A Trilha do Cotovelo no topo do Cânion Itaimbezinho foi a última das atividades de exploração realizadas pelos Adventure Bloggers no Parque Nacional de Aparados da Serra, ainda em terras gaúchas, próximo a Cambará do Sul. Desta vez realizariamos um tour logo pela manhã pelas dependências do parque, visitariamos o centro de atendimento aos turistas e observaríamos lá de cima do cânion a afamada Trilha do Rio do Boi, que já havíamos realizado alguns dias antes no lado catarinense deste explêndido Parque Nacional brasileiro.

O dia amanheceu encoberto por nuvens, mas isso não nos abalou em um primeiro momento, pelo contrário, desde que o calor intenso nessas caminhadas em dias com o céu aberto e o sol estralando acabam sendo bem mais desgastantes fisicamente do que dias nublados. O Guilherme, da Operadora Rota dos Canyons nos acompanhou em todo o trajeto, que requere a presença de um guia devidamente credenciado para ser realizado.

Estava ansioso por chegar ao fim da pequena trilha que faríamos! Eu estava prestes a contemplar o Rio do Boi do topo do Cânion Itaimbezinho e teria uma visão panorâmica da missão que foi dada alguns posts atrás e que foi devidamente cumprida por essa equipe de bloggers aventureiros. Se por um lado eu queria chegar logo até o viewpoint, por outro eu insistia em atrasar todo o grupo para conseguir tirar boas fotos para compartilhar aqui no Boa Viagem das sensações que foram vivenciadas no decorrer da trilha!

Trilha do Cotovelo no Parque Nacional de Aparados da Serra
Trilha do Cotovelo no Parque Nacional de Aparados da Serra

O primeiro ponto de parada brindou-nos com uma bela vista de praticamente toda a extensão do Rio do Boi, os paredões com o pequeno trieiro de pedras no fundo impressionou a todos nós! Foi muito compensador olhar para baixo e ver aquele pequeno risco de pedras que foi tão desafiador em um primeiro momento e que agora se revelava como um pequeno detalhe no explendor da paisagem.

No topo do Cânion Itaimbezinho, em Aparados da Serra
No topo do Cânion Itaimbezinho, em Aparados da Serra

Tomamos o tempo necessário para contemplar os detalhes que a natureza esculpiu nos paredões do Itaimbezinho e seguimos adiante, o tempo urgia e os 6 kilômetros de ida e volta da Trilha do Cotovelo eram a missão do dia que deveria ser devidamente vencida e documentada!

Seguimos a caminhada pelas belas trilhas até ao centro de atendimento aos turistas que visitam o Parque Nacional de Aparados da Serra para contemplar a belíssima vista das montagens desta matéria. O segundo viewpoint estava em nosso trajeto, mas antes foi preciso contemplar a beleza do caminho que ligava o centro de atendimento até o mirante que estávamos prestes a contemplar. Um caminho de um ar tão puro que os indicadores naturais nos caules das árvores chegavam a brilhar um rosa intenso, indicando a qualidade do ar ao qual estavam expostos nossos pulmões (quanto mais rosa mais puro!)


Maquete dos cânions, posto de informações, belas trilhas e indicadores naturais

As trilhas que ligam os mirantes são muito tranquilas, de fácil acesso para a maioria dos turistas que visitam este Parque Nacional – muitas delas são completamente planas, cravadas no meio da mata de araucárias, bromélias e ipês, área devidamente cuidada e preservada pelo IBAMA.

Um caminho repleto de lindos pássaros, com os cheiros de uma mata virgem, totalmente tomada por vida por todos os lados que conseguíamos avistar! Inclusive era preciso ter cautela para não ser surpreendido por um tatu cortando a trilha em busca de um novo abrigo no meio da mata!

Tatus, pássaros e belas trilhas em Aparados da Serra
Tatus, pássaros e belas trilhas em Aparados da Serra

Este é um passeio que recomendo bastante para aventureiros de qualquer idade que estão em busca de contato com a natureza constrastando com as imponentes paisagens dos Cânions que separam os dois últimos estados ao sul do Brasil. Esta é a última matéria dessa série que foi batizada por Rota dos Canyons – a saudade já está gritando dentro do coração do viajante aqui, quem sabe em breve não estaremos de volta! Veja as fotos usadas nas montagens dessa matéria em uma resolução maior na galeria de fotos sobre o Cânion Itaimbezinho no Parque Nacional de Aparados da Serra

Adventure Bloggers


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado
  1. A trilha para o Canyon Itaimbezinho é tranquila? Dá pra fazê-la sem um guia? Sou acostumado a fazer trekking e pelo que lia ela é bem demarcada. Grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *