar a viagem ao máximo. Tudo transcorreu com sucesso absoluto! Nenhuma multa, nenhum problema com o veículo, muitas experiências absorvidas 😀

Mas confesso que fiquei um tanto quanto apreensivo até o último minuto! Eu tinha um receio danado com relação a devolução do carro no final da viagem. Decidi então voltar de Orlando direto para o aeroporto e aguardar o voo que voltaria para Cancun muito cedo no dia seguinte – um grande erro! Fiz isso por receio! Por acreditar que algo poderia dar errado eu acabei perdendo uma belíssima tarde quente de praia em Miami Beach! O retorno foi absolutamente rápido e tranquilo! Apenas segui as placas que diziam Rental Car Return Parking e 5 minutos depois estava no sagão da DOLLAR devolvendo o veículo que me acompanhou nesses dias na Florida.

Fort Lauderdale, retorno de carro alugado
Retornando o carro ao Ft. Lauderdale Internacional

Concluindo?! Carro alugado e Estados Unidos – a combinação perfeita! Passa na Mobility, faça um orçamento e considere a possibilidade de conhecer esse fantástico país em um veículo alugado.

A Mobitily gentilmente cedeu as diárias do veículo para que eu pudesse realizar esta experiência. Obrigado Mobility!

 

Sobre o #ArribaTour

Esta foi uma excursão solitária realizada entre 23 de maio e 6 de junho do ano de 2012. Nesta oportunidade visitei as cidades mexicanas de Cancun, Playa del Carmen e Cozumel. Foram firmadas diversas parcerias entre este blog e algumas instituições do segmento hoteleiro do México. Experimentamos, com o objetivo de fazer as revisões dos seguintes hotéis: Quetzal Hostel e Hostal Chac Mool em Cancun, Hotel Lunata em Playa del Carmen e Mi Casa en Cozumel. Aos administradores dessas instituições, ficam nossos mais sinceros agradecimentos, por ter-nos recepcionado gentilmente sempre com o seu melhor! Todos os custos com diárias foram cortesia dos hotéis.

Após explorar o México por 7 dias, embarquei em um voo para os Estados Unidos (Fort Lauderdale), e desde esta cidade, em parceria com a Mobility – locadora de veículos, seguimos com nosso tour em uma incrível viagem de ida e volta até Kissimmee, cidade vizinha a Orlando. Aproveitamos nossa viagem a essa região dos Estados Unidos para conhecer o SeaWorld Parks, que também gentilmente ao conhecer nosso intinerários nos enviou os convites para seus parques sem custos adicinais de entrada.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *