O que não vai faltar para você em uma viagem ao Peru são lugares para comprar o artesanato local. Tanto em Lima, quanto Cusco, Arequipa e Puno possuem centenas de lojinhas onde você poderá encontrar a recordação certa da sua experiência peruana. É claro que para cada lugar, e no Peru para cada cliente, existe um preço a se pagar. Relativamente o custo dos artesanatos peruanos é acessível, visto a força do Real brasileiro ante ao Nuevo Sol peruano, mas existe também o que é de ótima qualidade e aquilo que é imitação fajuta.

O Peru é mundialmente reconhecido pela qualidade da lã de alpaca e vicunha, animais muito encontrados nas altitudes das cordilheiras peruanas. É justamente isso que determina a qualidade do produto final que você estará adquirindo na banquinha da artesã peruana. Você pode estar adquirindo uma blusa “100% baby alpaca” que pode custar de 30 soles até 1500, em caso do produto ser de qualidade, em uma loja de grife; mas na realidade a lã é a mesma, o que difere a qualidade são os produtos sintéticos que são misturados á matéria prima original e aí já viram! Quando visitei o Peru, antes mesmo de ir a Cusco, já tinha muito interesse em visitar as lojas de artesanatos de Lima. Mas acabou que meu tempo na chegada foi curto e resolvi ir ás compras diretamente em Cusco. Tanto Lima quanto Cusco possuem diversas opções para compras de artesanatos, roupas, brinquedos, artigos para decoração e uma infinidade de produtos tipicamente peruanos. Em Lima, existem três lugares que você deve dar atenção.

Gran Chimu - Mercado de Artesanatos em Lima
Gran Chimu – Mercado de Artesanatos em Lima

Todos os mercados mencionados aqui nessa matéria estão próximos um do outro, a ponto de poder visitar a todos em uma tarde tranquila, caminhando, sem precisar de taxi para ir entre um e outro. Eles estão no bairro de Miraflores e abrigam uma centena de lojinhas com produtos fabricados no Peru. E os preços aqui valem a pena quando comparados aos encontrados em Cusco. Mas na minha opinião, Cusco tem artesanatos mais economicos e o poder de barganha do cliente lá é maior do que em Lima.

Inka Market
Inka Market

O Inka Market tem uma fachada imponente de pedra com uma bandeira peruana logo na entrada que acabou dando uma foto muito legal! Existem até dicas para como negociar nos mercados indios de Miraflores. A cara do cliente é tudo! Os vendedores dão o preço conforme o cliente e aceitam barganhas, então você tem que regatiar no preço para conseguir o melhor valor do produto. Algumas dicas são até simples e lógicas, como não usar roupas de marcas famosas, ou joias caras, ostentando visualmente que você é uma pessoa com dinheiro. Use roupas básicas e confortáveis. Não mostre seu dinheiro até que esteja no preço mínimo ofertado pelo vendedor! Esteja acostumado a escutar expressões como “Cuanto quieres pagar!?” e “Pase adelante cliente amigo”

Mercado Indio's
Mercado Indio’s

Este é um local onde os turistas não latinos vêem e gastam altas bagatelas de dólares e euros em mercadorias peruanas, então, vista-se do verdadeiro latino que existe em você e use dos métodos brasileirísticos de barganhar até o fim para conseguir comprar o dobro de mercadorias que você estava disposto a adquirir quando chegou no Mercado Indio em Miraflores.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado
  1. Estou precisando de uma peça no atacado que só aí no peru tem,será que teria como ver,isso aí para mim.obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *