Olá amigos e amigas que acompanham o blog diariamente, tudo bom com vocês?! Espero que sim! Hoje nós estamos aqui para falar um pouco sobre uma das ruas mais famosas dos Estados Unidos, mais precisamente a Hollywood Walk of Fame, ou em claro português: a Calçada da Fama.

Alguns anos atrás estive em Los Angeles e fui visitar o lugar, é praticamente impossível conhecer L.A. e não dar um pulo na rua mais icônica da Costa Oeste dos Estados Unidos.

Hollywood Walk of Fame / Calçada da Fama em Hollywood, Los Angeles

Eu já visitei lugares mais acessíveis, não é fácil chegar na calçada da fama, você vai encontrar estacionamento pago, hospedagem com preços não tão amigáveis, hostel com preço de hotel, mas você vai estar no “olho do furacão”, um dos lugares mais famosos de toda Califórnia.

Hollywood Sign
Hollywood Sign

A área considerada como “Calçada da Fama” consiste-se por uma rua que tem pouco mais de 2 quilômetros de leste a oeste na Hollywood Boulevard, uma das principais avenidas localizadas no bairro de Hollywood em Los Angeles.

Esta avenida tem início na Sunset Boulevard, seguindo até a avenida Vermont. A principal atração desta avenida é sem dúvidas a Calçada da Fama, contudo por ali também é possível encontrar outras alternativas de entretenimento, tais como o Teatro Dolby, Grauman’s Egyptian Theatre e também o Grauman’s Chinese Theatre.

Como é e quando foi criada

A grande particularidade da Calçada da Fama resume-se à sua composição física: são mais de 2.000 lajes com estrelas que fazem uma menção honrosa às celebridades reconhecidas pela Câmara do Comércio de Hollywood.

A Calçada da Fama foi criada em 1953, quando E. M. Stuart, o então presidente da Câmara de Comércio teve a ideia original de criar uma calçada concebida para “manter a glória de uma comunidade cujo nome significa glamour e emoção nos quatro cantos do mundo.”

Los Angeles/Hollywood
Los Angeles/Hollywood

O projeto de construção da calçada aconteceu somente em 1957, quando 1.558 artistas foram homenageados de 4 grandes áreas da indústria do entretenimento: o Cinema, Televisão, Indústria fonográfica e rádio.

Como chegar na Calçada da Fama

O endereço mais preciso para as estrelas da Calçada da Fama é 7018 Hollywood Blvd. Se você estiver dirigindo um carro alugado, basta utilizar esse endereço no seu GPS e chegará lá sem problemas, contudo já vou te avisando: o tráfego no centro de L.A. pode te levar à loucura nos momentos de pico!

Lojas próximas à Calçada da Fama
Lojas próximas à Calçada da Fama

Lembre-se que o custo do estacionamento pode complicar ainda mais o passeio, desde que os estacionamentos nas imediações da Calçada da Fama costumam cobrar até 20 dólares para que você fique por tempo ilimitado.

Pode ser interessante contratar um Uber, ou então ir no transporte coletivo de LA. Se quiser fazer o passeio pagando mais barato pode ser interessante pegar o ônibus, mais especificamente as linhas 212, 237/656, 780.

A linha vermelha do metrô de Los Angeles também tem uma parada próxima à Calçada da Fama.

Para quem está no LAX, o Aeroporto Internacinoal de Los Angeles, basta pegar a “Purple Line” (linha roxa) e seguir até Wilshire/Vermont Station. FAça a baldeação pegando a “Red Line” e salte em Highland Station/Hollywood.

Quem está na calçada da fama?

Agora a parte mais interessante: quais são os artistas que possuem seu nome na Calçada da Fama?! Existem vários artistas que possuem até 5 estrelas, tal como Gene Autry, o único que possui homenagens em todas as categorias.

Michael Jackson possui duas estrelas (por performance e outra junto com o The Jackson 5). John Lennon, Ringo Starr, Paul MacCartney e George Harrison possuem uma estrela individual e outra como membros dos Beatles.

Calçada da Fama: homenagem a Nicolas Cage
Calçada da Fama: homenagem a Nicolas Cage

Para você ter uma ideia clara do quão complicado era se transformar em uma das estrelas dessa calçada, um requisito estipulado pela comissão da Indústria fonográfica (e mais tarde anulada) especificava a venda de no mínimo 1 milhão de gravações ou 250 mil álbuns para todos os candidatos da categoria.

Homenagem póstuma na calçada da fama
Homenagem póstuma na calçada da fama

Aqui eu compartilho com você um link da wikipedia que traz a lista completa de estrelas na Calçada da Fama. É comum ver homenagens de fãs e admiradores, assim como você pode ver na foto anterior a homenagem que existia para Bobby Rogers no bloco do The Miracles no dia de seu falecimento (03 de março de 2012).

Apesar de ser uma das ruas mais famosas dos Estados Unidos (e quem sabe do mundo inteiro), a rotina no centro de Los Angeles transforma esse lugar em uma rua comum durante os dias de semana.

Calçada da Fama em Hollywood - Los Angeles
Calçada da Fama em Hollywood – Los Angeles

Se um dia você conseguir ficar hospedado próximo ao Hollywood Boulevard e tiver a oportunidade de fazer uma caminhada durante uma noite de semana pela Calçada da Fama, vai ver que não tem nada demais, mas duvido se você não vai ficar procurando aquela estrelinha que fez a diferença na sua adolescência 😀

O que fazer nos arredores

Além de passear, ver e fotografar os nomes das celebridades, nas imediações da Calçada da Fama existem dezenas de lojas com souvenirs, fantasias, presentes, recordações e até sex-shop.

Souvenir em Hollywood
Souvenir em Hollywood

Você vai encontrar até a clássica estatueta do Oscar para comprar, quem sabe você não leva o troféu de melhor pai ou irmã pra casa, né não?! Mas vá se preparando, pois os preços não são nada animadores (ainda mais em épocas de dólar acima dos 4,3).

Concluindo: vale a pena visitar a Hollywood Walk of Fame?!

Me diz aí: vale a pena visitar essa calçada e caminhar seus mais de 2 quilômetros em busca dos nomes que você mais curte no cinema, música ou rádio?

Apenas mais uma rua de Los Angeles
Apenas mais uma rua de Los Angeles

O que você me diz? Se um dia for a Los Angeles vai dar um pulinho lá?!

Pode ser interessante para passear, concordo que merece uma visita, mas se você está pensando em se hospedar ali por perto só por conta dessa atração, então pode ser mais interessante ficar hospedado em outro lugar da cidade e fazer um passeio para lá utilizando serviço de transporte coletivo.

Sem dúvidas a sua experiência vai ser mais agradável e você vai evitar gastos adicionais e aborrecimentos para estacionar. Já conhece esse lugar? Já visitou Los Angeles? Tem alguma dica fundamental para complementar esta matéria?! Então não perde tempo e deixa logo seu comentário na caixa que vem a seguir!

Um grande abraço e até a próxima!


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *