Quando realizei a Rota dos Cânions com os Adventure Bloggers no começo de dezembro de 2012, o passeio que tinha gerado mais expectativa depois da Trilha do Rio do Boi era o tour pelo topo do Canyon Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral. No Rio do Boi eu acabei mergulhando em piscinas naturais, fazendo trekking no meio da floresta e superando os desafios que o rio ia impondo até chegarmos ao encontro dos paredões dos Cânions. Dessa vez, estávamos prontos para explorar a vista panorâmica explendorosa que é vendida como cartão postal dessa região.

Chegamos na VAN do Coiote Adventure bem próximo do primeiro viewpoint. Atravessamos o ponto de controle tranquilamente, existiam muito poucos turistas fazendo a trilha naquela manha. A partir de então a VAN precisou ficar parada próxima da estrada e começamos a caminhar pela estrada de chão que levava até o ponto de vista panorâmico.

Adentrando mais uma vez o Parque da Serra Geral
Adentrando mais uma vez o Parque da Serra Geral

Você caminha por algumas centenas de metros e se depara com aquele espetáculo de vista – a magnitude do Fortaleza em seu explendor máximo nos mais de 7 kilômetros de extensão dessa gigantesca fenda no cravada na Terra.

Apesar do vento constante da região é possível chegar a lugares irados com uma vista sensacional! Em súmula, neste lugar é possível estar deitado no Rio Grande do Sul contemplando a paisagem de Santa Catarina!

Explendor do Cânion Fortaleza
Explendor da natureza nos arredores do Cânion Fortaleza

O Parque Nacional da Serra Geral é de tirar o fôlego do viajante que vai despreparado! Chegar tão próximos dos desfiladeros e poder contemplar a profundidade e os detalhes do Cânion Fortaleza é uma atividade memóravel que é altamente recomendável a todos os viajantes que buscam paisagens panorâmicas no Rio Grande ou em Santa Catarina. Eu levei uma bronca do Guilherme da Operadora Rota dos Canyons, mas no fim consegui fazer a foto que tanto queria…

Paisagens marcadas para a posteridade no alto do Cânion Fortaleza
Paisagens marcadas para a posteridade no alto do Cânion Fortaleza

Deitado no Rio Grande admirando a vista da pontinha mais sul de Santa Catarina. Ficamos ali por vários minutos apreciando os detalhes, sempre com muitas segurança e chegando próximo apenas dos lugares que o Guilherme ia indicando como realmente seguros. Apesar da fama de ser um local onde venta-se muito, no momento da nossa visitação estava tranquilo e acabamos aproveitando o excelente tempo aberto para fotografar, fazer umas filmagens e apreciar a exuberância da região!

Várias trilhas conectam os pontos de vista mais interessantes
Várias trilhas conectam os pontos de vista mais interessantes

Depois de bons momentos fomos convidados a fazer a chamada Trilha do Tigre Preto. Uma caminhadinha bem fácil, onde cruzamos o rio que forma a Cachoeira do Tigre Preto com bastante cuidado para não escorregar, o objetivo era chegar do outro lado para contemplar a beleza da queda d’água com seus cerca de 200 metros.

Depois de atravessar o riozinho, do outro lado contemplamos uma bela cachoeira
Depois de atravessar o riozinho, do outro lado contemplamos uma bela cachoeira

Seguimos um pouco ainda na mesma trilha que nos trouxe até o outro lado da Cachoeira do Tigre Preto. O objetivo era chegar até o mirante mais próximo da Pedra do Segredo – a caminhada é belíssima, desde que a trilha segue rente á margem dos cânions proporcionando um espetáculo de vista panorâmica!

No fundo do Cânion Fortaleza a trilha de rochas relembra uma experiência!
No fundo do Cânion Fortaleza a trilha de rochas relembra uma experiência!

Passeio legalzinho que é um prato cheio pra quem curte aventuras nas alturas e vistas panorâmicas! Caso queira ver as fotos das montagens em uma resolução maior e várias outras que não foram incluídas, então acesse agora mesmo a galeria de fotos do Cânion Fortaleza!

Adventure Bloggers


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Cara, que coragem! Mal consegui chegar perto da borda, devo ter ficado a mais de um metro e meio dela! Quem diria deitar ali. As fotos estão demais. Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *