Olá pessoal, tudo bom com vocês!? Espero que sim. Hoje estou aqui para compartilhar dicas e macetes sobre compras Paraguai.

Acontece que este tema ficou bem famoso aqui no blog por conta do tanto de vezes que já fomos fazer compras no Paraguai. Tem inclusive um post super visitado que escrevemos alguns tempos atrás que pode valer a sua visita antes de seguir adiante com esta leitura: lojas para comprar no Paraguai.

Em tempos de dólar batendo recordes, pode ser interessante adotar cautela e aproveitar as dicas que a gente vai relacionar logo a seguir para maximizar a qualidade das suas compras no Paraguai.

Compras no Paraguai

Certo, então você viajou para Foz do Iguaçu, está hospedado em um dos maravilhosos hotéis da cidade e pretende dar um pulinho lá na Ciudad del Leste para fazer compras no Paraguai. Quais seriam os pontos principais a serem observados antes de seguir adiante e mandar ver nas lojinhas (e lojonas) de Ciudad del Leste?!

Onde fazer compras no Paraguai
Onde fazer compras no Paraguai

Primeiro de tudo: saiba quais são as lojas para comprar no Paraguai com maior confiabilidade. Confiança é tudo, concorda?! Então é importante visitar o link anterior e dar atenção e preferência para as lojas citadas pela matéria que escrevemos alguns tempos atrás.

As lojas do Paraguai são repletas de comerciantes de boa fé, contudo sempre existe um ou outro lugar onde você vai acabar comprando artigos falsificados, ou pior: algo que não foi homologado em território brasileiro. Comprando algo que não é permitido no Brasil, você pode acabar perdendo as suas mercadorias na hora de atravessar a fronteira de volta, então é muito importante se ater às “regras de ouro” para compras Paraguai:

  • Não comprar além da cota terrestre de U$ 500,00
  • Não comprar mercadorias que são proibidas em território nacional (remédios, armamento, etc)
  • Certificar-se que aquilo que está sendo comprado poderá ser importado tranquilamente (ninguém quer perder nada né!?)
  • Fazer compras em lojas de confiança: afinal de contas você não quer comprar nada falsificado – ou quer?!
  • Tomar cuidado com dinheiro vivo – no Paraguai você vai comprar muito em moeda internacional, você pode perder ou ser roubado se não ficar esperto com o dinheiro
  • Por falar em dinheiro: levar sempre mais do que o pretendido pra gastar – a gente sempre acha um brinquedinho ou uma lembrancinha a mais que não estava nos planos.
  • Fique de olho em “mulas” e “laranjas” – não aceite nenhum serviço de estranhos, mesmo que seja necessário!
  • Encontre uma forma segura de transporte para cruzar a fronteira. Existem serviços de empresas super honestas em Foz do Iguaçu para te levar e te trazer com segurança!
  • Pesquise os preços das mercadorias que deseja adquirir antes de ir de fato às compras Paraguai: você vai perceber que tem altas lojas que compartilham os preços na internet

Seguindo as regras ilustradas pela listagem anterior certamente sua visita a Ciudad del Leste vai ser só sucesso! Agora vem comigo que vou te explicar um pouco sobre como chegar na capital das compras no Paraguai, vou te passar um resuminho básico de onde ir para comprar uma série de artigos diferentes.

Bora fazer Compras Paraguai

Sempre recomendo fazer um planejamento bem estruturado antes de seguir adiante e cruzar a fronteira. Em um mar de alternativas em meio a um trânsito caótico fica muito fácil perder o foco e ver o seu tempo em Ciudad del Leste escoar como a areia de uma ampulheta.

Antes de sair para fazer as minhas compras no Paraguai, sempre faço um planejamento estratégico: anoto o que quero comprar, faço uma pesquisa antes na internet para saber em quais lojas posso adquirir aquele produto, anoto os nomes das lojas que vou visitar (e também o que quero comprar em cada uma delas).

Eu também faço o possível para deixar anotado tudo que quero ver em segundo plano, para ser pesquisado/comprado depois que eu já tiver realizado todas as compras da minha lista.

Qual o limite de compras no Paraguai
Várias lojinhas diferentes para você aproveitar e fazer compras no Paraguai

Eu já vi várias pessoas chegando ao Paraguai sem saber o que comprar e acabaram indo embora ou com as mãos abanando ou com uma sacoleira danada. É bom ter foco e fazer quantas viagens forem necessárias para evitar que você tenha problemas em suas compras.

Lembre-se que tudo que entra em Foz, mesmo que tenha passado pela aduana brasileira com sucesso, ainda vai ter que sair de Foz do Iguaçu, seja por via aérea ou terrestre.

Isso quer dizer que mesmo obtendo sucesso na travessia Paraguai -> Brasil, você ainda poderá ser alvo de fiscalizações da Receita Federal, uma vez em solo brasileiro. É bom guardar todos os recibos e comprovantes de compra para evitar complicações adicionais quando for pegar seu voo ou ônibus de volta para casa.

Onde fazer compras no Paraguai e o que comprar em Ciudad del Leste

Mesmo já tendo registrado quais são as melhores lojas para comprar no Paraguai em uma outra matéria, vou deixar aqui um registro atualizado das principais lojas que você pode comprar sem medo de ser feliz. Vou separar por nichos de produtos, umas três lojas no mínimo para cada nicho, assim fica mais fácil a sua visualização.

Shoppings no Paraguai
Shoppings no Paraguai

É importante lembrar que em cada um dos tópicos mencionados anteriormente, você pode encontrar alternativas em lugares repetidos: na Casa China você pode encontrar perfumes, na Mega Eletrônicos tem até bebidas, na Pioneer tem som automotivo, mas também tem vídeo game e acessórios eletrônicos variados.

Comprar óculos no Paraguai
Comprar óculos no Paraguai

Com isso é preciso ter muita paciência e investir tempo planejando a sua ida ao Paraguai. Ainda mais se você tem pouco tempo! É fundamental fazer um planejamento estratégico para suas compras no Paraguai, afim de que você não fique perdido com tantas alternativas. Dá para bater perna o dia inteiro e não comprar nada se for para fazer pesquisa de preço “in loco”.

Fazer compras em Ciudad del Leste
Compras no Paraguai

A fórmula mais eficaz pode ser combinar doses de pesquisa na internet com um roteiro de viagem ao Paraguai. Praticamente todas as lojas mencionadas anteriormente possuem sites onde você poderá consultar o preço antes de atravessar a fronteira.

Compras Paraguai pela Internet

Uma alternativa super interessante para quem pretende viajar até o Paraguai para fazer suas compras é utilizar a internet como aliada. Existem até mesmo algumas lojas que oferecem serviço de entrega das suas compras no seu hotel em Foz do Iguaçu, contudo o ponto mais importante da internet para quem vai fazer compras no Paraguai, é sem dúvidas a possibilidade de saber o preço antes mesmo de se deslocar até a loja.

Compras Paraguai
Compras Paraguai

Existem alguns sites que funcionam como grandes agregadores de informações sobre o preço dos produtos, disponibilizando um banco de dados em tempo real. Pode ser fundamental realizar uma pesquisa antes nesse tipo de site para conseguir realizar seu planejamento com os custos na ponta do lápis.

Fazendo esse planejamento antes, você não precisa ficar caminhando de loja em loja para consultar o valor de um produto em questão. Como a Ciudad del Leste é um grande centro comercial, agregando diferentes lojas e alternativas para compras, acaba que o mesmo produto pode aparecer em diferentes lojas com custos completamente diversificados.

Loja da Ferrari
Loja da Ferrari no Paraguai

Você vai perceber que fazendo o “dever de casa” o sucesso é mais fácil de ser alcançado, pois você já vai ter uma informação privilegiada antes de atravessar a fronteira rumo ao Paraguai. Não vai ser nada legal comprar um item X e duas lojas adiante acabar encontrando o mesmo produto por um custo mais acessível, né?! Então visite os sites, faça suas pesquisas na internet e certifique-se de que está de fato indo na loja mais em conta para adquirir o produto que pesquisa.

Como chegar em Ciudad del Leste

Com o planejamento em mãos, outro ponto crucial de qualquer viagem até Ciudad del Leste pode ser a forma de deslocamento, existem várias alternativas que podem te levar e te trazer da meca das compras no Paraguai. Eu já experimentei quase todas, vou explicar um pouquinho sobre cada uma delas:

Indo no seu carro próprio, ou alugado

Não sei se essa é a melhor alternativa não hein. O trânsito naquela fronteira é caótico! Já pensou em atravessar seu carro novo e limpinho para uma cidade em que as leis brasileiras não funcionam? E o seguro do carro? Cobre viagem internacional? E o estacionamento? Já pensou na canseira que vai ser?!

Eu não recomendo viajar até Ciudad Del Leste de carro a não ser que você opte por comprar alguma coisa pro seu carro (como os pneus por exemplo). Pode dar mais trabalho ir de carro por conta das variáveis mencionadas no parágrafo anterior do que se optar por viajar em transporte coletivo. Já basta a canseira que as compras vão te proporcionar, não vai querer encarar o trabalho adicional que o carro vai te trazer, certo?!

Usando transporte coletivo

Essa é a forma que eu mais gostei e que uso com frequência quando vou fazer compras no Paraguai. Além de ser rápido, prático e seguro, também é a forma mais barata de atravessar a fronteira, tanto na ida quanto na volta.

O transporte coletivo para o Paraguai é super eficiente, você pode pegar o ônibus em qualquer uma das principais avenidas de Foz do Iguaçu, ou então pode ir até o terminal de coletivos intermunicipais que fica bem pertinho do Mirante Hotel. O terminal fica localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck, caminho para Ciudad del Leste.

Fretando um táxi ou motoboy

Outra alternativa que é rápida, eficiente e um pouco mais cara do que o transporte público com coletivo. Você pode contratar um taxista para te levar até a Ciudad del Leste e te trazer para Foz. Se for uma viagem rápida e você estiver sozinho, recomendo até mesmo ir de motoboy.

Certa vez eu gastei exatos 10 minutos para sair do centro de Foz do Iguaçu e chegar até o ponto de compras em Ciudad del Leste, algo que é um pouco complicado com outro tipo de veículo. Então se a pressa apertar e você precisa mesmo ir até a fronteira super rápido a melhor forma pode ser o motoboy.

Atravessando a fronteira em uma van paraguaia

Essa opção você vai encontrar de fila quando estiver perto das lojas fecharem. Existem trocentas vans estacionadas na avenida principal em Ciudad del Leste prontíssimas para partir quando chegarem a uma lotação aceitável. Você deve combinar o custo da viagem com o motorista e quase sempre vai ter que aguardar um pouco até que a van esteja próxima da lotação máxima.

Contratando um transfer de confiança

Eu recomendo esta opção para quem está fazendo uma viagem em família e quer um pouco de sossego e segurança na hora de atravessar a fronteira. Pode ser super interessante já deixar agendado previamente o seu transfer de ida e volta ao Paraguai, devidamente contratado em uma agência de viagens/turismo brasileira. A Loumar Turismo tem um serviço de transporte para compras no Paraguai que eu já experimentei e posso comprovar que de fato é super seguro, amigável e quase nunca vai ter problemas para atravessar a aduana.

Como chegar em Ciudad de Leste
Como chegar no Paraguai

Qual o limite de compras

Recentemente o governo Bolsonaro aumentou o valor para 500 dólares. O novo limite para compras de brasileiros no Paraguai, começou a valer na quarta-feira (dia primeiro de janeiro de 2020). A cota permitida passou dos US$ 300 para os US$ 500. Esse é o novo valor máximo permitido por pessoa para quem cruza a fronteira por vias terrestres, você vai poder gastar até 500 dólares ou o equivalente a 2000 e poucos reais (com o dólar acima de 4 reais cada).

Qual o limite para passar na aduana?!
Qual o limite de compras no Paraguai?!

Outra recomendação que eu faço aqui com relação a essa questão do limite de compras é ficar esperto e sempre guardar seus recibos. Acontece que se você comprar algo que extrapola o limite e acabar pedindo um recibo mais barato para conseguir atravessar a fronteira sem precisar de declarar suas mercadorias, poderá acabar tendo problemas com a Receita Federal, desde que eles conhecem os valores dos produtos e são capazes de te multar e taxar o valor além da cota mesmo portando um recibo da compra no Paraguai.

Concluindo…

Coisa boa é gastar né não!? Ainda mais quando temos a certeza de estar fazendo um bom negócio. Recomendo muito seguir as dicas desse post. Se você já é um expert em compras no Paraguai, então siga adiante e complemente esta matéria com seu comentário, escrevendo-o na caixa quem vem logo a seguir.

Agora se você é um marinheiro(a) de primeira viagem e ainda tem alguma dúvida, não perca tempo, deixa sua pergunta logo a seguir, a gente vai fazer questão de responder cada uma delas. Gostou do post?! Espero que sim! Grande abraço, boas compras e até a próxima matéria.


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *