Dias atrás visitamos mais uma vez um lugarzinho bem especial perto de Caldas Novas chamado Esplanada do Rio Quente.

Muito além dos resorts, hotéis e pousadas de nível mais elevado que rodeiam Caldas Novas, o Rio Quente prevalece sendo um rio, que corre pela serra de Caldas, passa pela antiga Fazenda das Águas Quentes (onde se originou o atual Rio Quente Resorts) e segue seu rumo para desaguar nas águas frias de um rio próximo a Piracanjuba, já ao sul do Estado de Goiás.

Esplanada do Rio Quente em Goiás

A cidade do Rio Quente está em posição geográfica privilegiada, próximo de Goiânia, Brasília, Uberlândia, Uberaba, São Paulo (cidade) e do rico interior paulista. Este rio em minha opinião é uma dádiva divina, disponível a todos, e que por vez ou outra pode estar sendo subutilizado pelas garras capitalistas do turismo exacerbado no local.

Aliás, esse humilde rio tem uma grande, GIGANTE missão. Além de suprir boa parte das necessidades do Rio Quente Resorts, ainda existem campings, hotéis, pousadas e muita gente que usufriu da qualidade termal exclusiva do rio quente.

Rio de água quente no município do Rio Quente em Goiás 

Rio de água quente no município do Rio Quente em Goiás (média de 30ºC)

Hotéis, Resorts, Pousadas e muitas hospedagens

Hotéis, Resorts, Pousadas e muitas hospedagens na Esplanada do Rio Quente

Este rio, que a natureza persiste em manter com a temperatura média variando entre 30 e 38ºC está disponível para todos os bolsos.

Vale a pena acampar na Esplanada do Rio Quente!?

Se você não possui o interesse de gastar cifras acima de 3 casas para passar uma diária usufruindo dos prazeres proporcionados nesta maravilha natural, então a Esplanada do Rio Quente pode ser uma alternativa economica e interessante para você.

Camping Esplanada - Natureza, Sombra, Água naturalmente quente e carne assada!
Camping Esplanada – Natureza, Sombra, Água naturalmente quente e carne assada!

Todo mundo atualmente conhece a cidade de Caldas Novas (GO), como a cidade do Rio Quente. Mas isso até um certo ponto é um equívoco, já que o Rio Quente que escorre da serra de Caldas não chega quente até Caldas Novas (Caldas está a mais ou menos uns 40 kilometros de distancia da serra do Rio Quente).

Agora o que nem todos sabem é que além de Caldas Novas existe esta cidade do estado de Goiás chamada Rio Quente, onde está localizada a Pousada do Rio Quente e é bastante rica em hotéis/hospedagens e resorts de alto nível aos quais foi dada a graça do tal do Rio Quente passar literalmente dentro do hotel.

Esplanada do Rio Quente

Esplanada do Rio Quente

Antigamente esses hotéis eram campings, que com o passar do tempo e com a intensa atividade turística da região, se desenvolveram e hoje se transformaram em mecas das águas quentes com uma estrutura de lazer invejável e que preservam o rio de águas termais em seus fundos. É isso mesmo que você ouviu. O Rio passa dentro dos hotéis/resorts da Esplanada do Rio Quente. É neste setor que estão localizados 3 hotéis do complexo Rio Quente Resorts, que hoje é considerado o maior parque aquático da América do Sul.

Sendo assim, se você pretende realizar um passeio um pouco mais roots, você deve optar pelo camping existente na Esplanada do Rio Quente. Eles não tem site na internet e o telefone fixo para reservas e agendamentos é o (64) 3452-1341.

O custo para adentrar ao camping é de R$ 12,00 por pessoa.

Os custos para acampar são ocilantes e variam conforme o período do ano.

O próprio slogan do camping é bastante convidativo: Sombra e Água Quente. No slogan deles deveria vir também Fumaça de Churrasco, latinhas vazias, um pouco de sujeira, porém um rio limpo e preservado e muito mais churrasco! Todo mundo que eu vi estava envolvido em uma “carne assada”. O brasileiro definitivamente ama fazer um churrasco, ainda mais na beira de um rio de águas quentes. O cidadão pega a sua latinha de cerveja estupidamente gelada, a tábua completamente cheia de carne picada e vai para o meio do rio degustar do pecado capital da gula em meio ás águas calientes!

Camping Esplanada - Tem de tudo!

Camping Esplanada do Rio Quente – Tem de tudo!

Como é o camping da esplanada do Rio Quente

Caminhei por trilhas e mais trilhas que ligam o rio ás pousadas e terrenos daquela região. Fiquei hospedado no Vivendas Hotel e farei um post exclusivo para falar sobre o ótimo atendimento a custo acessível do pessoal de lá. A vantagem de estar hospedado nesse recinto foi única! Eu tinha o rio de água quente passando no fundo do hotel, gastava 5 minutos para chegar até lá e o melhor! O rio era só meu, ou pelo menos o que sobrou dele…

Eu nas águas quentes do Rio Quente

Eu, nas águas quentes do Rio Quente – o Rio é quente mesmo!

Concluindo

Visitamos a Esplanada quase sempre que vamos ao Rio Quente. É quase que uma parada obrigatória pra poder entrar em contato direto com a natureza oferecida pelo vilarejo localizado ao lado de Caldas Novas. Se você está em Goiás e procura um lugar tranquilo para se hospedar em contato com a natureza, não deixe de conhecer a Esplanada do Rio Quente.


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
56 comentários publicados
  1. pagamos ”MUITO CARO” por agua quente, nao temos nenhum conforto alem da agua, os banheiros estao sempre muito sujos, nao tem chusrrasqueira, fogao caipira, nem tao pouco torneiras proximas, é sempre muito tumultuado e barulhento. devia proprocionar mais conforto para as pessoas que querem lazer, descanso, e tranquilidade. sai de Goiania e fiquei muito decepicionada com o lugar. VEM A NOVA FATIMA NO RECANTO E FAMILIAR E VERAS O QUE E BOM ATENDIMENTO E EXEMPLO DE LUGAR BOM

  2. planejo passeio aproximadamente 40 pessoas

    só dia 11/07/2010

    só picina

    qual  valor por pessoa?

    posso levar alimento? qual h. de asseso?

    1. Jéssica, com certeza tem sim! Quando visitei a esplanada existia uma infinidade de carros estacionados com barracas em volta dentro da própria esplanda. Entre em contato com o pessoal de lá através do telefone  (64) 3452-1341  e se informe sobre os custos para a quantidade de pessoas da sua turma ok!? Ahh…, vale lembrar que o custo por pessoa para a entrada/dia era de R$ 12.00.

  3. Queria saber se tem como fazer reserva, gostariamos de ir dia -05 de setembro e ficar ate dia 07 de setembro???? e quanto custa por pessoa?

  4. eu estou querendo passar 2 dias ai,dia 14 e 15 do feriado de novembro e queria saber quanto fica por pessoa pra ficar o domingo,dormi e ficar segunda feira,e se criança paga,quero ficar na esplanada do rio quente camping,espero resposta…

  5. Muito bom esta divulgação de lugares lindos como Rio Quente, e sem dúvida alguma, melhor ainda, é mostrar para todos que podemos nos divertir e curtir a natureza gastando pouco.

    Já acampei na Esplanada! É um lugar muito bom, limpo, organizado, familiar e é próximo do comércio da cidade do Rio Quente o que nos proporciona um maior conforto.

  6. ola ja conheço o esplanda adorei mas gostaria de saber quanto fica p/ acampar no feriado de semana santa que sera em abril nos dias 21/22 somos 2 adultos /01 criança de 12 anos  /1 de 7 anos e ate quantos anos naõ paga  aquardo retorno .quanto esta a diaria fora dos dias de temporada .

  7. gostaria de saber qual e o valor para ficar acampado dois casais , ficar sabado e domingo OKS

    tambem tem 3 criancas uma de 3 5 7 anos

    quais sao os valores

  8. eu gostaria de saber o preço nos somos ao total:12 adultos e duas crianças uma de 2 anos e uma de 1 ano queriamos saber quanto que iria ficar nao temos grana pra pagar alguma coisa mais cara então temos descontos kkkk por favor!!!!!

  9. Gostaria de saber qual é o valor pra acampar chegando na sexta a noite e saindo no domingo, um casal

  10. Quero saber quanto fica a diária. E se formos em quantidade maior como por exemplo 25 pessoa se tem desconto iremos passar o dia.

  11. Gostaria de saber quanto é a diaria por pessoa para passar o dia. Como vamos com um grupo de 44 pessoas quanto vcs fazem para mim com o desconto. Sou responsavel pelo grupo. Ida dia 18/12/2011

  12. quero saber quanto fica pra 3 casais passar  o final d semana  chegando ai na sexta a tarde e sair no domingo a tarde

  13. Valores para fim de semana sabado e domingo para dois casais e duas criancas e um carro.

    Aguardo Contatos:

    Att: Landsteiner Ferreira

  14.  na semana santa, sabado e domingo, quanto fica para 02 adultos 02 crianças??

    meu fone (62) 3932 5694

  15. quantas pessoas cabem em um hotel da para caber dez pessoas e claro que nos vamos levar colchoes emflaveis mas seria capaz de caber esse tanto dez por que sao duas crianças e na onde nos vamos nos precisa de saber porque eu nao vou sem levar minhas filhas nunca precisou na onde que eu vou eu levo ela???

               obrigado(a)

    1. Olá!

      Nós aqui só visitamos este destino e trouxemos as dicas do lugar para vocês! Infelizmente não fazemos reservas! Para verificar questões de valores, hospedagem, e afins vocês devem LIGAR para o telefone deles, que até então era o (64) 3452 – 1341.

      Nós aqui do blog não temos vínculo algum sobre este destino.

  16. to indo pra lá na sexta agora acampar, relaxaaaaaaaar e curtir a natureza, cervejinha, água quente que adoro e claro meu amor lindo…

  17. ESTAREMOS INDO DE MOTORHOME NO FERIADO, tem que fazer reserva? O NOSSO É DE 7.30MTS. FIZEMOS UM ESTUDO E PELOS COMENTÁRIOS SOBRE SOM AUTOMOTIVO, E QUE NÃO É PERMITIDO BARULHO, VAMOS TESTAR.

    GRATO.

    NEYLA

  18. oi esto de ir para rio quente gostaria de conhecer a espalnada por tanto gostaria de saber se vcs tem chales ou apartamentos qual o valor das diarias a somos 13 pessoas entao locariamos de 2 a 3 chales, gostaria de saber valores e como funciona ai. estou pretendendo ir ai nos dias 9,10,11 de agosto favor me responda o mais rapido possivel, para sanar a minha duvida e para q possamos nos plnejar. sem mais obrigaodo.

  19. OLÁ , VOU PRO RIO QUENTE NESSA SEXTA-FEIRA E QUERO QUE VCS TAMBÉM VÃO LÁ POIS JÁ OUVI FALAR MUITO BEM DE LÁ ESTOU LOUCA PRA CHEGAR O DIA ATÉ

  20. Para os que procuram um camping para descansar, levar os filhos e a família, já aviso com antecedência: este camping NÃO serve à você! Estive lá no último carnaval, mais precisamente cheguei no sábado. Levei esposo, filha de 1 ano e 9 meses, mãe e pai. Costumávamos ficar lá quando Rio Quente ainda era pequena e não chamava tanta atenção turística. Tínhamos a lembrança saudosista de um camping tranquilo, com um rio de água quente que soltava ‘fumaça’ ao amanhecer. Chegamos, no estabelecemos, e já de cara, dois outros usuários que passaram o dia com o som do carro ligado. Apesar the péssima escolha musical – funk proibidão, compreendemos que até as 22h, cada um que queria pode fazer o barulho que desejar…Às 21:45 fomos a primeira vez até à Administração para solicitar a presença de um funcionário do camping para que solicitasse aos vizinhos barulhentos que baixassem o som, por ser próximo das 22h, visto que haviam crianças e idosos acampados e sinceramente, já estavam todos cansados de ouvir as mesmas músicas em repetição infinita durante todo o dia. O ‘gerente’ disse que ia passar nas barracas solicitando, mas o que vimos foi um descaso com regras internas INEXISTENTES no Camping Esplanada. Ao retornar para minha barraca, novamente, os vizinhos aumentaram o som. Fui até a Administração e pedi providências, pois já passava das 22h. Os funcionários fizeram que iam resolver, mas a situação continuou. Avisei ao gerente que, caso eles não providenciassem solução, que eu sairia do camping pra procurar outro lugar onde minha filha conseguisse dormir. Fui novamente para minha barraca, dei mais alguns minutos, e a situação continuou a mesma. Foi quando eu retornei uma terceira vez até a Administração, e lá, requisitei a um funcionário o telefone the Polícia, pq eu mesma iria ligar para pedir o aparato policial e garantir a lei do silêncio. Frisei que o camping precisava pensar nos outros usuários que precisam e querem descansar, e que um dia inteiro de som ligado no último volume me parecia justo que agora estes cedessem aos outros usuários pelo menos 8 horas de sono tranquilo. Acontece que um dos filhos do antigo dono, que foi muito amigo de meu pai, diga-se de passagem, saiu do ‘bar’ na frente the portaria, de modo completamente rude e começou a me questionar o porquê the exigência do silêncio. Eu disse a ele que eles poderiam facilmente resolver a questão aplicando MULTAS aos usuários, e avisando na entrada, e colocando placas sinalizando as regras básicas de convivência. Acontece que esse tal Senhor foi aumentando seu tom de voz, e passou a me atacar, referindo-se inclusive, à minha vida pessoal com meu esposo, partiu pra cima de mim, como se FOSSE eu a causadora de seus problemas, me agrediu verbalmente e ainda orientou seus funcionários à me cobrar uma diária e meia, sendo que eu estava a 13 h dentro do estabelecimento dele. Eu o informei que eu iria ao PROCON, e que se ele continuasse com aquele tratamento, que iria também à delegacia, e que ele estava enganado ao tratar com tanta falta de respeito antigos amigos de seu pai. Que o camping infelizmente tinha decaído em qualidade e que ele sequer conseguia conduzir seu negócio, visto que quem dita as regras são os usuários, e não o contrário. Mesmo fazendo reclamações SOBRE O CAMPING, o mesmo continuou a me atacar de forma ‘pessoal’, se inferindo sobre a maneira como eu conversava com meu marido, querendo me taxar de uma pessoa desequilibrada. Um outro irmão dele entrou na discussão, mandando que ele calasse a boca e ficasse em outro lugar. Me pediu desculpas e chamou a polícia. Eu lhe informei que fiquei extremamente chateada em sair the minha casa para procurar descanso e ser obrigada a ouvir do dono do estabelecimento que ‘se eu procurava silêncio, deveria ter ficado em casa’. Dessa frase, você, leitor, pode influir o respeito com que os campistas – aqueles que de verdade amam este hobby, são tratados neste local. O valor the diária também é outro absurdo. No site eles informam R$25,00 por pessoa a diária para apenas passar o dia, e R$50,00 para o campista – a diária. Chegando lá fomos informados do valor real R$60,00 a diária por pessoa. NÃO RECOMENDO. O CAMPING ESTÁ TOTALMENTE DESORGANIZADO. Fica o aviso.

  21. Eu queria saber quem foi lá recentemente, o valor q tá hj da entrada, fui lá em 2001,ainda não tinha filhos, na quinta e sexta eu gostei, mas no sábado lotou, muito som. Hj tenho crianças e quero saber como tá hj, se no meio de semana é tranquilo e também o valor, tô pensando de ir em julho, passar pelo menos um dia. Obrigada.

  22. La é bom pra encher a cara pois nao tem regras, alias tem mais nao sao cumpridas kkkkfica a dica cachaceiros de plantao

  23. O lugar é muito bonito mas….para quem procura sossego não é bom já que muitos carros colocam som muito alto ao mesmo tempo pertubando a paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *