Você gosta de cervejas artesanais? Nós simplesmente AMAMOS! Nos hospedamos no Hotel Internacional de Gravatal e degustamos algumas das melhores cervejas artesanais de Santa Catarina!

Já pensou em realizar uma viagem na qual é possível explorar as maravilhas naturais de um dos estados mais bonitos do sul do nosso país e ainda conseguir aproveitar o tempo extra entre as principais atividades para degustar cervejas especiais produzidas artesanalmente?! Então acredito que a sua melhor alternativa de viagem pode estar relacionada aos destinos presentes na Rota da Baleia Franca, no sul de Santa Catarina.

Cervejas artesanais de Santa Catarina

Recentemente realizamos uma viagem para conhecer Laguna, Garopaba e Imbituba, cidades âncora na Rota da Baleia Franca, localizadas próximas a Florianópolis, no litoral sul de Santa Catarina. Além de conhecer os principais atrativos neste novo roteiro de turismo ecológico, aproveitamos para conhecer vários rótulos de cervejas artesanais que devem ser incluídos imediatamente em sua lista de objetivos cervejeiros!

Cervejas artesanais de Santa Catarina
Degustando cervejas artesanais no Hotel Internacional de Gravatal sul de Santa Catarina

Logo após a nossa chegada a Santa Catarina, fomos diretamente para a cidade de Gravatal, lugar onde ficamos hospedados em nossa primeira noite na região. Conseguimos conhecer as belíssimas dependências do Hotel Internacional de Gravatal, verdadeiro manancial hidrotermal localizado entre a serra e o mar catarinense.

Este é um hotel abastecido com as renomadas águas termais de Gravatal, reconhecidas internacionalmente como a segunda melhor fonte de água termomineral presente na face da terra, ficando atrás apenas das termas francesas do complexo de Aux-Les-Thermes.

O Hotel Internacional de Gravatal e suas águas termais

Hotel Internacional de Gravatal: Região de águas quentes, termas de Gravatal possui hotel de altíssimo nível
Hotel Internacional de Gravatal, região de águas quentes, termas de Gravatal possui hotel de altíssimo nível

É neste hotel que está localizado o maior parque hidrotermal da região sul do Brasil, o Acquativo, centro de lazer inteiramente abastecido com águas termais e preparado para oferecer diversão e relaxamento de altíssimo nível a seus visitantes. Todos os hóspedes do Hotel Internacional possuem acesso irrestrito às dependências do clube, o que permite ao hóspede, adquirir pontos valiosos em sua viagem de imersão ao sul catarinense.

Em nossa noite no Hotel Internacional de Gravatal, fomos convidados a participar de uma degustação de cervejas artesanais produzidas na região, evento que foi um dos pontos altos da nossa primeira noite em Santa Catarina!

Algumas das melhores cervejarias artesanais do Brasil

Cervejas artesanais de Santa CatarinaCervejas artesanais Amante e Cambirela, produzidas no sul catarinense

Estão muito bem servidos tanto os visitantes deste estado quanto todos os moradores desta região quando o assunto é cerveja artesanal. Existem dezenas de rótulos e variedades com diferentes tons, sabores, texturas e odores, o que dificulta a decisão em torno do questionamento sobre qual “a melhor cerveja” de Santa Catarina. Você vai querer experimentar vários tipos, vai conseguir elevar seu nível de conhecimento em cervejas e vai querer comprar várias garrafas para levar contigo na viagem de volta.

Nesta noite de degustações conhecemos a cervejaria Amante, feita com pura água mineral da serra, produzida com 100% de cevada em Santa Catarina e criada por Rafael Amante. Também tivemos tremenda satisfação em descobrir as notas de sabores da Cervejaria Cambirela, de Tubarão, cidade vizinha a Gravatal, representada por seu proprietário, Maurício Prätzel Ellwanger.

Cervejas Amante e Cambirela no Hotel Internacional de Gravatal

Cervejas Amante e Cambirela
Cervejas Amante e Cambirela

Foi de dar gosto e trazer sopros de inspiração a todos que estavam presentes nesta primeira noite em que descobrimos várias pérolas em constante fabricação no sul do país. Experimentamos cada uma das várias qualidades de cervejas que Maurício e Rafael ofertaram naquela noite. Começamos nossa rodada de degustações reconhecendo os sabores da Amante em suas quatro versões (Loira, Ruiva, Polaca e Viena).

A clássica Amante Pilsen é uma cerveja clara, leve e muito equilibrada. Límpida e de espuma persistente, seu corpo moderado enaltece sua coloração dourada. A Amante Pilsen combina ainda com queijos leves, carnes brancas e frutos do mar, trazendo uma experiência ímpar a quem experimenta.

Cervejaria Amante e seus rótulos premiados
Cervejaria Amante e seus rótulos premiados

Já a Amante Ruiva, foi uma das minhas favoritas. Ela já foi a ganhadora de duas medalhas de ouro na Copa Cervezas de América, é uma Red Ale que de fato conseguiu me surpreender. Combina perfeitamente com carnes assadas, crustáceos e até um doce pudim. A Amante Weiss é uma cerveja de trigo com receita alemã, conhecida por sua textura cremosa e sabor com notas leves de banana e cravo. Ela harmoniza bem com pratos leves como saladas, frutos do mar, carnes brancas ou pratos mais complexos como pato ou vitela.

A Amante Viena possui coloração âmbar e tons de bronze, é uma cerveja ligeiramente aveludada, com notas de malte e caramelo. Mostrou-se perfeita para harmonizar com carnes grelhadas, molhos, frango, peixes, pizzas e queijos, assim como os sabores cítricos de frutas e saladas. Não demoramos para começar também a degustação das cervejas de Tubarão, a Cambirela

Cervejas Amante e Cambirela
Rótulos coloridos e sabores cítricos com a cerveja Cambirela

Com nomes bem irreverentes e rótulos de um colorido atraente, as cervejas da Cambirela estavam presentes em três qualidades: a primeira a ser degustada foi a Taureau, uma Belgian Blond Ale, cerveja dourada com aroma frutado e toques de lúpulos nobres.

Gostamos também da Tubá-nharô, uma Session Ipa que traz um tubarão de cocar em seu rótulo. Ela é mais recomendada para os amantes de cervejas que curtem sentir o sabor do lúpulo marcante, contudo ela tem um sabor bem dominado por frutas tropicais e um leve amargor final bem marcante.

Conhecemos inclusive a Kapi’wara, uma Witbier de mandioca, trazendo uma fórmula inovadora que consegue representar bem um dos ingredientes mais brasileiros presentes nessa série de degustações.

Sebrae e Casa Verde apresentando a Rota da Baleia Franca

Hotel Internacional de Gravatal: Sebrae e Casa Verde apresentando a Rota da Baleia Franca
Sebrae e Casa Verde apresentando a Rota da Baleia Franca

Após nossa rodada de degustação de cervejas artesanais, realizamos uma reunião de apresentação da Rota da Baleia Franca, bastante animada e bem produtiva onde estiveram presentes diversas personalidades regionais, tais como alguns representantes da prefeitura de Gravatal (entre eles o secretario de turismo), gestores do Hotel Internacional de Gravatal, agência de turismo Casa Verde e o SEBRAE de Santa Catarina.

Nesta reunião fomos introduzidos às maravilhas que estaríamos conhecendo no decorrer dos próximos dias. Foram momentos de exploração das atividades turísticas, gastronômicas, reconhecimento de soluções em hotelaria e aprendizado dos costumes regionais. Todas as experiências que foram adquiridas nesta viagem serão documentadas nas páginas do Blog Boa Viagem nos próximos dias, acompanhe de perto para não perder nenhum capítulo hein 😉 Até a próxima matéria!

Esta viagem foi realizada por Luiz Jr. Fernandes a convite do SEBRAE/SC.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *