Seguimos com nossa viagem pelo nordeste brasileiro nos atendo ao itinerário proposto pela Rota das Emoções, roteiro de exploração turística dos principais atrativos de 3 estados brasileiros: o Ceará (com a bela vila “pé na areia” de Jericoacoara), o Piauí (com o Delta do Paranaíba) e o Maranhão (com Barreirinhas e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses).

Logo depois do café da manhã realizado na pousada que estávamos hospedados em Jeri, rompemos rumo ao nosso próximo ponto de explorações já em território piauiense, a bola da vez seria a cidade de Parnaíba, que serviria como base para nossas explorações em um dos maiores deltas do nosso planeta (lugar onde grandes rios desaguam no mar formando ilhas). Como o caminho era longo, aproveitamos ao máximo o decorrer dos quilômetros para conhecer as principais cidades e atrativos turísticos que podem por ventura ser incluídos no roteiro daqueles que possuem mais dias disponíveis para a exploração desta região do nosso país. Conhecemos também algumas cidadezinhas apenas de passagem, tal como Camocim e Barra Grande, lugares espetaculares com alternativas de hospedagem que superaram nossas expectativas.

Rota das Emoções - Piauí
Rota das Emoções no Piauí e algumas alternativas de hospedagem

Este foi o grande pecado de ter dedicado apenas 5 dias para uma rota de emoções realmente impactantes. Poderia ter investido esses poucos dias de nosso trajeto apenas explorando essas pequeninas cidades do Piauí, desde que há tanto o para ver e desfrutar que sinceramente acredito já estar precisando planejar uma nova viagem a estes estados. Boa parte das soluções de hospedagem possuem invejáveis detalhes adicionais para atrair o público que curte praticar kite-surf, assim como o BGK, um dos melhores hotéis de Barra Grande, que oferece várias amenidades a seus hóspedes, inclusive oferece aulas para principiantes e até mesmo kite-surfistas com maior experiência.

Chegamos a Paranaíba com tempo suficiente para realizar um dos principais passeios disponíveis aos turistas que visitam esta região do nordeste brasileiro, um passeio de barco pelo Delta do Rio Parnaíba para assistir ao espetáculo natural da revoada dos guarás. O tour partiu do Porto dos Tatus, em Ilha Grande, localizada apenas a 9 quilômetros de Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí, que também é considerada capital do terceiro maior delta em mar aberto do planeta (os outros dois são o Delta do Rio Nilo (Egito) e Delta do Rio Mekong (Vietnã)).

Catando caranguejos no meio do mangue no Delta do Parnaíba
Catando caranguejos no meio do mangue no Delta do Parnaíba

Um rio repleto de atrativos turísticos em um dos maiores deltas do planeta; munidos da ajuda de um condutor experiente para a embarcação e bons guias turísticos, foi possível explorar os principais mangues em busca de caranguejos (assim como nas fotos da montagem anterior) ou ainda atracar em uma das várias praias formadas pelo encontro do rio com as gigantescas dunas de areia fina. Em uma dessas paradas tivemos a oportunidade de mergulhar nas águas salobras do Rio Parnaíba, que estavam com a temperatura ideal para nos refrescarmos no decorrer do nosso trajeto. Este passeio de barco a motor foi capaz de transparecer a tremenda diversidade em fauna e flora resguardadas à contemplação dos visitantes deste belíssimo estado brasileiro.

Banho de rio no Delta do Parnaíba
Banho de rio no Delta do Parnaíba

Ainda molhados por conta do banho refrescante em um dos maiores deltas do nosso planeta, fomos convidados a encontrar novamente nossos lugares na embarcação para seguirmos rumo ao outro grande atrativo deste passeio no delta: a contemplação da revoada dos guarás, aves bem típicas nesta região, que apresentam coloração avermelhada devido à predominância de camarões em sua dieta.

Espetáculo: revoada dos guarás no Delta do Parnaíba
Espetáculo: revoada dos guarás no Delta do Parnaíba

Ancorados em algumas galhadas no meio do rio, disputávamos por um espaço na embarcação para conseguir enquadrar com perfeição a paisagem dos grupos de guarás que surgiam em meio às nuvens voando rumo a uma das árvores na primeira ilha próxima ao nosso grupo. O céu continuava em uma mudança de cores fenomenal enquanto contemplávamos aqueles pontinhos avermelhados cruzando as nuvens em busca do abrigo daquela noite que estava por vir.

Baile dos guarás no céu azul do Piauí
Baile dos guarás no céu azul do Piauí

Esta revoada dos guarás ficou registrada como um verdadeiro festival de cores que encheu nossos olhos até o momento em que o sol se pôs. Por um lado a felicidade era aparente ao contemplar a beleza desses pontos avermelhados colorindo o céu azul no final daquela tarde; por outro a beleza era tremendamente espetacular ao voltarmos nossos olhos para o ponto onde o rio encontra o mar e ver o sol majestosamente chegando ao final de mais um ciclo neste dia de aventuras na Rota das Emoções, um dos melhores roteiros turísticos no Brasil para quem ama contemplar o pôr do sol. Mas enquanto o sol definitivamente não tocava as águas do Rio Parnaíba, nós ficamos por ali ainda ancorados no meio do rio com um mix de sentimentos de alegria e liberdade proporcionados pelos eventos que estávamos contemplando neste momento da viagem.

Ancorados para contemplar a revoada dos guarás
Ancorados para contemplar a revoada dos guarás

Além de estarmos expostos à belíssima combinação de dunas de areia branca finíssima, densa vegetação dos manguezais e as águas escuras do rio, tivemos a oportunidade de ficar ali admirando a beleza dos guarás tingindo de vermelho intenso o azul do céu no Delta do Parnaíba. O passeio foi feito em lanchas com até 8 passageiros, ou em embarcações maiores tipo escuna, para até 60 passageiros. Saindo por volta das 2 da tarde, o passeio costuma ter pouco mais de 6 horas de duração, regressando para o Porto dos Tatus já depois de escurecer. Há ainda a possibilidade de fazer este passeio com mais tempo, maximizando assim o tempo dedicado à exploração das dunas e praias para no final do dia contemplar a revoada dos guarás e o sol se pondo no horizonte.

Revoada dos guarás no Delta do Parnaíba
Revoada dos guarás no Delta do Parnaíba

Bom, sobre o pôr do sol no Delta do Parnaíba, eu tenho pouco a dizer. Acredito que as fotos das montagens a seguir conseguirão expressar os sentimentos com maior fidelidade 🙂

Pôr do sol no Delta do Parnaíba
Pôr do sol no Delta do Parnaíba

Enquanto os últimos guarás encontravam o melhor lugar para repousar durante a noite, nós começávamos a nos organizar para voltar até a civilização, cada um com seu aprendizado e com aquele sentimento de que a nossa experiência no Piauí mal havia começado e já merecia ter repetição!

Belíssimo final de dia no Delta do Parnaíba
Belíssimo final de dia no Delta do Parnaíba

A seguir você pode conferir um breve vídeo que registrei enquanto o sol estava se pondo no horizonte. Logo após você pode conferir a galeria completa com as melhores fotos desta experiência na Rota das Emoções.


Pôr do sol no Delta do Parnaíba

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *