Dias verdadeiramente intensos estão reservados para aqueles que desejam desbravar algumas das surpreendentes cidades na rota considerada coração cultural mexicano: San Miguel de Allende, Dolores Hidalgo e Guanajuato. Porém engana-se quem acredita que estas cidades possuem atrativos turísticos desfrutáveis apenas com luz do dia; pelo contrário! As ruas e vielas de Guanajuato são invadidas por uma legião de cantores em um evento particularmente tradicional chamado Callejoneada.

Depois que conhecemos alguns dos principais monumentos, marcos urbanos, mirantes, praças e igrejas em um dia de city tour neste belíssimo Patrimônio da Humanidade, fomos convidados a conhecer essa expressão cultural tão característica dessa região mexicana. Funciona mais ou menos assim: todos os dias ao cair da noite é possível encontrar vários grupos de pessoas vestidas em trajes típicos, munidas de instrumentos musicais, caminhando entre algumas das principais ruas do Centro Histórico de Guanajuato e se aglomerando em frente à Igreja de San Diego.

Callejoneada: manifestação cultural popular em Guanajuato/México
Callejoneada: manifestação cultural popular em Guanajuato/México

Se você é turista e se aproxima pelos arredores do Jardín de la Unión, será facilmente questionado se deseja participar de uma callejoneada. Esta palavra estranha em espanhol já deixou de designar um evento e passou a ser conjugada como verbo. A arte de callejonear ultrapassou gerações e hoje se demonstra fortemente como uma das principais manifestações culturais inteiramente disponíveis para a participação e interação dos visitantes e locais em Guanajuato. Uma vez aceitando participar, é vendido um ingresso ao participante que então é convidado a sentar-se nas escadarias da Igreja até o início desta grande festa. A seguir você poderá assistir a um dos vídeos que registrei nesta oportunidade, não há melhor maneira de ilustrar uma matéria sobre as Callejoneadas do que compartilhar a essência desta manifestação em forma de vídeo e imagem:


Belíssima manifestação cultural popular em Guanajuato, as Callejoneadas

Depois de animar a galera que vai participar desta festa popular, os cantores saem pelas ruas e vielas (ou callejones) mais tradicionais de Guanajuato, fazendo brincadeiras, cantando músicas típicas e proporcionando interação entre os participantes deste evento.

O ato de callejonear consiste basicamente em sair pelas ruas de Guanajuato até chegar ao famosos Callejon del Beso, um atrativo realmente recomendado a turistas de todas as idades graças a um personagem característico chamado Tuno, que entrega sua alegria e bom humor, transportando todos a um mundo de magia e música que faz questão de parar para contemplar a noite em alguns dos marcos mais esplendorosos desta cidade histórica.

Cantando músicas tipicamente populares pelas vielas de Guanajuato
Cantando músicas tipicamente populares pelas vielas de Guanajuato

Pela montagem anterior é possível compreender um pouco mais sobre a satisfação e felicidade envolta neste evento. Todos cantam as músicas mais conhecidas do princípio ao final e se divertem com as dinâmicas de grupo propostas pelos organizadores da Callejoneada. A seguir eu compartilho mais dois vídeos de alguns dos melhores momentos em que cantamos músicas mexicanas antigas e brincamos com os participantes desta folia mexicana


Callejoneadas em Guanajuato


Cantando pelos tradicionais Callejones da cidade de Guanajuato

A seguir você pode conferir também algumas das melhores fotos registradas nesta oportunidade. Sem dúvidas um atrativo cultural que não deve ser deixado de lado pelos turistas brasileiros que visitarem Guanajuato.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *