Devo confessar que hoje me aconteceu algo no mínimo inusitado. Eu consegui fazer uma negociação para comprar 3.000 milhas Smiles por 3 reais. E ainda vou dividir no cartão em 3 vezes sem juros – 1 real por mês, contudo receberei em 3 vezes as milhas também. “ÊTaaa! Mas pera aí! Que negócio é esse Luizzz! Conta pra mim direito!”. Vai lendo…

Eu sempre voei com a Gol aqui no Brasil. Eu sou um cara fiél. Torcia o nariz quando precisava voar com as concorrentes. E não era pela qualidade não viu. Eu gosto de voar de qualquer jeito. O X da questão é o tal do Smiles, programa de fidelização do consumidor utilizado por essa cia aérea, que conseguiu me fisgar desde os primórdios das minhas viagens. Eu focava na fidelidade, claro que pensando em seus benefícios. Tudo funcionava bem, era um caso de amor à primeira vista. Eu nem tinha outros planos, gostava mesmo de priorizar a Gol e o Smiles.

Lembro bem da primeira vez que voei com a Tam e tive que fazer o “Tam Fidelidade”, finado programa de afiliação que se transformou no atual Multiplus. Eu fiquei meio cismado, o site era diferente, estava acostumado até com a usabilidade do velho site “laranjinha” do smiles. Nem me importava de ficar clicando na tabela buscando dia após dia, enquanto os sites das outras já eram bem mais astutos quando o assunto era mostrar os voos disponíveis.

Acontece que ultimamente a nossa fidelidade não vai muito bem. A gente briga muito quando colocamos a relação na mesa e vamos discutir a tal da fidelidade. Eu acesso esse site todo santo dia tentando encontrar uma alternativa de estourar com o meu estoque de milhas, contudo essa história de redimir milhas por voos é um caso de amor e ódio muito antigo entre nós dois, eu e o Smiles. Nossa relação já foi boa demais! Já me fez voar em business class de altas cias aéreas parceiras, já me quebrou o galho com voos de última hora, já me levou tantas vezes de GYN pra GRU, já me fez ir a Noronha quantas vezes hein!! Quantas hein Smiles…, só que hoje eu decidi sair do clubinho.

Eu fiz parte do smiles durante muitos anos, logo de cara fui um dos mais de milhões que hoje fazem parte do “Clube Smiles”, mas atualmente eu venho ficando muito frustrado com tudo isso…, perco horas procurando dia a dia voos pra tudo quanto é lugar do mundo e nunca chegamos a um acordo positivo pra ambos os lados. Primeiro pois simplesmente não posso voar em certas cias bem interessantes, tal como a Alitalia do Brasil pra Itália (disponibilidade zero o ano inteiro), ou pra Doha com a Qatar (piorou), tampouco pra Dubai com a Emirates (que até tem disponibilidade, mas você precisa dar quase um rim pra emitir um trecho econômica).

Sabe qual é a minha outra cisma amigão Smiles…, você é traiçoeiro, muda os valores antes das promoções. Isso é feio né. Tenho monitorado alguns trechos frequentemente, e a tal da “flutuação tarifária” parece que só implica em aumentar o preço, acima de certo patamar, NUNCA, nem numa promo relâmpago ela abaixa, pelo contrário! Sorrateiramente aumenta valores antes de subir as promoções…, isso é algo que vai te quebrar uma hora companheiro!

Enfim, voltando às 3.000 milhas por 3 reais né. Tentei cancelar meu plano do Clube Smiles hoje, naveguei pelo site tentando buscar o link que eu clicaria para cancelar (que deveria existir da mesma forma que havia um link onde cliquei e pude contratar né…). Descubro que é preciso fazer uma ligação para um número 0300 para conseguir realizar o cancelamento. Pois bem. Disco o número do telefone fixo. Caio na secretária eletrônica com voz de global que me conduz até o cancelamento. Ainda assim, mesmo sabendo da minha intenção de cancelar, ela me manda para uma atendente, que rapidamente (e muito mas muuuuuuiitttooo educadamente), me pergunta os motivos pelos quais quero cancelar. Eu sou franco, direto e reto, respondo as mesmas coisas que escrevi nos parágrafos anteriores.

Depois de registrar tudo, a atendente diz que milagrosamente o sistema gerou um desconto para a minha conta no qual eu poderia mudar meu plano um novo onde o valor seria equivalente a R$ 1.00 por cada mês, (3 meses a 1 real por mês que é igual a 3.000 milhas no final) Sabe como é…, esta é uma oferta pra eu pensar se quero sair mesmo…. SSSEIIII!!!

Por fim, agradeci e concordei. Vamos dar essa chance a nossa relação por 3 meses. Afinal de contas, somos amigos de velha data né, Smiles! No fundo sempre fomos bons amigos, por mais que no fim você sempre pense no meu dinheiro (rss), mas por favor, agora vê se dá um jeito de colocar mais trechos com suas parceiras internacionais né (Alitalia, Qatar, Korean, Tap) e quando for falar que é promoção, não suba os valores momentos antes. Agradeço muito pelo resgate da nossa fidelidade, tenho planos lindos pra nós dois nos próximos anos, quem sabe uma volta ao mundo em biz class, ann!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *