Não se assuste com o título desse post ok?! Na verdade é a pura realidade: é possível comer insetos em qualquer destino asiático – seja por necessidade extrema de saciar a fome, ou apenas para encontrar um meio de faturar a grana dos gringos 🙂

Fato é que não é largamente verdadeira a afirmação de que é possível encontrar e definitivamente comer insetos e outras comidas muito exôticas no Sudeste Asiático, dependendo é claro do adentramento que o visitante realizar. Em Bangkok por exemplo não é comum encontrar no cardápio dos principais restaurantes ou até mesmo nas banquinahs de rua qualquer tipo de opção que seja no mínimo considerada como nojenta para nós meros ocidentais, mas acredite, uma vez na Khao San Road é possível encontrar de tudo! TUDO MESMO!

Cobras, gafanhotos, sapos - comendo insetos no Sudeste Asiático
Cobras, gafanhotos, sapos – comendo insetos no Sudeste Asiático

Na realidade encontramos apenas uma barraquinha que tinham expostos vários tipos de insetos, mas sinceramente aquilo para mim não passava de um cata-turista. Não eram consumidos por locais, que muitas vezes até ficavam admirados em ver os turistas empolgados ao redor da única barraca com insetos fritos na rua mais badalada da Tailândia. Isso não é novidade! Pois bem, se você descambar um pouco mais para o norte da Tailândia, lá pras bandas de Chiang Mai ou mais ao norte ainda, já na fronteira com a China, sem sombra de dúvidas encontrará pratos típicos da região que foram integrados ao cardápio diário dos locais devido à dificuldade em encontrar outros recursos para comer, ou até mesmo por conta da falta de grana. Agora já no Camboja meu amigo, a coisa é bem diferente!

Comidas exôticas em bancas de rua no Camboja e Tailândia
Comidas exôticas em bancas de rua no Camboja e Tailândia

Encontrei várias barracas de rua vendendo insetos e comidas extremamente exôticas tanto na capital do Camboja, a frenética Phnom Penh, quanto em vários outros lugares no meio do meu caminho entre SihanoukVille e a cidade de Siem Reap. Mas sinceramente nada era mais bizarro do que ver vários cambojanos sentados em suas mesinhas pedindo com um belo sorriso no rosto uma unidade de baby-egg!!

Baby Egg, Besouros, Cobras e Insetos em banca de rua no Camboja
Baby Egg, Besouros, Cobras e Insetos em banca de rua no Camboja

Essa iguaria é nada mais nada menos do que um ovo de galinha cozido com um pequeno diferencial em seu interior: um feto recém-formado, pronto para o abate, apenas acrescente uma pitadinha de sal e mande pra dentro sem mais delongas! Ahhh, melhor do que comer fatias de cachorro assado assim como é possível encontrar pelas ruas de Hanói, no Vietnã. Bom além de experimentar o gafanhoto da foto de capa desta matéria, também degustei alguns besouros e uma mini-rã, que por sinal estava até suculenta, mas nada foi pior do que os vermes que explodem na boca com um gosto bem amargo. Bom depois desse banquete, encerro oficialmente as postagens sobre o Sudeste Asiático aqui no Blog Boa Viagem, expedição esta realizada entre os meses de dezembro/2011 e janeiro de 2012. Bom a seguir fica a relação completa das matérias publicadas e desde já estamos com a mochila pronta para voltar a este continente e explorar outros países até então desconhecidos por nós!

MATÉRIAS SOBRE A ÁFRICA E O SUDESTE ASIÁTICO

ÁFRICA DO SUL

TAILÂNDIA

BALI – INDONÉSIA

VIETNÃ

CAMBOJA

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *