Como minhas origens são bem humildes, quando vou para fora do Brasil, tenho alguns objetivos que são clássicos e constantes na grande maioria das viagens: comer o que os nativos comem. Nesta matéria você confere o que há de melhor em comida de rua em Nova York. Claro que na grande maioria dos países asiáticos ou africanos eu sempre vou ter problemas para cumprir com essa premissa. Mas valem as tentativas e o apego ao que é a melhor “junk food” de cada um dos destinos que possa vir a conhecer.

Quando viajei para NYC no fim do ano passado definitivamente não foi diferente. E ainda mais em uma cidade tão frenética, que praticamente não te dá tempo o suficiente para sentar e relaxar por algumas horas em restaurantes. Comida aqui tem que ser “good to go!“. Eu outras palavras: sempre dei preferência para os sabores que os locais têm em sua rotina diária! Acho o máximo comer cachorro-quente e falafel em Nova York. E sei que é impossível agradar gregos e troianos, mas quando o assunto é comida, eu amo ir para os mercados, comer pelas ruas e aprender um pouco mais com aquilo que é tradicional pro povo local.

Existem lugares que não recomendaria nunca que você se sente em um botequim de esquina e se empanturre, mesmo pois seu organismo pode não suportar a qualidade da água, ou ainda alguns micro-organismos que podem ter sido especialmente condimentados no prato escolhido, não é legal perder o planejamento da viagem todo reinando no banheiro! Mas NYC é diferente: apesar de sempre ter cautela com as comidas de rua, aqui eu me senti em casa e comi como um rei! E comi de tudo! Confira agora algumas das delícias que experimentei enquanto perambulava pelas ruas da Big Apple!

Um taco pela manhã nas ruas do Bronx
Um taco pela manhã nas ruas do Bronx

E tão cosmopolita quanto é Nova York, acredite que você não conseguirá comer algo “típico” desta cidade que não seja importado! Exatamente: a grande maioria dos alimentos que andei ingerindo pelas ruas desta cidade são de origem estrangeira! Culpa dos imigrantes, que produzem tantas delícias para serem comercializadas em um só lugar. Eu tenho uma queda por lugares como esses! Como é bom comer um taco verdadeiramente fabricado por uma mexicana nas ruas do Bronx, logo ao cair da cama pela manhã! Ah, e caprichado na pimenta!

Depois do taco, peguei o metrô e parti para Manhattan. Outra iguaria comercializada vastamente em praticamente todos os parques e ruas movimentadas de MidTown é o Pretzel.

Pretzel em Nova York
Comida para a viagem: Pretzel em Nova York

E de novaiorquino os pretzels têm apenas seus vendedores! São centenas por todos os lugares! A origem dessa iguaria está além do Oceano Atlântico, na Alemanha, e ele nada mais é que um pão em forma de nó, seco, crocante, cozido e salgado. De tão seco, o pretzel já quase assassinou o Presidente George W. Bush, que em 2002 desmaiou ao perder o fôlego engasgado com um Pretzel. Ao custo de U$ 2.00 você pode começar a correr esse risco se visitar NYC.

Mas sucesso absoluto mesmo em NY é o falafel. Muito mais badalado que o tradicional “hot-dog”, esta também é uma comida que tem sua origem além-mar. Muito popular no Oriente Médio, eles são bolinhos de grão-de-bico fritos, consumidos com pão sírio e homus (pasta de grão de bico), tahine (pasta de gergelim) e salada. Há ainda os cliente que exigem o catchup com mostarda.

Falafel - comida de rua típica de NYC
Falafel – comida de rua típica de NYC

E realmente é delicioso, tanto que não sobrou tempo para fotografar! 😀

Agora se a sua fome vai além de um snack, eu recomendo muito um MEGA SANDUBA, que fiz questão de experimentar! Estava eu em minhas caminhadas sem destino na região da Times Square quando passei na porta de um restaurante, que me pareceu muito caro e tradicional em um primeiro instante.

Curioso que sou, tomei meu tempo a analisar a fachada do lugar e loco concluí que estava na porta de uma das sanduicherias mais tradicionais de Nova York, o The Counter, que fica na quadra da Times Square. Estava tão enganado que por pouco não perco uma das experiências gastronômicas mais fantásticas que poderia obter em Manhattan. O sanduíche é montado conforme o gosto do cliente. Eles tem algumas boas opções, mas o legal é ser recepcionado com um cardápio e uma fichinha, com direito a lápis e borracha.

O garçom apresenta o restaurante, pergunta se você já conhece a forma de atendimento, e te dá algumas breves indicações do melhor da casa. Meus amigos, vocês devem incluir esse lugar no roteiro de vocês. Um dos mais deliciosos hamburguers que já experimentei em minha vida.

Mega Burguer no The Counter - Times Square
Mega Burguer no The Counter – Times Square

Estava equivocado quanto ao preço. Creio que paguei cerca de U$17,00 com free refils de refrigerante. O hamburguer vem com gosto de churrasco, grelhado na brasa. Você escolhe os acompanhamentos e molhos! Eu não abusei pois amo sentir o sabor do hamburguer, mas vi que existem pessoas que não conseguem fechar o sanduba de tantos acompanhamentos que pedem. Vale muito a pena escolher o que você mais gosta, sem “bombar” muito o sanduíche, e assim você poderá entender o que é o sabor da carne que eles utilizam. Sem mencionar a textura do pão, praticamente o pão que a minha mãe faz em casa. E como amo cebolas, completei com ovos e azeitonas pretas. E na foto acima a obra de arte antes de ser devorada!

Vocês já perceberam que eu sou um amante de comidas de rua não é mesmo!? Pois vou dar uma outra dica básica para quem vai em NYC e quer comer como os locais: existe um parque, chamado Bryant Park, ao lado da Biblioteca Pública de NYC, dá pra ir caminhando da Times Square. Existem diversas lojinhas nesse parque, grande maioria delas de souvenirs e comidas! E adivinhem qual foi a minha opção neste lugar…

Frango Teriaki no Bryant Park
Comida de rua em Nova York: Frango Teriaki no Bryant Park

Mais uma vez outra comida com origem além-mar. Esse foi apenas um snack ao estilo asiático.

Depois de me esbaldar ao redor do mundo, eu como mero latino que sou, não consigo resistir ao arroz com feijão, e o mais próximo disso que consegui encontrar em Manhattan foi um burrito no Chipotle, Mexican Grill.

Chipotle Mexican Grill - Delicioso Burrito
Comida de rua em Nova York: Chipotle Mexican Grill – Delicioso Burrito

Comida boa e barata para a viagem! Assim levam a vida milhares de nova-iorquinos e assim foi comigo enquanto estive naquele lugar! Qualquer economia de tempo é valiosíssima em uma cidade com as infinidades de atrações, e para você que deseja conhecer o máximo dessa pense em optar por sentir o gosto das comidas de rua e se esbalde com o melhor dos destinos oferecidos pela capital do planeta.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
3 comentários publicados
  1. Hummm… deu água na boca estas fotos ai, em!!!

    Parabéns pela viagem!

    ——

    passagens promocionais

  2. Muito boa a comida ! Apaixonei pela cidade e fiquei encantada. Agora é fazer um regime mesmo rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *