Vale muito a pena fazer o city tour em Cusco, que dura cerca de 5 horas, e pode ser realizado na parte da manhã ou da tarde. Existem milhares de agências e agenciadores por todas as ruas do centro de Cusco que podem te conseguir o mesmo tour.

City Tour em Cusco

Chega a ser um monopólio, pois vários agenciadores trabalham independetes pelas ruas e te oferecem o mesmo city tour por um custo que varia entre 15 e 25 soles. Eu pague 15 soles, fiz o city tour, e posteriormente visitei quase todos os outros destinos que me foram garantidos ao adquirir o boleto turísitco de Cusco. Anteriormente eu já até mencionei algo sobre esse boleto por aqui, mas agora vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema.

Pois bem, Cusco é uma cidade tomada por museus, monumentos, sítios arqueológicos impressionantes e muito mais. Justamente tentando facilitar a vida do turista por ali, o Instituto Nacional de Cultura e a Prefeitura de Cusco criaram o boleto, que custa 130,00 soles (leve carteirinha de estudante e pague meia) e dá direito a visitação individual de 16 lugares na cidade e em seus arredores. Ao partir para o city tour eu fui informado da necessidade desse boleto e também acabei descobrindo que poderia adquiri-lo em qualquer um daqueles 16 lugares que eu fosse visitar primeiro.

Boleto Turístico de Cusco - Peru
Boleto Turístico de Cusco – Peru

O primeiro lugar que visitei no city tour foi o Convento de Santo Domingo del Cusco – Qorikancha e ali descobri que exclusivamente para adentrar aquele local eu também deveria pagar uma taxa adicional de 10 soles, mais que isso iria ocorrer exclusivamente para o Qorikancha e que nos outros lugares seria sim tudo já por conta exclusiva do tal boleto turístico.

Lugares para visitar no city tour em Cusco

Os lugares que eu poderia visitar apenas com a apresentação do boleto eram os seguintes:

  • Os Moray
  • Centro Qosqo de Arte Nativo
  • Monumento a Pachacuteq
  • Museo de Arte Popular
  • Museo Historico Regional
  • Museo Municipal de Arte Contemporaneo
  • Museo de Sitio del Qoricancha
  • Pikillacta
  • Tipón
  • Saqsayhuaman
  • Q’enqo
  • Pukapukara
  • Tambomachay
  • Chinchero
  • Pisac
  • Ollantaytambo

O boleto é realmente interessante para aqueles que vão ficar ao menos 4 dias na cidade de Cusco e região, pois aí sim, haveria tempo suficiente para conhecer absolutamente todas os locais que o boleto permite o acesso. Eu visitei praticamente todos, ficando alguns para a volta a Cusco! Com certeza fui nos principais e fiz valer os meus 130 soles.O boleto tem validade de 10 dias a partir da data de expedição. Se você tem mais alguma dúvida sobre o boleto e como adquiri-lo, consulte a página da COSITUC, responsável pela emissão do boleto em www.cosituc.gob.pe.

Sitio de Qoricancha - Vista Externa
Sitio de Qoricancha – Vista Externa

Infelizmente eu não tenho fotos de todos os lugares do City Tour, isso pois bem no momento em que adentramos o primeiro lugar – Sitio de Qoricancha, minha câmera acabou a bateria. Sendo assim, recomendo muito que façam o city tour, pois fica mais fácil de visitar os principais lugares nos arredores de Cusco e obter informações frescas do seu guia. O que impressiona em Qoricancha é a prévia das construções! Imponentes, no estilo Inca Imperial, as pedras foram literalmente fatiadas ao serem posicionadas, lado a lado, sem argamassa, cimento ou qualquer tipo de material de rejunte. Este foi um dos mais venerados e respeitados templos da cidade de Cusco. Era conhecido como o “El recinto de oro” e ali ficam o que eram alguns dos principais lugares de adoração da época Inca.

Visão Geral de Qoricancha
Visão Geral de Qoricancha

A perfeição simétrica das construções em Inca Imperial surpreendem e literalmente impressionam aos desavisados. Visitar Qoricancha é ter uma breve prévia do que vem pela frente, se você ainda vai visitar Machu Picchu ou o Vale Sagrado, pode ter certeza que vai se impressionar com o que virá pela frente. As paredes são espessas, de pedras gigantescas, cortadas simetricamente com uma perfeição inexplicável para a realidade da época em que foi construido.

city tour em Cusco: Paredes de Qoricancha
Paredes de Qoricancha

O Qoricancha, ou ainda Koricancha, foi um dos lugares mais importantes na Cusco Imperial. Espaço religioso que inclui tempos dos quais podemos citar o Recinto do Arco Iris, Templo do Sol, Templo da Lua, Truen, Rayo e muitos outros lugares incríveis. Existe uma grande simetria nas construções Incas de Qoricancha. Veja a imagem abaixo, no qual vocês poderão observar acima da cabeça da guia um exemplo da simetria. O buraco na parede tem a mesmas dimensões das janelas laterais, tão simétricas a ponto de estarem construídas exatamente na mesma simetria, com uma perfeição tremenda.

 

city tour em Cusco: Simetria nas paredes de Qoricancha
Simetria nas paredes de Qoricancha

O city tour ruma para o próximo destino depois de Qoricancha, chamado Sacsayhuaman. Infelizmente não tenho fotos do lugar, fiz algumas com as pessoas que faziam o city tour junto comigo, que prometeram envia-las, mas até o presente momento não recebi nada. De lá vai até Puka Pukara, Tambomachay, Q’enqo e uma feirinha de artesanatos peruanos.

Concluindo

Pela quantidade de lugares que são visitados, e por conta das explicações obtidas do guia, creio que é um passeio econômico e fundamental para aqueles que visitam Cusco. As distancias percorridas são muito grandes e as paisagens vistas nos últimos sítios mencionados acima são literalmente impressionantes e imperdíveis. E você? Já foi a Cusco? Fez o city tour? Engrosse o caldo sobre essa discussão e diga aí pra gente na caixa de comentários como foi a sua experiência!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Oii,eu irei fazer uma viagem ao Peru agora em janeiro de 2016 e gostaria de saber como estava o tempo quando você foi em Cusco.Chovia muito?Fazia frio?

    1. Olá Izabela, tudo joia?! Obrigado pela visita e por seu comentário! Acredito que não vá fazer tanto frio assim, é bom levar um casaco por conta das altitudes, porém pode ficar tranquila com relação ao clima, Machu Picchu possui um ambiente onde o clima é algo realmente impressionante. Abraço e boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.