Olá pessoal, tudo joia com vocês?! Por aqui tudo em paz! Estamos passando por aqui para deixar algumas dicas sobre Coronavirus e viagem: como continuar viajando em segurança mesmo depois de casos terem sido detectados no Brasil? Como se proteger corretamente e ter a certeza de que vai conseguir se deslocar com segurança sem riscos de contaminação?

Nesta matéria eu compartilho algumas dicas de comportamento e atitude que podem ser utilizadas para continuar viajando com segurança mesmo em épocas de coronavírus no Brasil. Se você tem uma viagem nacional ou internacional nos próximos dias, semanas ou até mesmo dentro dos próximos meses, pode ser muito interessante adotar algumas das dicas e comportamentos como medidas de precaução para ter sossego na hora de viajar.

Coronavírus e viagem: devo cancelar a minha viagem?

A pergunta que mais tem aparecido no momento: devo cancelar imediatamente a minha viagem em épocas de coronavírus?! Muitos amigos, leitores e parentes me fizeram essa pergunta. Alguns deles até mesmo com viagens já marcadas previamente para destinos como a Europa e Estados Unidos.

Eu recomendo que você não cancele a sua viagem, porém redobre as medidas de precaução e segurança para preservar sempre a sua saúde e não comprometer as experiências que vai obter.

Foram registrados recentemente casos em vários destinos do mundo, mas na Itália a situação está bem complicada. Fora da China este foi o destino com maior incidência de coronavírus entre residentes e visitantes, então é muito importante se precaver antes de seguir adiante com seu roteiro de viagem.

Fato é que seu agente de viagem, cia aérea ou até mesmo uma empresa de viagens rodoviárias precisa ser flexível com relação à sua decisão. Se você optar por não realizar uma viagem em épocas de coronavírus e justificar que não quer viajar por conta desse motivo, sem dúvidas as empresas precisam te dar alternativas sem custos adicionais para te ressarcir ou até mesmo flexibilizar os horários e datas.

Coronavírus e viagem
Devo viajar em épocas de coronavírus!?

É seguro continuar viajando mesmo depois do coronavírus ter chegado ao Brasil?

A segunda pergunta que mais tem chegado na nossa redação: é seguro viajar pelo Brasil depois de terem aparecido casos do coronavírus por aqui?

Sim, eu acredito que ainda existe segurança para viajar pelo Brasil. Pode ser necessário que exista uma mudança no nosso comportamento, principalmente com relação aos hábitos de higiene e limpeza, algo que já deveríamos fazer naturalmente em todas as viagens que realizamos.

É importante adicionar ao seu kit de medicamentos um novo e importante item: ter o álcool em gel sempre à altura das mãos e fazer uso desse produto proporciona um método eficaz de higienização que pode ser levado para qualquer destino que formos viajar.

Se você está indo para uma área de risco, áreas de aglomerações, transportes públicos super lotados. Logo depois que explodiu o surto do novo coronavírus (Covid-19) na China, as máscaras cirúrgicas descartáveis ficaram em evidência em vários destinos do mundo, é comum também ver pessoas utilizando esse tipo de proteção em aeroportos de vários destinos, contudo você vai ver mais esse tipo de proteção em viajantes transitando em alguns dos países onde o vírus está mais alastrado.

Acontece que as máscaras são recomendadas apenas para quem está doente, sendo utilizadas com o intuito de não transmitir o vírus ao falar, espirrar ou tossir. Ao chegar a uma unidade de tratamento, o paciente com sintomas recebe a recomendação para usar a máscara para evitar a disseminação e isso acontece não somente com o coronavírus, pelo contrário, esta é uma recomendação típica para doenças de cunho gripal ou até mesmo uma tuberculose.

A quais riscos estamos expostos quanto ao coronavírus

Aos mesmos riscos que também nos expomos quando viajamos para uma zona de risco de malária, dengue ou febre amarela: precisamos utilizar de comportamentos defensivos para preservar a nossa saúde e qualidade de vida.

Existem estratégias muito eficazes que não passam de hábitos comportamentais que podem evitar o contágio de doenças e infecções em zonas de risco, tais como lavar as mãos com frequência, evitar levar as mãos sujas aos nariz ou boca, sempre que tossir ou espirrar utilizar um pedaço de tecido ou lenço que possa ser descartável e manter sempre no mínimo um metro de  distância de outras pessoas.

Os riscos são os mesmos: pode ser que exista uma pessoa com o vírus dentro da sua aeronave e os seus comportamentos podem ser decisivos no momento de contrair ou não uma doença enquanto está em um deslocamento de viagem.

Coronavírus e viagem
Coronavírus e viagem

Como se comportar quanto ao coronavírus e viagem nacional

Sempre que for realizar uma nova viagem nacional é importante ter consigo sempre um kit médico básico com álcool em gel e lenços descartáveis.

Não é necessário utilizar máscaras cirúrgicas se você não tem nenhum sintoma, o ideal é se precaver com higienização redobrada.

Caso você ainda opte por utilizar as máscaras, dentro de um avião ou aeroporto por exemplo, lembre-se que elas são descartáveis, não devem ser utilizadas mais do que durante um período limitado.

Se sentir qualquer tipo de sintoma, o mais importante é sempre zelar pela sua saúde, procurando um posto de atendimento médico especializado mais próximo e relatando os sintomas para um médico, que vai compreender as suas necessidades e realizar os procedimentos e recomendações necessárias para preservar a sua própria saúde.

Caso ainda esteja em fase de planejamento de viagem e não tem nada marcado ainda, pode ser uma sábia decisão aguardar mais alguns dias pelo desenrolar dos fatos antes de seguir adiante com o seu planejamento.

E qual deve ser meu comportamento quanto ao coronavírus e viagem internacional

Se você já tem uma viagem internacional organizada, então temos duas perguntas para te fazer:

  1. Esta é uma viagem muito importante que não pode ter datas manipuladas?
  2. Você terá custos se deixar de viajar neste momento? Pode fazer remanejamentos sem custos?

Caso seu destino seja um dos países com maior incidência de casos do coronavírus, então pode ser interessante consultar com a cia aérea se existe a possibilidade de alterar as datas ou até mesmo cancelar a passagem sendo reembolsado sem custos.

Eu sei que cancelar uma viagem é sempre a última das alternativas, mas temos visto cada vez mais casos do coronavírus chegando sendo espalhados ao redor do globo por conta de viajantes internacionais que não foram até o epicentro do vírus na China e acabaram infectados em outros destinos, trazendo consigo o vírus para seus países de origem.

Concluindo, se eu tivesse que viajar em épocas de coronavírus, o que faria!?

Eu ainda não tenho uma viagem internacional agendada para os próximos dias/semanas/meses, contudo tenho algumas viagens nacionais que estou estudando a possibilidade de serem alteradas para resguardar a integridade da minha saúde, afinal de contas não é nada legal viajar e voltar doente pra casa, concorda?

E você? Tem uma viagem marcada e está com receio de seguir adiante por conta do coronavírus? O que pensa sobre esse assunto? Recomendaria alguma viagem para seus amigos e familiares ou incentivaria as pessoas a delongarem um pouco mais? Bora comentar ainda mais sobre esse assunto? Deixa seu comentário na caixa que vem logo a seguir vai! Um grande abraço e até a próxima matéria!


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *