Ao visitar Cusco vale muito a pena fazer o city tour, que dura cerca de 5 horas, e pode ser realizado na parte da manhã ou da tarde. Existem milhares de agências e agenciadores por todas as ruas do centro de Cusco que podem te conseguir o mesmo tour.

Chega a ser um monopólio, pois vários agenciadores trabalham independetes pelas ruas e te oferecem o mesmo city tour por um custo que varia entre 15 e 25 soles. Eu pague 15 soles, fiz o city tour, e posteriormente visitei quase todos os outros destinos que me foram garantidos ao adquirir o boleto turísitco de Cusco. Anteriormente eu já até mencionei algo sobre esse boleto por aqui, mas agora vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema.

Pois bem, Cusco é uma cidade tomada por museus, monumentos, sítios arqueológicos impressionantes e muito mais. Justamente tentanto facilitar a vida do turista por ali, o Instituto Nacional de Cultura e a Prefeitura de Cusco criaram o boleto, que custa 130,00 soles (leve carteirinha de estudante e pague meia) e dá direito a visitação individual de 16 lugares na cidade e em seus arredores. Ao partir para o city tour eu fui informado da necessidade desse boleto e também acabei descobrindo que poderia adquiri-lo em qualquer um daqueles 16 lugares que eu fosse visitar primeiro.

Boleto Turístico de Cusco - Peru
Boleto Turístico de Cusco – Peru

O primeiro lugar que visitei no city tour foi o Convento de Santo Domingo del Cusco – Qorikancha e ali descobri que exclusivamente para adentrar aquele local eu também deveria pagar uma taxa adicional de 10 soles, mais que isso iria ocorrer exclusivamente para o Qorikancha e que nos outros lugares seria sim tudo já por conta exclusiva do tal boleto turístico. Os lugares que eu poderia visitar apenas com a apresentação do boleto eram os seguintes:

  • Os Moray
  • Centro Qosqo de Arte Nativo
  • Monumento a Pachacuteq
  • Museo de Arte Popular
  • Museo Historico Regional
  • Museo Municipal de Arte Contemporaneo
  • Museo de Sitio del Qoricancha
  • Pikillacta
  • Tipón
  • Saqsayhuaman
  • Q’enqo
  • Pukapukara
  • Tambomachay
  • Chinchero
  • Pisac
  • Ollantaytambo

O boleto é realmente interessante para aqueles que vão ficar ao menos 4 dias na cidade de Cusco e região, pois aí sim, haveria tempo suficiente para conhecer absolutamente todas os locais que o boleto permite o acesso. Eu visitei praticamente todos, ficando alguns para a volta a Cusco! Com certeza fui nos principais e fiz valer os meus 130 soles.O boleto tem validade de 10 dias a partir da data de expedição. Se você tem mais alguma dúvida sobre o boleto e como adquiri-lo, consulte a página da COSITUC, responsável pela emissão do boleto em www.cosituc.gob.pe.

Sitio de Qoricancha - Vista Externa
Sitio de Qoricancha – Vista Externa

Infelizmente eu não tenho fotos de todos os lugares do City Tour, isso pois bem no momento em que adentramos o primeiro lugar – Sitio de Qoricancha, minha camera acabou a bateria. Sendo assim, recomendo muito que façam o city tour, pois fica mais fácil de visitar os principais lugares nos arredores de Cusco e obter informações frescas do seu guia. O que impressiona em Qoricancha é a prévia das construções! Imponentes, no estilo Inca Imperial, as pedras foram literalmente fatiadas ao serem posicionadas, lado a lado, sem argamassa, cimento ou qualquer tipo de material de rejunte. Este foi um dos mais venerados e respeitados templos da cidade de Cusco. Era conhecido como o “El recinto de oro” e ali ficam o que eram alguns dos principais lugares de adoração da época Inca.

Visão Geral de Qoricancha
Visão Geral de Qoricancha

A perfeição simetrica das construções em Inca Imperial surpreendem e literalmente impressionam aos desavisados. Visitar Qoricancha é ter uma breve prévia do que vem pela frente, se você ainda vai visitar Machu Picchu ou o Vale Sagrado, pode ter certeza que vai se impressionar com o que virá pela frente. As paredes são espessas, de pedras gigantescas, cortadas simetricamente com uma perfeição inexplicavel para a realidade da época em que foi construido.

Paredes de Qoricancha
Paredes de Qoricancha

O Qoricancha, ou ainda Koricancha, foi um dos lugares mais importantes na Cusco Imperial. Espaço religioso que incluia tempos dos quais podemos citar o Recinto do Arco Iris, Templo do Sol, Templo da Lua, Truen, Rayo e muitos outros lugares incríveis. Existe uma grande simetria nas construções Incas de Qoricancha. Veja a imagem abaixo, no qual vocês poderão observar acima da cabeça da guia um exemplo da simetria. O buraco na parede tem a mesmas dimensões das janelas laterais, tão simetricas a ponto de estarem construídas exatamente na mesma simetria, com uma perfeição tremenda.

 

Simetria nas paredes de Qoricancha
Simetria nas paredes de Qoricancha

O city tour ruma para o próximo destino depois de Qoricancha, chamado Sacsayhuaman. Infelizmente não tenho fotos do lugar, fiz algumas com as pessoas que faziam o city tour junto comigo, que prometeram envia-las, mas até o presente momento não recebi nada. De lá vai até Puka Pukara, Tambomachay, Q’enqo e uma feirinha de artesanatos peruanos. Pela quantidade de lugares que são visitados, e por conta das explicações obtidas do guia, creio que é um passeio economico e fundamental para aqueles que visitam Cusco. As distancias percorridas são muito grandes e as paisagens vistas nos últimos sítios mencionados acima são literalmente impressionantes e imperdíveis. E você? Já foi a Cusco? Fez o city tour? Engrosse o caldo sobre essa discussão e diga aí pra gente na caixa de comentários como foi a sua experiência!


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Oii,eu irei fazer uma viagem ao Peru agora em janeiro de 2016 e gostaria de saber como estava o tempo quando você foi em Cusco.Chovia muito?Fazia frio?

    1. Olá Izabela, tudo joia?! Obrigado pela visita e por seu comentário! Acredito que não vá fazer tanto frio assim, é bom levar um casaco por conta das altitudes, porém pode ficar tranquila com relação ao clima, Machu Picchu possui um ambiente onde o clima é algo realmente impressionante. Abraço e boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *