Cartagena das Índias! 25 horas depois de uma cansativa e inusitada viagem de ônibus, cheguei a Cartagena a tempo de ver os fogos da virada do ano de 2008/2009. Quando chega-se a Cartagena de ônibus, você não acredita muito que seja uma cidade estruturada e bonita. A entrada da cidade, bem como toda a rota feita desde Barranquilla, não é lá muito caribenha. As ruas são sujas, o trânsito é caótico, as pessoas se chigam ao volante, muitas buzinas são soadas ao mesmo tempo e há vendedores ambulantes em tudo quanto é lugar, vendendo de tudo, desde comida, passando por bebida e chegando a souvenirs inusitados. Mas não importava mais nada, havia chegado a CARTAGENA! Na foto abaixo, detalhe para a placa que indicava 127 km para nossa chegada e abaixo um exemplo desses vendedores ambulantes que povoam as carreteras colombianas.

Chegando em Cartagena de ônibusChegando a Cartagena com muitos ambulantes ao nosso redor

Realmente para mim não incomodava neim um pouco a quantidade de ambulantes. Finalmente tinha superado uma das primeiras barreiras ( e talvés uma das mais desafiadoras ) desta viagem. Eu tinha chegado a Cartagena de Índias, de mochilão nas costas, na véspera do ano novo, dia 30/12/2008, e isso mesmo depois de tantas horas de viagem, impulsionava-me com muita sede rumo a descoberta desta fascinante cidade.

Chegada a Cartagena, 25 horas depois...

Chegada a Cartagena, 25 horas depois…

Cartagena tem sua periferia assim como toda cidade latino americana e isso realmente assusta ao chegar na cidade. Você se pergunta se será que chegou ao lugar certo várias vezes, até adentrar a cidade. Cartagena é um dos maiores portos colombianos no mar do Caribe e capital do departamento de Bolívar. Além de possuir mais de 1.000.000 de habitantes, Cartagena sofreu modificações que surtiram ótimo efeito turístico durante os séculos XVII e XVIII. A cidade foi fortificada devido aos ataques piratas e de exércitos e ganhou um muro ao seu redor para preservar as qualidades e tradições daquela região. Abaixo confira alguns exemplos da qualidade da arquitetura colombiana que foi preservada na cidade murada de Cartagena:

Arquitetura Colombiana na cidade murada de Cartagena

Arquitetura Colombiana na cidade murada de Cartagena

Valeu a pena construir o muro! A cidade murada é belíssima, te leva a um outro século dentro das ruas colombianas. Ainda muito preservadas, as casas, construções, lojas e monumentos fazem revivero ar do século passado na euforia técnologica do século XXI. As construções são belíssimas e dedicarei um post exclusivo para este tema. Só que assim como relatei acima, neim só de belezas se é feita uma cidade. Abaixo confira imagens de ruas típicas da cidade “não murada” de Cartagena.

Cidade não murada em Cartagena

Cidade não murada em Cartagena

Ou seja, o que foi murado, permaneceu bonito, turístico, fenomenal até, arriscaria eu a dizer, mas o que ficou em contato com o dia a dia, ficou como na foto acima. Caos colombiano! Muita gente em ruas apertadas que se cruzam com avenidas largas com loucos buzinadores ao volante. Típica cidade latino americana. Para aqueles que duvidam sobre a existência do muro em volta da cidade, eu fiz questão de registrar uma foto bem da entrada:

Entrada da cidade murada em Cartagena das Índias

Entrada da cidade murada em Cartagena das Índias

Cartagena é colorida! São tantas razões para conhecer e visitar Cartagena, que as autoridades turísticas colombianas decidiram classificá-las por cores para facilitar aos viajantes um percurso completo por todos os seus atrativos. Cartagena é café, azul, verde, rósea, violeta, laranja, branca, amarela e vermelha. Resumindo tudo, podemos criar uma lista de cores/sítios turísticos a serem visitados em Cartagena. Vamos lá:

  • Café por seu centro histórico, suas muralhas e seus fortes;
  • Azul pelo céu brilhante e pela maravilhosa costa marítima que banha Cartagena;
  • Verde pelas reservas ecológicas dos arredores e o esplendor das ilhas do Rosário e de Barú;
  • Rósea pelos múltiplos eventos desenvolvidos durante o ano todo;
  • Violeta porque é um destino ideal para fazer compras na Colômbia;
  • Laranja de sua saborosa gastronomia ;
  • Branca e negra pela alegria que brota de noite em seus lugares de festas, em suas 16 praças, nas muralhas ou no interior das “chivas” turísticas que percorrem as ruas cartageneras.
  • Amarela pelo Centro de Convenções e a ampla infra-estrutura hoteleira;
  • Vermelha pela paixão que brota dos apaixonados que eternizam seu vínculo nas igrejas e além das suas muralhas ou que escolhem Cartagena para provar e comprovar do seu mútuo amor.

Em suma, Cartagena é uma cidade multicolorida, de um povo companheiro, de rumbias e festas em todos os dias, de praias negras e brancas, e também do Galeon Bucanero e dos navios piratas que ficam permanentemente ancorados no porto cartagenero.

Barcos piratas ancorados em Cartagena

Barcos piratas ancorados em Cartagena

Cartagena de cores! De sabores, de momentos inesquecíveis, que me brindou com belezas únicas em uma viagem totalmente inusitada. Cartagena de monumentos e de belezas naturais indescritíveis.

Los Pegasus por Hector Lombana

Los Pegasus por Hector Lombana

Índice desta viagem:

Panamá

Colômbia

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *