Aí pensamos assim, a gente sai cedinho de Jerusalém, rompe em direção ao sul do país e tenta encontrar uma prainha no Mar Morto pra finalmente descobrir se é possível afundar ou não naquele lugar. No meio do caminho ( e do dia também ), eis que você muda de planos e rompe para o Parque Nacional Massada e descobre a melhor vista panorâmica que poderia encontrar, podendo contemplar o Deserto da Judéia de um lado e a paisagem distante do Mar Morto do outro. Bom, às vezes viajar sem planos pode ser interessante, mas de fato que eu não recomendo muito que você vá explorar o sul de Israel sem ter um plano perfeito traçado em sua mente. Eu quase fiquei sem rumos no meio do deserto, mas no fim tudo acabou dando certo.

A vista é sem igual e o calor de matar. Quando já não suportava mais caminhar pelos resquícios de um dos fortes mais bem planejados do Mundo Antigo, eis que era hora de voltar um pouco mais de ônibus até o ponto exato do Oásis En Gedi, distante apenas alguns minutos de Massada. Ali conhecemos um pouco das propriedades daquelas águas, comprovamos que realmente existe uma mola no fundo do mar e aproveitamos de sua lama rica em nutrientes e sais minerais para fazer um tratamento natural de pele, com direito a pedras de sal gigantes funcionando como agentes esfoliantes. Só que tudo isso cansa muito rápido e segundo as recomendações locais, não é bom ficar mais do que 30 minutos tomando banho naquelas águas. Depois de uma boa chuveirada de água doce, fomos pro ponto de ônibus que fica em frente a este manancial turístico do Mar Morto esperando que ainda existisse uma forma de chegar a Eilat, extremo sul de Israel, localizada às margens do Mar Vermelho.

Balneário de praia em Israel: Eilat
Balneário de praia em Israel: Eilat

Por sorte ainda existia um último ônibus que passou por volta das 6 horas da tarde e aceitou nos levar mesmo estando lotado. Se tivessemos perdido esse ônibus teríamos que nos virar para voltar até Jerusalém, pagar outra diária na Cidade Antiga e no dia seguinte percorrer tudo novamente, um verdadeiro atraso na viagem. Nosso caminho até Eilat foi um tanto quanto rápido, não mais do que 3 horas e estávamos desembarcando neste importante balneário de praias que faz fronteira quádrupla entre Egito, Jordânia e Arábia Saudita.

Esta é uma importante e movimentada cidade portuária israelita no Mar Vermelho, lugar responsável por atrair turístas das mais diversas nacionalidades em busca das aventuras reservadas pelas águas calmas e cristalinas deste mar que banha suas praias. Apesar de ser um importante destino nacional e internacional, buscado por mergulhadores de todo mundo, a vizinha jordâniana Aqaba, ainda é um destino mais popular para a prática de mergulho com cilindro, além do que mais econômico.

Passeando próximo às praias do Mar Vermelho em Israel
Passeando próximo às praias do Mar Vermelho em Israel

Por ser uma zona livre de impostos, Eilat possui vida noturna e comercial bastante agitadas. Passeamos várias vezes ao longo do grande calçadão à beira mar e comprovamos que realmente existem lojas de várias marcas mundiais vendendo produtos a preços que em minha opinião não são tão interessantes quanto os praticados aqui nas Américas. Há também um sítio turístico muito popular nesta cidade chamado Dolphnarium (Reef HaDolphinim), uma praia particular realmente paradisíaca, onde é possível ter encontros com golfinhos, praticar snorkel e descansar na estrutura que existe na beira da praia.

Meus dias em Eilat foram reservados para recarregar as energias, nosso point de mergulho ainda seria do outro lado da fronteira, porém desfrutamos bons momentos de banhos na água gelada do Mar Vermelho e apreciamos fantásticos finais de dia.

Pôr do sol no Mar Vermelho em Israel
Pôr do sol no Mar Vermelho em Israel

Foram duas diárias em Eilat e na manhã do segundo dia já estávamos de pé bem cedo pela manhã seguindo nosso itinerário rumo à Jordânia, tema dos próximos capítulos de nossa saga pelo Oriente Médio. Finalmente estaríamos de volta às arábias para mandar ver em 5 tanques nas águas cristalinas desse oceano lotado de vida! Acompanhe de perto nossos próximos relatos sobre o Mar Vermelho, Petra e outros destinos fantásticos nesta nova nação explorada pelo Blog Boa Viagem.

Veja alguns vídeos sobre essa matéria


Papeando em Eilat: Mar Vermelho em Israel


Caminhando pela orla do Mar Vermelho em Eilat – Israel

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Olá, muito bom seu relato sobre Eilat, gostaria de saber qual o melhor aeroporto de Tel Aviv é melhor para sair para Eilat, Ben Gurion ou Sde Dov?

  2. Estive em ISRAEL no peíodo de 05 à 19/11/2016, antes Emirados Árabes, mas que pena que não conheci este paraíso, pois estive na Fortaleza de Massada do Rei Herodes, no Mar Morto, Tiberíades, Tel Aviv e Jerusalem, fui também a Belem e Jericoh, mas como estava com um pacote de uma agencia, temos que cumprir o roteiro deles,, fica pra outra, obigado pela dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *