Depois de realizarmos a Trilha do Poço Preto, no Parque Nacional do Iguaçu e posteriormente a isso, almoçarmos no Restaurante Porto Canoas, que fica localizado exatamente em um elevado acima das Cataratas, partimos para um dos passeios mais aguardados deste 2º BlogTurFoz – o circuito básico das Cataratas do Iguaçu.

Visitar uma atração que é considerada Maravilha do Mundo é algo que perfaz a missão de documentar em textos e fotos algo realmente muito complicado – isso pois é praticamente impossível descrever os sentimentos e experiências obtidas por um visitante do Parque Nacional do Iguaçu. É realmente sensacional poder apreciar as quedas d’água que existem no decorrer deste passeio.

As Cataratas do Rio Iguaçu - Paraná - Brasil
As Cataratas do Rio Iguaçu – Paraná – Brasil

O passeio começa a partir do momento que os turistas entram no parque e embarcam no ônibus turístico, com visão panorâmica externa, e são levados até ao ponto inicial da trilha construída para a apreciação das quedas d’água.

Logo no ponto inicial, os visitantes do Parque têm a oportunidade de avistar o Hotel das Cataratas, único hotel localizado dentro do Parque Nacional. Logo na chegada já podem ser avistadas as diversas cachoeiras que complementam a paisagem tipicamente panorâmica.

Esta trilha que perfaz o trajeto até a Garganta do Diabo, consiste em uma caminhada de 12 kilômetros por uma passarela ao longo do rio até o ponto mais baixo e de maior quantidade de vazão de água nas quedas. É legal apreciar a flora nativa e principalmente interagir com a fauna local! São centenas de espécies de bichos! Entre eles consegui registrar diversas borboletas multicoloridas e lagartos.

Lindas borboletas e alguns lagartos pelo Parque
Lindas borboletas e alguns lagartos pelo Parque

E a felicidade impregnou os rostos e semblantes dos blogueiros que fizeram parte desta edição do BlogTurFoz. A todos os momentos as expressões de alegria estavam aparentes!

Conhecer o Parque Nacional do Iguaçu e ter a oportunidade de explorar um dos mais fantásticos destinos turísticos do Brasil pode parecer algo tranquilo, sem muita adrenalina e indicado para a terceira idade; mas pelo contrário: conhecer as Cataratas deveria ser algo fundamental para a vida de todo cidadão brasileiro – além de marcar a divisa de nosso país com a Argentina, essas quedas transmitem sensações diversificadas aos seus visitantes: emoção, paz de espírito, felicidade e diversão, sempre proporcionando um refrigério na alma de quem opta por não utilizar uma capa de chuva, aliás, refrescar-se por essas águas é algo que recomendamos ao extremo!

Felicidade evidente por visitar as Cataratas do Iguaçu
Felicidade evidente por visitar as Cataratas do Iguaçu

São mais de 270 quedas que podem ser apreciadas no decorrer do percurso. E para aqueles que persistem na dúvida entre visitar ou não os dois lados do parque, aqui vai nossa recomendação: vale a pena conhecer os dois lados SIM! São duas experiências verdadeiramente distintas. Enquanto Parque Brasileiro é panorâmico, o Argentino é interativo! Do nosso lado elas são apreciadas com uma facilidade incrível, já na Argentina você pode literalmente caminhar sob as águas, em plataformas metálicas que foram construídas em toda a extensão do Parque, mas isso já é assunto de um post futuro dedicado exclusivamente ao lado hermano desta maravilha da natureza.

Algumas das fantásticas quedas d’agua das Cataratas do Iguaçu
Algumas das fantásticas quedas d’agua das Cataratas do Iguaçu

E quanto mais se aproximar da Garganta do Diabo, maior será a probabilidade de se refrescar nos jatos d’água das próprias quedas. Chegou um ponto que foi melhor guardar a DSLR e pegar a câmera compacta a prova d’água. Vale lembrar que não saímos totalmente encharcados, mas fica a recomendação de levar uma proteção para as câmeras, quando essas não forem próprias para ambientes muito úmidos!

Blogueiros nas Cataratas do Iguaçu
Blogueiros nas Cataratas do Iguaçu

A cereja do bolo neste passeio é o grande precipício com mais de 90 metros de altura onde encontra-se a maior vazão do Rio Iguaçu, a famosa Garganta do Diabo. Existe uma plataforma para os turistas que desejarem sentir o refrigério das águas que caem com violência por esta altura ( que corresponde a um prédio de no mínimo 30 andares ). Desde este lugar é possível pegar um elevador que lhe levará até o nível do rio antes da grande queda, e assim você poderá ter a visão da primeira foto desta matéria.

Uma área de mais de 250 mil hectares de floresta subtropical virgem, considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Um parque BINACIONAL que reune espécies de fauna e flora únicos no mundo. Mais de 275 quedas de água em um circuito turístico panorâmico de tirar o fôlego! Assim são as Cataratas do Iguaçu, não são comparáveis às suas concorrentes: Niágara (Canadá e EUA) e Vitória (África – Zâmbia e Zimbabwe). Iguaçu é ampla, se alarga por vários kilômetros e dá condições de que nós, meros visitantes, possamos nos encantar com tamanha beleza, moldada pelas mãos do Criador.

Vista aérea panorâmica do Parque Nacional do Iguaçu
Vista aérea panorâmica do Parque Nacional do Iguaçu

 

BlogTurFoz

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros – Alexandra Aranovich (Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

 Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores – MolecoPulp EdiçõesZupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *