Fala pessoal! Tudo na paz?! Eu espero que sim! Estou passando por aqui hoje para compartilhar a espetacular experiência que obtive em minha última viagem aos Estados Unidos, quando conheci um aquário em Chicago chamado Shedd Aquarium, vem comigo que vou te contar todos os detalhes sobre esse lugar.

Como mergulhar e amante dos rios, lagos e oceanos, de fato posso comprovar que esta é uma das experiências mais imperdíveis para aquelas pessoas, que assim como eu, possuem tanto amor por animais aquáticos.

Aquário em Chicago, The Shedd Aquarium

Este é o tipo de lugar que você decide visitar justamente para olhar a natureza olho no olho. Nesta oportunidade eu consegui visitar o The Shedd em Chicago devido a uma parceria que eu estabeleci com a Musement, uma agência de viagens online que vende ingressos para as principais atrações do mundo.

Vista da entrada do Aquário The Sedd em Chicago
Vista da entrada do Aquário The Shedd em Chicago

Em minha parceria com a Musement, optei por adquirir o Go Chicago Card, um cartão que funciona como passe para várias experiências, tours e atrações desta belíssima cidade no estado de Illinois.

Peixes lindos e exóticos no aquário em Chicago
Peixes lindos e exóticos no aquário em Chicago

Vale a pena conhecer o aquário em Chicago?!

PUTZ! Se vale a pena?! SUPER VALE! Esta foi de fato uma das experiências mais memoráveis que pude obter nos últimos tempos. Vem comigo e leia o post até o final para você entender os motivos de eu ter considerado esse lugar como um dos mais TOP que eu visitei recentemente.

Close em um dos peixes do aquário em Chicago
Close em um dos peixes do aquário em Chicago

Sabe aquele tipo de atração que você já ouviu todo mundo recomendando e você só ia ignorando?! Chicago foi mais ou menos assim… Eu via sempre tanta gente falando super bem desta cidade e seus atrativos, que de fato eu fui adiante e reservei uma viagem para conhecer esse lugar maravilhoso.

Minha viagem fez uma escala em Chicago e depois segui caminho para Vancouver. Já existem algumas experiências de hospedagem em Chicago e Vancouver registradas aqui no blog, então se você está pensando em tocar para algumas dessas cidades, eu só recomendo que você vá e não perca tempo, vai valer cada centavo investido sem sombra de dúvidas.

Peixes de Água doce no Shedd Aquarium, aquário em Chicago
Peixes de Água doce no Shedd Aquarium, aquário em Chicago

O The Shedd (aquário em Chicago), é de fato um lugar que deve ser visitado por todos aqueles viajando no Illinois. Veja bem: aqui você vai conseguir conhecer animais que de fato estão em extinção e que dificilmente você conseguiria encontrar na natureza selvagem.

Quero te levar para conhecer um pouquinho desse lugar mágico localizado no coração de Chicago, que sempre tive tanta vontade de conhecer e acabei conseguindo concretizar o desejo de realizar essa experiência muito recentemente nessa minha viagem.

Cardumes lindos no Shedd Aquarium
Cardumes lindos no Shedd Aquarium

Eu acordei cedinho no Hotel The St. Clair e fui em direção ao Parque Millenium. Cruzei no meio do parque em direção ao aquário, minha caminhada não durou mais do que uns 30 a 40 minutos e foi muito legal pois tive a oportunidade de ir contemplando a beleza daquela manhã gelada em Chicago.

Aquários repletos de peixes
Aquários repletos de peixes

Quando cheguei ao The Shedd, o aquário de Chicago, havia uma fila enorme pela frente. Como eu tinha o meu cartão Go Chicago Card, me aproximei diretamente na parte de emissão de bilhetes e identifiquei-me como um portador do cartão. Não demorou muito para que eu recebesse o ticket de entrada do aquário sem custo nenhum adicional. Eu aproveitei também para comprar por 5 dólares a experiência em um cinema 4D que eles tem dentro do aquário. É claro que eu optei para ver o filme dos tubarões né 😀

Cardume lindíssimo no Shedd Aquarium
Cardume lindíssimo no Shedd Aquarium

Fui adentrando meio que ainda tímido, acreditando que seria uma experiência normal e que não teria valido tanto a pena, mas logo logo fui me soltando, fui tomando o meu tempo para apreciar cada um dos ambiente reproduzidos ali nos aquários e compreendendo que de fato o negócio ali era para contemplar a beleza desse animais olho no olho.

Foco em um dos cardumes, belíssimos animais
Foco em um dos cardumes, belíssimos animais

Parece até que o aquário de Chicago foi planejado milimetricamente para ir proporcionando em seus visitantes esse sentimento de descoberta.

Replicando ambientes de todo o mundo em aquários

Fui aos poucos me soltando e percebendo que o barato daquele lugar era ir analisando cada uma das espécies e obtendo as informações que a gente precisava nas telas sensíveis ao toque que sempre estavam ao lado de cada um dos aquários.

Aquários lindíssimos em Chicago
Aquários lindíssimos em Chicago

Cada um dos ambientes do The Shedd tenta replicar um determinado lugar aquático do nosso planeta. Logo na primeira sessão que decidi explorar fui sendo levado a contemplar aquários de água doce que replicavam exatamente as maravilhas presentes abaixo da linha da água em rios da América do Sul. Inclusive tem uma área inteiramente dedicada a peixes da Amazônia, eu achei isso simplesmente demais!

Acho que essa é a questão mais interessante do aquário de Chicago: você vai compreendendo que ainda conhece muito pouco do planeta e dos animais que aqui habitam. Até mesmo para um mergulhador um tanto quanto experiente como eu, visitar um lugar como esse deveria ter sido a experiência complementar perfeita para meu curso Open Water, ou ainda para o curso avançado de ambientalista que eu tirei quando fiz o curso de mergulho avançado no Kauai..

Descobrindo a vida marinha do The Shedd

Ambientes marinhos sensacionais em Chicago
Ambientes marinhos sensacionais em Chicago

Eu fui descobrindo aos poucos a parte dos animais de água doce, é impressionante como eles conseguem replicar perfeitamente os habitats naturais de cada lugar replicado. Isso é o que mais me deixou em ecstasy pois existem certos ambientes que foram replicados com tanta fidelidade que jamais seria possível ver o que tem embaixo daquelas águas se não fosse em um lugar como esse.

Devagarinho fui saindo da parte em que predominavam ambientes de rios e lagos da América do Sul, para conhecer um pouco mais dos ambientes marinhos, eu estava maluco de vontade de ver os grandes animais que o The Shedd possui em seus aquários.

Peixe palhaço
Peixe palhaço

E parece realmente um outro planeta na Terra. As cores eram sempre super vibrantes e boa parte dos ambientes marinhos conseguiam replicar com perfeição um ambiente saudável e sustentável, parecido com alguns dos melhores lugares que eu já consegui mergulhar na minha vida.

Anêmonas maravilhosas em Chicago
Anêmonas maravilhosas

Os ambientes foram replicados com uma grandiosidade incrível, a parte do oceano é de fato fantástica. Eu vi aquários que possuíam belíssimas anêmonas que eram casa dos peixe palhaço (ou o famoso Nemo).

Um belo peixe palhaço no Shedd Aquarium
Um belo peixe palhaço no Shedd Aquarium

Também consegui ver aquários tomados por moréias, desde minúsculas até gigantescas.

Moréias no aquário de Chicago
Moréias no aquário de Chicago

Enquanto caminhava em lugares que tinham aquários bem menores, era fácil focar a atenção em um determinado lugar e conseguir observar com perfeição os peixes e animais que estavam ali, entretanto o passeio ficou bem mais interessante quando descobri aquários com proporções bem maiores, capazes de reproduzir toda a estrutura de um ecossistema complexo como é o oceano.

Aquário perfeito com água salgada
Corais no aquário de Chicago

Nesses aquários maiores a explosão de vida era de fato espetacular!

Cada vez eu ficava mais interessado e perplexo lembrando do tanto que é díficil mergulhar e ver tanta coisa junta num lugar só. Para ver uma fração do que eu consegui contemplar neste aquário na natureza selvagem eu teria que viajar para lugares inóspitos, explorar destinos gelados e super quentes, teria que dispor de centenas de milhares de dólares para conseguir chegar até esses destinos e conseguir explorá-los por conta própria.

Vida marinha espetacular em um aquário de Chicago
Vida marinha espetacular em um aquário de Chicago

Mas eu não precisava mais disso nesse momento, desde que a natureza estava ali na minha frente, em abundância.

Não estavam livres, contudo a beleza era notória, o zelo, o bom trato, o cuidado era sempre algo muito aparente enquanto eu caminhava pelas sessões desse gigantesco complexo.

Uma arraia em aquário
Uma arraia no aquário The Shedd

Agora vamos direto ao que interessa?! Quem é que não gostaria de ver e compreender um pouco mais sobre a vida dos tubarões?!

Várias espécies de tubarões no Aquário de Chicago

Agora o tour começa a ficar sensacional mesmo, acredito que o ápice do passeio foi de fato quando cheguei a um dos maiores aquários de todo o The Shedd, aquele que abrigava várias espécies de animais de grande porte, mas principalmente fiquei perplexo pela quantidade de tubarões que existiam por ali.

Visual espetacular em um dos maiores aquários do mundo
Visual espetacular em um dos maiores aquários do mundo

Quem mergulha em águas abertas sabe a expectativa que é quando a gente sabe que vai rolar um mergulho com a presença de tubarões. Não importa qual o tipo, ele é o rei do mar, sua presença é super respeitada não somente por nós, contudo por todos os animais dos oceanos.

Fiquei muito impressionando com a quantidade de animais, mas principalmente pela diversidade de espécies que existem por ali.

Foi possível ver alguns tubarões que eu sequer sabia da existência, dá uma olhada na foto a seguir, ainda acredito que a imagem não consegue expor a grandiosidade do lugar, só indo e ficando um dia inteiro pra conseguir compreender a perfeição de cada um desses aquários.

Tubarões no maior aquário de Chicago
Tubarões no maior aquário de Chicago

Você pode estar se perguntando: “Mas Luiz, esses animais estão todos presos”. E eu te digo: “Sim, eu também fiquei pensando nisso”. Uma das primícias do lugar é fazer a recuperação e reintegração de animais que foram encontrados em condições desoladoras na natureza.

Além de tratar de animais machucados e abandonados, eles são também reconhecidos como uma das instituições mais renomadas no mundo quando o assunto é preservação e reintegração de espécies ameaçadas de extinção à natureza.

Aquário com tubarões em Chicago
Aquário com tubarões em Chicago

Se você ainda não viu um tubarão tão de pertinho, aqui é possível encará-los olho no olho, coisa que eu acho que você não vai ter coragem de fazer se estiver dentro da água com um tanque de ar comprimido nas suas costas e sem barreiras, mergulhando lado a lado com esses animais.

Tubarões exóticos no Shedd Aquarium
Tubarões exóticos no Shedd Aquarium: este é o tubarão leopardo

Aqui você vai conseguir ver as seguintes espécies de tubarões:

  • Tubarão-corre-costa (Sandbar Shark)
  • Tubarão-de-pala, que é um pequeno tubarão martelo
  • Tubarão Zebra
  • Tubarão Leopardo
  • Tubarão Galha Preta de Recife (já mergulhei com muitos tubarões desse em Providencia!)
  • Tubarão Cachorro (Chain dogfish)
  • Tubarão Tapete (japanese wobbegong) que eu sequer sabia da existência
  • Tubarão Gato
  • O raríssimo Tubarão Bambu
  • Tubarão Chifre (horn shark)
Um dos maiores aquários com tubarões
Um dos maiores aquários com tubarões

Tem muitos tubarões pequenos, exóticos, difíceis de ver livres na natureza. Contudo os que chamam a atenção mesmo são os grandões, imponentes, que ficam nadando de um lado para o outros dos gigantescos aquários, com proporções de fato maiores do que as que eu imaginava.

Tubarão gigantesco no aquário de Chicago
Tubarão gigantesco no aquário de Chicago

No The Shedd também existe um aquário gigantesco em formato de 360 graus que fica bem no meio do edifício replicando um ambiente marinho típico do Caribe.

Nesse aquário também é possível contemplar grandes animais, contudo o que mais me chamou a atenção foi um momento em que foi possível observar um mergulhador alimentando os peixes, foi realmente uma experiência fora da caixa.

Mergulhador alimentando arraias e tartarugas no aquário em Chicago
Mergulhador alimentando arraias e tartarugas no aquário em Chicago

Eu poderia ficar por horas ali só contemplando a beleza dos aquários maiores, contudo o tempo passou tão rápido que eu tinha que seguir o meu caminho senão iria acabar correndo o risco de ver o The Shedd fechando e eu não conseguindo ver quase nada 😀

Lugares remotos replicados nos aquários do The Shedd

Aqui vem uma das partes mais espetaculares desse lugar. Eles conseguiram replicar ambientes gélidos como os mares do ártico. É possível ver algumas belugas, a baleia-branca, uma espécie de cetáceo odontoceti que habita a região ártica e subártica.

Bebê Beluga, baleia no aquário em Chicago
Bebê Beluga, baleia no aquário em Chicago

Eu nunca conseguiria ver algo assim se não fosse em um aquário. Já pensou no tamanho do investimento e na estrutura necessária para conseguir encontrar com uma beluga em seu habitat natural?!

Aquários específicos com vida marinha em reestruturação

Ali no The Shedd também foi possível ver vários aquários onde a vida marinha em reestruturação vai deslanchando.

Belo visual do aquário em Chicago
Belo visual do aquário em Chicago

Existem vários aquários especificamente estruturados para reconstruir a base da vida para corais, estrelas do mar e outros tipos de seres vivos.

Lugares para ver estrela do mar e anêmonas em Chicago
Lugares para ver estrela do mar e anêmonas em Chicago

Foi possível inclusive contemplar a beleza da reconstrução de recifes de corais desde o começo. Eu sempre tinha como ler as informações quando me interessava mais, desde que sempre existiam telas sensíveis ao toque para explorar um pouco mais cada um dos ambiente ali replicados.

Corais lindos no aquário em Chicago
Corais lindos no aquário em Chicago

Também consegui ver alguns ambientes em que a interação humana era possível. Existiam alguns aquários onde as pessoas poderiam até mesmo tocar em algumas espécies. Tudo super controlado, com monitores do The Shedd por todos os lados, exímia limpeza, desde que haviam inclusive lugares para lavar e secar as mãos antes de prosseguir para a experiência.

Lugar para as pessoas interagirem e tocarem nos peixes do Shedd Aquarium
Lugar para as pessoas interagirem e tocarem nos peixes do Shedd Aquarium

Se você pensa em visitar esse lugar, eu já vou te adiantando um detalhe muito importante: vá logo cedo, o The Shedd Aquarium funciona todos os dias da semana, entre as 9 da manhã e as 5 da tarde (no sábado vai até as 6 da tarde o horário de funcionamento).

vários peixes-leão no aquário em Chicago
Vários peixes-leão no aquário em Chicago

Sua localização é super privilegiada, está localizado na 1200 South Lake Shore Drive Chicago, Illinois, Estados Unidos.

Este lugar se mostrou como uma das melhores alternativas de passeio cultural que eu consegui encontrar em Chicago, se você é um amante da natureza, se tem paixão por animais e ambientes aquáticos, não deixe de fazer um esforcinho e visitar esse aquário de Chicago, sem dúvidas foi a atração que mais valeu a pena em toda a viagem.

Outra tartaruguinha encontrada no Shedd Aquarium
Tartaruguinha encontrada no Shedd Aquarium

Não precisa se preocupar com alimentação ou bebidas, o The Shedd possui um restaurante gigantesco servindo refeições, lanches e bebidas variadas ao longo do dia. É importante também frisar que existem vários adicionais que podem ser adquiridos durante a sua visita, tal como o Cinema 4D (que eu acabei comprando a entrada), shows e experiências individuais, entre outros.

Concluindo…

Será que vale a pena?!

Vale suuuuper a pena! Eu não pensaria duas vezes se tivesse a oportunidade de voltar a Chicago, sem dúvidas eu visitaria o The Shedd novamente. Parece que mesmo passando o dia inteiro no lugar ainda não foi possível absorver tudo que tem para a gente aprender sobre a vida aquática com tão pouco tempo.

Vista de Chicago do lado de fora do aquário
Vista de Chicago do lado de fora do aquário

Eu saí do aquário já era quase hora de fechar. Fiquei ainda meio perplexo por um tempo tentando digerir um pouco mais a grandiosa experiência que eu tinha terminado de obter naquele momento. Foi algo de fato fora da realidade que eu havia experimentado até então. Você já foi no The Shedd? Gosta de aquários?! O que tem pra me dizer sobre essa experiência?! Comenta na caixa que vem logo a seguir vai!

Não poderia jamais deixar de mencionar que esta experiência foi viabilizada por uma parceria estabelecida entre o Blog Boa Viagem e a Musement um excelente lugar para você adquirir seus ingressos e desfrutar dos seus destinos da melhor maneira possível. Com a Musement você tem a possibilidade de comprar ingressos para passeios, tickets para museus e centenas de experiências ao redor do mundo.

Visite o site deles: www.musement.com e saiba mais sobre o serviço prestado por esta empresa. Até mais, te vejo na próxima matéria!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *