Uma visita ao Rio Quente Resorts definitivamente não é completa se o turista em questão não optar por fazer as atividades de lazer opcionais, que não estão inclusas no valor do custo do ingresso de entrada. No Hot Park existem ao menos três atrações pagas a parte (mergulho, birdland e tirolesa) que são altamente recomendadas pelo nível de intimidade que elas podem proporcionar. Nesta matéria abordaremos a BirdLand, o maior viveiro de aves free wing da América do Sul.

Birdland no Hot Park

Especialmente para este blogueiro, visitar lugares como esses soam a prazer e diversão! Amo fazer fotos de aves, especialmente araras. E elas estão tão acessíveis no BirdLand, voando livremente por todos os lados que foi difícil conter a empolgação, e mesmo contida ainda registrei mais de 400 fotos em um passeio tranquilo que durou aproximadamente uma hora.

Este zoo de aves possui uma área de 2 mil m². Existe uma cobertura feita com tela galvanizada acima 13 metros da copa das árvores criada exclusivamente para proporcionar este ambiente em que os pássaros podem viver livremente.

Entrada da Bird Land, no Hot Park
Entrada da Bird Land, no Hot Park

E dois, dos animais que ali existiam me encantaram muito. Um deles, o primeiro de todos, uma lindíssima arara azul, que insistia em voar sempre em minha direção! Cheguei a pegá-la em meu braço mas ela insistia em querer comer a pulseira do Cristal que estava em meu pulso.

Muitas araras azuis no Bird Land do Hot Park
Muitas araras azuis no Bird Land do Hot Park

E a TV. Boa Viagem fez uma breve tomada do ambiente onde as araras vivem livres e podem ser apreciadas por todos os turistas que visitam a Bird Land.

http://www.youtube.com/v/9KgVRIvR7f8
TV Boa Viagem registrando algumas breves tomadas do Bird Land

Este espaço dentro do Hot Park abriga cerca de 300 aves, muitas delas que chegam até lá via IBAMA. A estrutura que eles possuem tem condições de abrigar até 2 mil pássaros. Este enorme viveiro proporciona a seus visitantes um contato direto com as aves e o seu modo de vida. Além de sensibilizar as crianças que visitam estes animais sobre as questões ambientais, este viveiro proporciona uma segunda chance aos animais que chegam provindos de tráfego, maus tratos e tantos outros meios. Depois de tratados muitos deles são livres para se readaptar a seu habitat natural, no cerrado brasileiro dos arredores do Rio Quente Resorts.

O turista tem a liberdade de alimentar os pássaros
O turista tem a liberdade de alimentar os pássaros

Outro detalhe fundamental para o conforto do turista que visita a bird Land: a interação com os animais! Você pode alimentá-los, fazer carinho, e até em alguns casos dar o braço para eles subirem. Não é muito legal usar flash para tirar fotos, e você não vai precisar dele (eu garanto!).

Todas as excursões e visitas são acompanhadas por biólogos e monitores, muito bem instruidos, que orientam os turístas sobre como interagir, fotografar e fazer carinhos nas aves. Vá adiante e faça suas perguntas! Fiz várias e todas foram respondidas tecnicamente a altura! Além de diversão, visitando o Bird Land você estará adquirindo conhecimento sobre animais tão incríveis.

Pequeno periquito se alimentando no BirdLand
Pequeno periquito se alimentando no Bird Land

E não somente de aves é composta a fauna que reside no Bird Land! Existem também alguns tipos de quelônios, macacos e algumas iguanas.

Lindo bixo: Iguana do BirdLand
Lindo bixo: Iguana do Bird Land

Passarinhos lindos podem ser observados no Bird Lando
Passarinhos lindos podem ser observados no Bird Land

Um outro belíssimo animal, que me rendeu fotos fantásticas foi a arara vermelha! Que animal impressionante! A coloração de suas penas, que passam de cores frias na cauda a cores quentes até a crista me fizeram viajar nas composições.

BirdLand: As belas penas de uma arara vermelha
As belas penas de uma arara vermelha

A diversidade é gigantesca! Grande parte das aves que estão no BirdLand tem um péssimo passado, história de tráfico, maus tratos e muita tristeza. Aqui elas tem a capacidade de se fortalecerem a ponto de voltar a seu habitat natural. Antes de serem soltos, os animais passam por exames clínicos realizados em parceria com entidades regionais (tais como a Universidade Federal de Goiás e o Senai de Anápolis). Somente os animais saudáveis e totalmente readaptados ao cativeiro são submetidos ao processo de soltura.

Todo o ambiente é devidamente planejado para que não existam competições entre as espécies. Tucanos, flamingos, faisões, araras (de várias cores), gaviões, periquitos e corujas são algumas das espécies enviadas pelo IBAMA.

Tucano no Bird Land - Hot Park - Rio Quente Resorts
Tucano no Bird Land – Hot Park – Rio Quente Resorts

E você visitante, já foi no Bird Land?! Conhece lugares tão incríveis quanto este?! Deixe seu comentário na caixa que vem logo a seguir!

Luiz Jr. Fernandes viajou a convite do Rio Quente Resorts

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
2 comentários publicados
  1. Meu, depois de pirar no parque das aves lá de Foz nunca mais perco uma chance de clicar umas araras! São bichos lindos demais! Descobri que tinham umas aqui no Gramado Zoo e fui correndo. Tenho fotos lá no blog se quiser me fazer uma visitinha! Abração grande mano!

    1. Cara imagine-me na correria de um lado para o outro em um viveiro lotado de araras, tucanos, periquitos e uma centena de aves voando para todos os lados! É exatamente assim no Bird Land! Eu também não perco mais destinos que tem aves! Os closes são incríveis! Abração manoww! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *