Uma grande money-machine, assim eu começo a falar sobre o Duty Free de Cancun. Já visitei tantas áreas de embarque ao redor do mundo que não teria outra expressão para definir este recinto que eles denominam ser um “free-shop“. Já fiz várias reviews de duties-free de aeroportos como o de Lima, de Bogotá, do Panamá, El Salvador, Puerto Iguazu, África do Sul e vários outros que ainda estão no editorial e sendo bem sincero, prezado leitor, eu não gastaria um centavo sequer neste aeroporto.

Tá bom! Você quer gastar não é! Eu sei! Eu também fico assim quando vou em um duty-free e até seria um pouco mais otimista dizendo que eu acabei gastando um pouco com alguns perfumes e com outro artigo que é figurinha de sucesso por aqui – as tequilas! E ainda arriscaria dizer que foi um grande erro deixar para comprar estes artigos no aeroporto, pois sinceramente, até mesmo nos supermercados de Cancun eu encontrei estes mesmos produtos com preços BEM mais acessíveis.

Free Shop de Cancun no México
Free Shop de Cancun no México

Então uma vez com um pouco de plata mexicana vá adiante! Gaste seus últimos pesos no duty free! Os preços são praticamente os mesmos de várias outras lojas de aeroportos, mas se a sua conexão te levará a passar pelo Panamá, ou ainda por San Salvador (o duty-free que mais amo nas Américas, depois de Miami é claro haha) então creio que possa ser mais prudente avaliar os objetivos antes de sair gastando.

Uma rede de lojas bastante conhecida por quem viaja pelas Américas é a Aldeasa. Elas estão presentes em praticamente todos os free-shops da América Latina (menos no Brasil é claro né amigão!), e os preços são muito legais! Opte por fazer suas compras nesse tipo de loja, regateie nos valores, exija desconto, brinde e tudo mais que tiver direito!

Aldeasa firme e forte no Duty Free de Cancun
Aldeasa firme e forte no Duty Free de Cancun

E se você abusou nas compras em Cancun e salvou todas os comprovantes então é chegada a hora de reaver um pouco da grana investida na viagem. Dentro da sala de embarque do aeroporto existe o TaxBack, que funciona da mesma forma que em outros países da América. Basta se dirigir ao guichê, aguardar a sua vez e apresentar o seu passaporte, bilhete de embarque e os comprovantes de compra (tem que exigir na hora da compra hein!)

E aqui também encontrei mais uma fonte de receitas do aeroporto de Cancun – internet! Isso, mas paga é claro! Afinal, tanta gente endinheirada passa por aqui todo dia precisando usar internet não é? Seria uma grande falta de empreendedorismo para os mexicanos prover internet grátis para os viajantes que utilizam o aeroporto interacional.

Internet que aceita grana e o TaxBack de Cancun
Internet que aceita grana e o TaxBack de Cancun

E se você tem fome! Nao é problema, desde que tenha algumas verdinhas no seu bolso, é claro 😉

Existe uma praça de alimentação, com algumas opções mega estadounidenses. Eu recomendaria muito comer antes de embarcar. A dica de ouro é aproveitar o restaurante que existe na entrada para a inspeção da sua bagagem de mão. Além de internet grátis para os clientes, eles tem preços hiper acessíveis para a qualidade dos pratos servidos. Agora uma vez dentro da área de embarque, um abraço! Tudo encarece absurdamente.

Praça de alimentação e próxima parada FLL!
Praça de alimentação e próxima parada FLL!

Eu não curti a idéia de ter sede por exemplo dentro da área de embarque. Poxa vida não há um bebedouro sequer! E o preço da água gira em torno de U$ 4,00 a garrafinha de 250ml. ESPERA AÍ! É exatamente isso! Não deixe de se hidratar bastante antes de romper para dentro da sala de embarque, pois água de graça só da pia do banheiro ou então dentro do avião.

Se você já foi nesse aeroporto, teve as mesmas experiências e percepções que o blogueiro aqui, então agradeceria o investimento de alguns minutos comentando sobre o assunto logo a seguir! Próxima parada – FORT LAUDERDALE! ARRIBATOUR!

 

Sobre o #ArribaTour

Esta foi uma excursão solitária realizada entre 23 de maio e 6 de junho do ano de 2012. Nesta oportunidade visitei as cidades mexicanas de Cancun, Playa del Carmen e Cozumel. Foram firmadas diversas parcerias entre este blog e algumas instituições do segmento hoteleiro do México. Experimentamos, com o objetivo de fazer as revisões dos seguintes hotéis: Quetzal Hostel e Hostal Chac Mool em Cancun, Hotel Lunata em Playa del Carmen e Mi Casa en Cozumel. Aos administradores dessas instituições, ficam nossos mais sinceros agradecimentos, por ter-nos recepcionado gentilmente sempre com o seu melhor! Todos os custos com diárias foram cortesia dos hotéis.

Após explorar o México por 7 dias, embarquei em um voo para os Estados Unidos (Fort Lauderdale), e desde esta cidade, em parceria com a Mobility – locadora de veículos, seguimos com nosso tour em uma incrível viagem de ida e volta até Kissimmee, cidade vizinha a Orlando. Aproveitamos nossa viagem a essa região dos Estados Unidos para conhecer o SeaWorld Parks, que também gentilmente ao conhecer nosso intinerários nos enviou os convites para seus parques sem custos adicinais de entrada.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *