Certos destinos me encantam com uma facilidade tremenda. Cozumel foi um deles. Lindo lugar que vai ficar realmente para a posteridade e que desejo muito um dia ter a oportunidade de voltar. Para viajar até Cozumel não tem muito segredo, mas vou adiantar o básico do que você aprenderia com muita facilidade indo direto ao ponto uma vez estando no México.

Cozumel, a maior ilha do México, está localizada exatamente na altura de Playa del Carmen, na Riviera Maia. Desde Cancun existem os ônibus que partem até Playa e de lá é possível comprar um ticket de uma das duas cias que administram os serviços de ferry boat conectando Cozu ao continente.

Mas antes de mais nada, contemplem por alguns minutos o lugar onde o Ferry chega em Cozumel. Repare bem nas cores do oceano. É um lugar fantástico!

Visual incrível do oceano de Cozumel
Visual incrível do oceano de Cozumel

Existem duas cias que fazem o transporte dos turistas de/para Cozumel. São elas a Ultramar e México Water Jets. Eu fui e voltei com a Ultramar, não por conta da exclusividade ou da qualidade do serviço, mas única e exclusivamente por questão de horários. Sempre que precisava do serviço, eles eram os próximos a partir, então fazia o trajeto com eles mesmos.

Porto de Playa del Carmen
Porto de Playa del Carmen

Ambos os ferrys oferecem áreas exclusivas com ar condicionado. Na ida de Playa a Cozumel inclusive o Ferry da Ultramar ofereceu uma animada banda mexicana para animar o pessoal que estava viajando. O valor da passagem é o mesmo para ambas as cias – 156 pesos mexicanos, cerca de U$ 12,00 por trajeto.

Ferry Boat da Ultramar
Ferry Boat da Ultramar

As lojinhas de ambas as cias ficam em frente ao Ferry de Playa, exatamente ao lado do Señor Frogs. Eles também vendem os bilhetes de ida e volta para aqueles que desejam comprar a “roundtrip”. Não achei interessante pois o bilhete é marcado por hora, então você deve ter a certeza de que vai sair na hora desejada. Compre a ida em Playa e a volta em Cozumel para evitar qualquer complicação deste sentido. Não se preocupe pois saem navios praticamente de hora em hora em ambas as direções e o ferry nunca viaja totalmente lotado. Não se preocupe em comprar seu bilhete antecipadamente! A viagem vai durar entre 30 e 45 minutos.

Lojinhas dos ferrys no Porto de Playa del Carmen
Lojinhas dos ferrys no Porto de Playa del Carmen

E o visual logo ao chegar a Cozu é sensacional! Uma mega bandeira do México, o mar multicolorido e um pessoal muito amável. É claro que você vai chegar e no porto sofrerá um assédio básico dos vendedores de passeios, mas siga adiante, preocupe-se com os passeios mais tarde e aprecie a sua visita a Ilha de Cozumel.

Desembarcado em Cozumel
Desembarcado em Cozumel

 

Sobre o #ArribaTour

Esta foi uma excursão solitária realizada entre 23 de maio e 6 de junho do ano de 2012. Nesta oportunidade visitei as cidades mexicanas de Cancun, Playa del Carmen e Cozumel. Foram firmadas diversas parcerias entre este blog e algumas instituições do segmento hoteleiro do México. Experimentamos, com o objetivo de fazer as revisões dos seguintes hotéis: Quetzal Hostel e Hostal Chac Mool em Cancun, Hotel Lunata em Playa del Carmen e Mi Casa en Cozumel. Aos administradores dessas instituições, ficam nossos mais sinceros agradecimentos, por ter-nos recepcionado gentilmente sempre com o seu melhor! Todos os custos com diárias foram cortesia dos hotéis.

Após explorar o México por 7 dias, embarquei em um voo para os Estados Unidos (Fort Lauderdale), e desde esta cidade, em parceria com a Mobility – locadora de veículos, seguimos com nosso tour em uma incrível viagem de ida e volta até Kissimmee, cidade vizinha a Orlando. Aproveitamos nossa viagem a essa região dos Estados Unidos para conhecer o SeaWorld Parks, que também gentilmente ao conhecer nosso intinerários nos enviou os convites para seus parques sem custos adicinais de entrada.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
4 comentários publicados
  1. Olá Luiz, tudo bem?
    Então, em maio de 2020 meu marido e eu iremos passar 10 dias em Playa Del Carmem, depois de muitas pesquisas, decidimos ficar somente em Playa por estar mais próxima a vários passeios. Inclusive ficaremos hospedados no Hotel Lunata. Entre os passeios está a ida para Cozumel. pretendemos passar um dia inteiro por lá. Sendo que nós gostamos de andar para curtir melhor os lugares. Da pra conhecer Cozumel andandando ou é necessário alugar um carro? Se você puder nos dar algumas dicas de lá agradecemos.

    1. Oi Eliane, tudo joia com você? Espero que sim! Então, Cozumel é uma ilha bem grandinha, caminhando você consegue conhecer todo o centrinho e também poderá ir para praias mais próximas, contudo eu recomendo muito que você alugue um carro ou uma moto se quiser conhecer as praias mais isoladas (e paradisíacas!), lembro bem que eu aluguei uma motoquinha e dei uma volta na ilha, o visual é muito incrível na ponta mais ao sul de Cozumel, e praticamente não tem outra forma de ir até lá sem alugar um veículo. Você vai ver que por ser uma ilha um pouco maior, o centro também acaba sendo bem grandinho, então pode ser interessante alugar um veículo pelo menos para fazer os passeios por lá. Já em Playa del Carmen, como vocês vão estar hospedados em um lugar super bem localizado, o aluguel de veículo é dispensável, dá pra fazer tudo caminhando.

      Qualquer nova dúvida é só entrar e postar um novo comentário, vai ser um prazer te ajudar na sua viagem.

      Abração 🙂

  2. Oi, tudo bem?
    De Cozumel saem ferrys para el cielo? É aquele arrecifes?
    Quero ir por conta própria até Cozumel, mas não encontro essas informações, nem de valores.
    Obrigada.

    1. Oi Renata, tudo joia?! Obrigado por seu comentário, acredito que o melhor a fazer é se informar no cais de Cozumel quando chegar, de lá existem centenas de passeios que podem ser contratados diretamente com os donos de embarcações, sem atravessadores. Não tenho certeza sobre o valor ou disponibilidade, contudo é uma opção dar uma conferida quando chegar com os vendedores que vais encontrar no porto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *