Hoje começo a relatar uma das experiências mais benéficas que já poderia ter realizado em uma viagem internacional. Digo hoje pois essa matéria é um combo! Isso mesmo! Ela vai vir dividida em duas publicações, exatamente relatando os dois dias que foram necessários para tirar a minha certificação de mergulhador PADI – level 2 – Autonomous Diver Standard, ou também chamada de Open Water Diver.

Foram dois dias de investimento em Honolulu, alguns dólares e obtive o certificado que vai me permitir, pelo resto da minha humilde vida, a poder mergulhar além dos 10 metros de profundidade e sem o auxílio de um guia pregado às minhas costas, assim como é realizada a imersão chamada batismo, o primeiro nível do mergulho com cilindro, ou scuba-dive.

Decidi investir nessa certificação justamente na viagem ao Havaí pois essa ilha possui simplesmente os melhores preços do planeta para quem deseja levar a coisa adiante! Para se ter uma boa idéia, o custo costuma girar entre U$ 300 e 400, o que acaba sendo um dos lugares mais econômicos para quem deseja tirar certificações de mergulho! Só encontrei valores assim na Ásia, e podem acreditar que no Brasil (e outros países da América Latina) o preço pode até triplicar (!!!!!) pasmem, eu fiz orçamentos para certificar-me em Noronha e quase caí duro de costas com os valores que me ofertaram.

Decisão tomada, fui para a internet em busca de uma agência. Eu queria já deixar tudo pronto e investir meus dois primeiros dias completos em Oahu para tirar o certificado e poder desfrutar de outros lugares propícios para o mergulho nas outras ilhas que visitaria. Depois de muito pesquisar, de trocar email com várias agências e negociar bastante, encontrei a galera da Ocean Legends, que compreendeu a minha necessidade e me apoiou na idéia desde o primeiro contato. Eu buscava também uma agência que fosse parceira a ponto de compreender que o blogueiro aqui deveria relatar a experiência de forma verídica nesse diário de bordo e que para isso eu acabaria referenciando a empresa, e poucos diveshops compreenderam a minha necessidade, eu precisava eternizar essa experiência aqui no Blog Boa Viagem e tinha que ser alguém que fosse bom no que faz! Essa NÃO foi uma experiência patrocinada pela Ocean Legends, no entanto eles foram parceiros e concordaram com a minha proposta me concedendo um leve desconto para que eu pudesse avaliar os serviços deles; o que de fato não interfere no relato, desde que as minhas impressões e a experiência como um todo foram realmente ESPETACULARES!

Parceria estruturada, eu estava pronto para cair na água, só que tudo estava apenas começando! Antes da parte divertida vem a responsabilidade – eu teria que realizar o e-learning antes de desembarcar em Honolulu! A certificação PADI cumpre com padrões de qualidade ISO 24801-2, e acreditem prezados leitores, tudo é muito organizado! A parte teorica é feita toda via internet! São seis níveis que você vai avançando, fazendo vários quizes entre os capítulos para comprovar o seu aprendizado e no final de cada nível tem uma provinha, tudo online e em inglês, então não era bom relaxar no estudo! Fiz tudo de ponta a ponta sem colar e aprendi MUITO sobre o que eu já fazia em baixo d’água sem entender muito bem! Noções de flutuação, compensação, equipamentos e uma infinidade de informações que realmente fizeram a diferença na hora do mergulho!

Desembarquei no Havaí e obtive excelentes impressões logo em meu primeiro dia na ilha de Oahu. A Lis, da Ocean Legends, combinou de me buscar no meu segundo dia pela manhã para que fossemos até a agência para iniciar o primeiro dia da minha certificação! Eu estava realmente MUITO excitado para ir logo pra água, mais ainda não era a hora! Chegando lá as minhas primeiras impressões não poderiam ser melhores!

Ocean Legends em Honolulu - Havaí
Ocean Legends em Honolulu – Havaí

Tanques de mergulho, BCDs (coletes infláveis), nadadeiras de várias marcas e modelos, vários wet-suits e simplesmente TODOS os certificados da PADI pindurados na parede! Eu conclui que realmente não poderia estar no lugar mais indicado para me certificar!

Me ambientei rapidinho ao lugar e logo fui apresentado à Mary Christensen, a mulher que seria a responsável por me certificar e que me acompanharia durante esses dois dias, orientando nas dúvidas, ensinando os pontos básicos e realizando as avaliações que me transformariam em um mergulhador certificado OPEN WATER.

BCDs, wetsuits, e a Mary preparando os nossos tanques de ar comprimido
BCDs, wetsuits, e a Mary preparando os nossos tanques de ar comprimido

Foi necessário fazer uma provinha de múltipla escolha logo na minha chegada! Eu precisava comprovar que realmente havia feito direitinho a tarefa de casa e estava apto para avançar pro próximo passo! Foi bem simples, com as perguntas mais básicas sobre o e-learning e consequentemente consegui pontuação máxima, pois realmente esse era um assunto que me interessava bastante!

A Ocean Legends tem uma agenda bem apertada! Quem já é mergulhador certificado pode até conseguir uma saída de última hora para mergulhar a preços bem interessantes, mas para o certificado é necessário agendamento prévio. Fiquei só na vontade de fazer mais alguns mergulhos com essa galera! Além disso, o proprietário da Ocean Legends, Darren Fox é simplesmente um dos caras com a maior quantidade de certificados que já vi em toda minha vida. Ele tem simplesmente TODOS, inclusive o rebreather, uma das certificações mais difíceis que existem até então, na qual o mergulhador aprende técnicas e possui equipamentos que permitem que ele respire novamente o mesmo ar expelido pelos pulmões enquanto submergido!

Whiteboard e as certificações de Darren Fox
Whiteboard e as certificações de Darren Fox

Feitas as formalidades, conferimos nossos esquipamentos, carregamos uma van com os cilindros, coletes, reguladores e partimos para a piscina! A primeira etapa na qual o certificando tem contato com a água é em recinto fechado, justamente para avaliar as habilidades de cada um e conhecer melhor o equipamento. São realizados vários testes, é necessário fazer breves mergulhos, se manter boiando no fundo da piscina e boa parte das noções básicas que aprendidas no e-learning são postas a prova na prática dentro da piscina.

Noções básicas sobre o mergulho e equipamentos em recinto fechado antes de ir pro oceano!
Noções básicas sobre o mergulho e equipamentos em recinto fechado antes de ir pro oceano!

Já passava das duas da tarde quando finalizamos os testes e a etapa da piscina! Carregamos novamente a van com os equipamentos e partimos para a costa oeste de Oahu! A paisagem dessa ilha é simplesmente sensacional! Montanhas cobertas por nuvens, lindas áreas verdes, casinhas simples sempre sem muros convidativas para uma vida de paz e tranquilidade! Depois de atravessarmos um tunel gigante avistamos um morro gigante, com um cais bem em frente, seria onde mergulharíamos no oceano pela primeira vez no Havaí!

O astral sempre altíssimo da Mary foram diferenciais para a realização dessa experiência! Ela é uma mulher HIPER alto astral, com vários anos de mergulho em vários países ao redor do planeta! Ela deixou todo mundo a vontade para tirar dúvidas, repetir os exercícios e nos deixar confiantes para irmos pro oceano!

Primeiro mergulho no oceano de Oahu, no Havaí
Primeiro mergulho no oceano que banha Oahu, no Havaí

O mergulho não foi muito profundo, sequer passou dos 6 metros! Saímos direto da praia e ficamos no máximo uns 30 minutos submergidos, justamente para testar as nossas habilidades, praticar exercícios que fazem parte da certificação (como limpar a máscara, tirar e colocar o colete e afins). Foi um primeiro contato espetacular com o oceano, todos do grupo desenvolveram as tarefas com muita facilidade e finalmente o primeiro dia chegava ao final. Carregamos novamente a van super felizes com o progresso e voltamos para Honolulu! Depois de descarregar tudo na Ocean Legends a Mary me deixou em Waikiki já combinando a hora de saída no próximo dia pela manhã para o segundo dia da certificação, no qual iríamos mais profundo em mergulharíamos a bordo de um barco! Na próxima matéria vocês vão saber como foi o segundo dia de mergulho, o que fizemos, o que vimos e quais foram as minhas impressões finais sobre essa experiência!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *