As Ruínas de Copán são verdadeiras preciosidades arqueológicas que foram construídas pelos Maias no extremo norte do território hondurenho. Já muito próximo da fronteira com a Guatemala, em um lugar um tanto quanto difícil de chegar, visitar Copán é fazer uma visita ao passado da civilização Maia e conhecer de perto exatamente todos os reflexos que esta cultura deixou para nós neste século XXI.

Já falamos sobre as Ruínas, como visitá-las e principalmente sobre os artefatos que vocês vão encontrar por lá! Não poderia encerrar as publicações sobre Honduras sem antes falar um pouco mais sobre a cidadezinha que fica nos arredores das ruínas maia – Copán Ruinas.

Eu com 26 anos em Ruínas de Copán
Eu com 26 anos em Ruínas de Copán

Fato é acreditar que a América Central, é tão pequena, mas ao mesmo tempo tão gigantesca! Contém tanta história em todos os seus países, tanta cultura agregada em territórios que podem ser cortados de ponta a ponta em um dia de viagem, mas que precisam necessariamente de vários dias para que possam ser conhecidos, explorados e compartilhados pelos blogs de viagens.

Lugares como Copán Ruínas são vagamente citados na blogosfera brasileira de viagens, é realmente complicado ver brasileiros optando por conhecer lugares tão remotos e infinitamente inspiradores pela busca ao conhecimento. Não é todo dia que você ouve alguém falar que está indo viajar para Honduras, não é mesmo?!

As Ruínas de Copán
As Ruínas de Copán

Copán é uma cidadela basicamente que vive em ritmo de fronteira. Além de ser um “duty free” ao céu aberto, é totalmente amigável ao turismo. Não possuia reserva de praticamente nada, apenas tinha a motivação de conhecer as ruínas antes de partir para a Guatemala. Logo ao chegar foi fácil encontrar hospedagens muito boas a preços bastante acessíveis.

Depois de várias horas de viagem entre Tegucigalpa e Copán (que fizemos em um ônibus noturno), essa cidadela com suas ruas de pedra foi a opção ideal para recarregar as energias e ter uma prévia do sabor da cultura maia antes de conhecer a capital do império maia na América Central: Tikal, próximo a Flores de Guatemala.

Ruas de Copán Ruínas
Ruas de Copán Ruínas

Sou fanático por visitar lugares como Copán, que têm a capacidade de te transportar de um presente caótico para um passado remoto, em que você tampouco conseguiria mensurar o ano. Ruas curtinhas, uma praçinha no centro, pessoas super amigáveis e um destino internacional localizado a pouco mais de 5km. Não tem como não amar lugares como esses…

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *