Olá amigos e amigas que acompanham diariamente o blog Boa Viagem, tudo bem com vocês?! Espero que sim! Hoje acordei com desejo de ir para a Europa de novo, mais precisamente com aquela vontade de voltar para uma das cidades mais incríveis que já tive a oportunidade de conhecer no velho continente europeu: a lindíssima capital da Holanda, a cidade de Amsterdam fez parte dos meus sonhos um dia e acabei conseguindo transformar essa viagem em realidade!

Hoje estou aqui para compartilhar um pedacinho do meu sonho com você que é frequente por aqui!

Quero voltar a sonhar caminhando por aquelas ruas, contemplando os mais belos canais que eu já pude conhecer em uma metrópole como Amsterdam. Aqui eu quero relacionar junto com você alguns tópicos sobre o que fazer em Amsterdam com alguns dias para explorar a cidade com tempo e sem pressa, afinal de contas, esse é o tipo de lugar que você jamais vai querer conhecer na correria!

O que fazer em Amsterdam: veja algumas sugestões

Eu visitei essa cidade alguns anos atrás e sempre que tenho a oportunidade de ver as minhas fotos eu fico maluco de vontade de voltar. Acontece que há muito o que fazer e explorar em Amsterdam, não dá pra ir só uma vez e achar que já viu tudo…

Capital da Holanda
Beleza por todos os ângulos na capital da Holanda

Quero aqui compartilhar com você um mini-roteiro de viagem com as coisas mais imperdíveis que eu acabei realizando nesta oportunidade.

Quando eu visitei Amsterdam aproveitei para estender a minha viagem até a Alemanha e conheci também a cidade de Dusseldorf.

Mas vai por mim, se tiver uma semana na Europa e escolher viajar para Amsterdam, não deixe de ficar só na Holanda e conhecer outras cidades, é de fato um país muito surpreendente.

Roteiro de viagem na capital da Holanda

Nesta matéria eu compartilho com você um mini roteiro para iniciantes em Amsterdam. Aqui eu vou relacionar as atrações e passeios imperdíveis, que você não pode deixar de realizar de forma alguma caso tenha a oportunidade de ir conhecer a capital da Holanda.

Anoitecer na capital da Holanda
Anoitecer nos canais de Amsterdam

Eu iria relacionar só 10 tópicos, mas como Amsterdam é um mundo à parte na Europa, vou deixar de brinde duas atrações adicionais para você não deixar de fora da sua lista de maneira alguma, vamos lá?!

A seguir confira 10 tópicos (e mais dois bônus) sobre o que fazer em Amsterdam para aproveitar ao máximo a sua viagem na Holanda:

1 – Conhecer uma feira livre em Amsterdam

Se tem algo que me amarro muito em fazer quando visito um novo lugar é conhecer uma feira local. São nas feiras que nós temos as condições de ver gente nativa do lugar que estamos visitando comprando artigos para o lar, comidinhas e tudo mais.

Feira livre em Amsterdam
Feira livre em Amsterdam

Eu visitei uma feira em Amsterdam chamada Albert Cuyp Market, que acontece no bairro do The Pijp, uma das regiões mais boêmias e descoladas da capital holandesa.

Recomendo muito que você visite essa atração logo de cara, na primeira oportunidade. Ali é um ótimo lugar para ver o que o povo come, entender como são os preços e ter as condições para comprar produtos tipicamente holandeses (principalmente os queijos!) a um custo bem interessante.

2 – Fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdam

Esta é outra atividade obrigatória para quem visita a capital da Holanda pela primeira vez: faça um passeio de barco em Amsterdam, sem dúvidas esta é a melhor forma de ver a cidade por outros ângulos!

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
Passeio de barco pelos canais de Amsterdam

Depois de conhecer os principais marcos urbanos da cidade caminhando entre ruas, avenidas, pontes e vielas, recomendo muito que você faça um passeio de barco pelos canais de Amsterdam para conseguir contemplar lugares que você ainda não conseguiu ver apenas nas caminhadas (ou pedaladas!).

3 – Visitar o Museu de Van Gogh na Capital da Holanda

Tá aqui um lugar que eu só passei na porta mas fiquei com um grande arrependimento por não ter dedicado um pouco de tempo para explorar melhor: o mundialmente conhecido Museu de Van Gogh, localizado em uma das regiões mais centrais de Amsterdam.

Museu de Van Gogh em Amterdam
Museu de Van Gogh em Amsterdam

O acervo deste museu é composto basicamente por obras do pintor Vincent Van Gogh e outros artistas holandeses. Não preciso sequer mencionar por aqui que uma visita ao Museu Van Gogh é de fato uma experiência singular. É aqui que se encontra a maior coleção de pinturas de Vincent Van Gogh no mundo inteiro.

4 – Alugar uma bicicleta e rodar pelas ruas do centro da cidade

Amsterdam é uma cidade planejada para o deslocamento rápido: seja utilizando o transporte público ou com a sua própria bicicleta. É também considerada a cidade das bicicletas. Esta é a cidade da Europa onde as bicicletas dominam como o principal meio de transporte utilizado por quem mora por ali.

Estacionamento de bicicletas em Amsterdam
Estacionamento de bicicletas em Amsterdam

Você pode contratar o aluguel de uma bicicleta em várias lojinhas no centro da cidade e pode rodar despreocupado pois o trânsito parece que é até mais vantajoso para quem está trafegando com as “magrelas“.

Além da cidade não ter tantas ladeiras, as ciclovias são super largas e estão por todas as partes, inclusive contando com sinalizações específicas para este tipo de transporte.

5 – Conhecer o Red Light District

Acredito que esta é a região mais polêmica da cidade de Amsterdam, o distrito da luz vermelha, ou Red Light District, é o lugar onde você pode ver mulheres trabalhando com prostituição expostas em vitrines…

Red Ligth District na capital da Holanda
Red Ligth District na capital da Holanda

A foto não é muito boa, apenas serve como uma ilustração, eu não recomendo que você faça fotos quando visitar esse lugar, poderá acabar ficando sem o seu telefone (hehehe). Esse distrito está em uma região super centralizada na capital da Holanda e pode ser visitado por qualquer turista explorando a cidade.

Lembre-se de ser sempre respeitoso com as meninas e não ficar encarando as vitrines demais, afinal de contas elas estão ali fazendo seu trabalho e estão 100% dentro da lei.

6 – Passear na DAM Square

Amsterdam está repleta de lugares grandiosos e praças públicas cheias de monumentos históricos para que seus visitantes possam conhecer e se encantar. Um dos lugares mais movimentados no centro desta grande metrópole europeia fica nas imediações da DAM Square, uma grandiosa praça localizada no centro histórico de Amsterdam.

Dam Square, uma das praças principais de Amsterdam
Dam Square, uma das praças principais de Amsterdam

É um bom lugar para contemplar monumentos e marcos históricos da cidade de Amsterdam, por ali estão o Palácio Real e a igreja do século 15 chamada Nieuwe Kerk.

Este lugar está próximo da Grand Centraal Station, a estação central de trens da capital holandesa. Também é possível contemplar um obelisco central considerado como monumento nacional e um dos hotéis mais icônicos da cidade, o Hotel Krasnapolsky.

Como costuma a Dam Square costuma ser um lugar de grande movimento turístico pode ser importante ficar de olho em seus pertences quando estiver passeando pelas imediações dessa praça, desde que existem diversos relatos de pequenos roubos que acontecem frequentemente por ali.

7 – Tomar muita cerveja e até conhecer a fábrica da Heineken

Amsterdam é uma das capitais mais boêmias de toda a Europa. O que a gente poderia esperar da cidade onde surgiram as cervejas Amstel e Heineken?! É um ótimo lugar para passear, contemplar monumentos e casarões de arquitetura histórica, mas também é um excelente destino para beber cerveja boa e de ótima qualidade!

Heineken em Amsterdam
Heineken em Amsterdam

Ali em Amsterdam também é possível fazer um passeio guiado pela fábrica original da cerveja Heineken. Se você é fã das verdinhas (assim como eu), esta pode ser uma atração indispensável no seu itinerário na capital da Holanda.

8 – Contemplar a beleza da arquitetura dos edifícios na capital da Holanda

Depois que você já tiver saciado sua sede de cerveja boa eu recomendo sair sem um rumo específico para explorar a cidade e deixar-se encantar pela beleza dessa arquitetura toda diferentona que pode ser vista em qualquer canto da cidade.

Beleza arquitetônica dos edifícios de Amsterdam
Beleza arquitetônica dos edifícios de Amsterdam

Devo ser sincero com você: quase sempre eu saia para caminhar pela cidade sem planos ou roteiros definidos, desde que meu objetivo era ser surpreendido pelos monumentos e pelas maravilhosas casinhas construídas uma ao lado da outra.

Essa parte fica especialmente muito interessante quando você opta por caminhar ao longo dos canais, aproveitando o reflexo das águas para conseguir fazer fotos incríveis dos prédios e casas construídas ao longo dos canais, de fato essas imagens vão conseguir eternizar as suas memórias de uma forma diferenciada.

9 – Perder-se pelas pontes e canais do centro de Amsterdam

Esse tópico já complementa o anterior né!? Como disse antes, a melhor forma de conhecer a cidade é perdendo-se dentro dela mesma 😀

Perdendo-se entre pontes e canais em Amsterdam
Perdendo-se entre pontes e canais em Amsterdam

Deixe-se levar pela brisa agradável que inundam as ruas e avenidas de Amsterdam. Tome o tempo que for necessário para se perder pela cidade sem usar um GPS.

Você vai se surpreender com a quantidade de prédios e edifícios, lojas e restaurantes que vai acabar encontrando em seu caminho.

Dê uma atenção especial para as ruas mais movimentadas, se o lugar tem um monte de gente caminhando, então pode ter certeza que tem alguma coisa boa por ali.

10 – Usar o trem para conhecer os principais marcos urbanos de Amsterdam

Para vencer grandes distâncias pode ser interessante utilizar o serviço de transporte público municipal de Amsterdam.

Transporte público em Amsterdam
Transporte público em Amsterdam

Uma alternativa rápida e prática de sair dos bairros presentes na vizinhança e chegar rápido a um determinado destino no centro histórico é com a ajuda do “Tram”, uma espécie de trem elétrico que roda pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Bônus 11 – Visitar um coffee shop na capital da Holanda e experimentar seus produtos (pq não né?!)

Se tem uma coisa que não é mais segredo pra ninguém é exatamente a relação entre Amsterdam e seus famosos coffe shops. Ali você não vai encontrar café, como em qualquer coffeshop tradicional em outra metrópole do planeta, você vai encontrar um cházinho verde que já é comercializado abertamente por vários anos na cidade de Amsterdam.

Cofeeshop na Capital da Holanda, Amsterdam
Cofeeshop em Amsterdam

Visitar um coffee shop é uma atração à parte em Amsterdam. Ali eles comercializam uma grande variedade de produtos originários da famosa erva “Cannabis Sativa”, ou também conhecida popularmente em nosso país como maconha.

Você vai encontrar dezenas de lojinhas que possuem em sua fachada a palavra “coffee”, mas que na realidade estão mesmo é vendendo maconha. E não é só de maconha e suas flores que eu estou falando não. Você vai encontrar material para fumar e também vários tipos de comestíveis.

Além de poder comprar também é possível consumir os produtos que você adquirir por ali mesmo. Então se essa ideia faz “a sua cabeça”, vá adiante e adquira a experiência. Eu só vou te pedir para voltar aqui depois e deixar um comentário explicando pra gente como foi!

Bônus 12 – Depois de visitar o cofeeshop na capital da Holanda, o negócio é comer até não conseguir mais

Depois de passar no coffee shop, se adquiriu e consumiu os produtinhos vendidos por lá, vai acabar obtendo uma fome danada que virá de maneira inexplicável, também conhecida como “larica”.

Pois então relaxe e confie: Amsterdam é uma das cidades com maiores alternativas de gastronomia dentre as capitais europeias.

Rua repleta com restaurantes na Capital da Holanda
Rua repleta com restaurantes em Amsterdam

Além de conseguir encontrar ruas praticamente abarrotadas de restaurantes e lojas com comidinhas super rápidas, você vai também perceber que os valores costumam ser bem acessíveis. Quer comida indiana? Tem pra todo lado! Que tal um sanduíche bem ao estilo dos Estados Unidos?! Tem também! Comida orgânica?! Japonesa? Italiana!? Tem de TUDO em Amsterdam, com precinho bem camarada 🙂

Concluindo, vale a pena conhecer a Capital da Holanda?!

OXI meu amigo! Suuuuper vale a pena! Eu mais do que recomendo que você inclua essa cidade na sua relação de destinos a visitar na Europa.

Marcos Urbanos de Amsterdam
Marcos Urbanos de Amsterdam

Esse é o tipo de lugar que tem atrações e experiências para todo o perfil de viajante. Pode ser linda e exótica, liberal e ao mesmo tempo um tanto quanto conservadora, fato é que para cada pessoa que visita a Holanda e elege Amsterdam como seu destino de férias, esta cidade consegue se demonstrar como um novo e diferente destino que vai te fazer ficar apaixonado e querer voltar sempre que possível.

Você já visitou Amsterdam?! Conhece a capital da Holanda?! Fiquei sem mencionar algum lugar muito importante nesta matéria?! Pois não se acanhe, siga adiante e deixe o seu comentário na caixa que vem logo a seguir! Sem dúvidas a sua opinião/relato abrilhantará de maneira excepcional o conteúdo desta matéria. Um grande abraço pra você e até a próxima!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *