Quando em penso em pôr do sol, não há como esquecer os momentos que vivi na Rota das Emoções, explorando 3 estados do Nordeste brasileiro. Acredito seriamente que ali podemos contemplar grandiosas paisagens. Já estive em vários lugares do mundo, visitei países em todos os continentes do planeta, entretanto creio estar correto ao afirmar que: certeza de pôr do sol bonito, está bem por aqui em nosso país, logo ali no Nordeste brasileiro. Não importa qual o destino escolhido, tampouco o tempo que podemos investir em cada um deles. O que importa é encontrar um lugar ao sol, comprar uma bebida gelada e desfrutar da paisagem.

Hoje venho até aqui para compartilhar de alguns das boas recordações adquiridas nos finais dos meus dias enquanto visitei Fortaleza, Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e Barreirinhas, destinos turísticos localizados respectivamente no estados Ceará, Piauí e Maranhão.

Pôr do Sol em Fortaleza

Se um dia você decidir realizar a Rota das Emoções, seja começando por São Luís (e depois Barreirinhas) ou Fortaleza (e depois Jeri), não importa muito o itinerário, sempre reserve um momento para contemplar o final do dia. Eu estava cansado no meu hotel por volta das 5 da tarde quando decidi que deveria sair para dar uma caminhada na praia. Eu estava em Fortaleza. Fui completamente tomado por sentimentos bucólicos enquanto contemplava o céu sendo tingido por tons fortes de dourado. O sol vagarosamente caminhava rumo ao outro lado do mundo, sendo o grande protagonista de uma paisagem de tirar o fôlego!

Fantástico fim de dia em Fortaleza para começar a Rota das Emoções no dia seguinte
Fantástico fim de dia em Fortaleza para começar a Rota das Emoções no dia seguinte

E se em Fortal o final do dia já é sensacional, o que poderíamos dizer sobre os outros lugares tão incríveis dentro do Ceará?! E aqui não estamos tratando apenas de Jericoacoara, o destino queridinho deste espetacular estado brasileiro, saiba que tem muita paisagem esperando pela sua visita em Canoa, Cumbuco e imediações também!

Pôr do Sol em Jericoacoara

Sabe aquele sentimento de paz que invade a alma quando o dia está prestes a chegar ao fim? Some a esses anseios, a beleza do sol beijando o oceano, enquanto você pode estar sentado no topo dos mais de 30 metros de altura da formosa duna do pôr do sol, localizada ao lado do emblemático vilarejo praieiro cearense de Jericoacoara. Sinto até hoje o calor do dia que ficou retido nas finas areias da duna. Consigo inclusive fechar os olhos e sentir o rebolado do vento soprando a areia da duna, bagunçando o cabelo, ahh Jeri, se você fosse aqui do lado de casa, eu não sairia dessa duna 😀

Assistindo ao espetáculo nas areias da Duna do Pôr do Sol em Jeri
Assistindo ao espetáculo nas areias da Duna do Pôr do Sol em Jeri

Já visitei diversos lugares realmente convidativos para assistir a esses espetáculos singulares de cada dia. Entretanto em nenhum dos destinos passei, consegui sentar numa duna tão grande. A duna do pôr do sol serve de arquibancada para a grande maioria dos visitantes e locais, que rompem em procissão por volta das 17 horas rumo ao topo. É o que há de melhor em Jeri, sem medo de errar 😉

Céu tingido de vermelho em Jericoacoara
Céu tingido de vermelho em Jericoacoara

Os fins de dia são a parte do dia mais agradável para quem está curtindo Jeri por uma temporada. É bom ter tempo suficiente para curtir o final do dia lá da praia também. Com a maré baixa é possível caminhar longe dentro do mar para conseguir tomar banho ou nadar. Era comum perceber que um ou outro casal de turistas apaixonados tentava encontrar o lugar ideal pra chamar a Jericoacoara de “só nossa”. Se você ainda não conhece, não perca mais tempo! Vai pro Ceará?! Obrigue-se a conhecer Jeri, você ainda vai me agradecer um dia por isso ;D

Palco do pôr do sol: uma das praias mais lindas do Brasil
Palco do pôr do sol: uma das praias mais lindas do Brasil

Sabe qual é o bônus de quem vai pra praia caminhar?! É possível explorar piscinas naturais que se formam com a queda no nível do mar, sendo de fato possível inclusive tomar banho em algumas delas. O bom mesmo é contemplar esses lugares, desde que transbordam natureza por todos os lados. A praia de Jeri se transforma em um palco mágico com direito a efeitos luminosos nos céus e plateia de turistas na duna. É demais ou não é!?

Duna do Pôr do Sol em Jericoacoara - Ceará
Duna do Pôr do Sol em Jericoacoara – Ceará

Optando por iniciar a “Rota das Emoções” via Jericoacara, é certeza absoluta que poderá obter momentos memoráveis já nos primeiros dias de sua viagem! Faça o possível para conhecer as duas faces do pôr do sol. Seja plateia um dia, no outro faça parte do palco caminhando na praia sem rumo, conversando com os locais que encontrar pela frente, pensando na sua vida, nesse instante faça o possível para recordar de momentos agradáveis. Libere espaço na sua mente para conseguir capturar todas as variações de cores que o céu vai te proporcionar. É mais do que espetacular!

Sol se pondo no oceano
Sol se pondo no oceano

Acredito que de 3 a 5 dias são mais do que suficientes para que você possa não somente conhecer, mas desfrutar das belezas únicas que só podem ser encontradas nessa parte do nosso Brasil. Acredito que Jeri, por si só, já é mais do que um prato farto para uma viagem até o Nordeste brasileiro, entretanto perceba que esta é somente a ponta do iceberg chamado “Rota das Emoções. Acredite no cara que lhe escreve. Visitando Jeri, você vai querer entrar em um 4×4 e seguir o seu caminho para o próximo destino neste roteiro: a cidade de Parnaíba e um dos maiores deltas do planeta.

Pôr do Sol no Delta do Parnaíba

Seguramente posso afirmar que este é um dos segredos mais bem guardados do nosso Nordeste. Região abençoada por grandiosas riquezas naturais, fauna e flora abundantes, mangues, dunas, resorts e barzinhos nas praias e o todas as paisagens espetaculares que o Rio Parnaíba proporciona a seus visitantes.

Fim do dia no Delta do Parnaíba
Fim do dia no Delta do Parnaíba

Quando o sol começa a querer minguar, os tons avermelhados resplandecem por todos os lados que você conseguir olhar. Eu particularmente gostava bastante das cores douradas que o rio ia adquirindo enquanto uma suave brisa ia tomando conta do ambiente em geral. Na oportunidade em que consegui conhecer o Delta, conseguimos ver de tudo um pouco, porém a grande surpresa veio quando o sol já tinha quase ido embora!

Pôr do sol em um dos maiores deltas do planeta
Pôr do sol em um dos maiores deltas do planeta

Veja o quanto é um passeio interessante: você sai navegando em um barco em um dos maiores deltas do mundo, conhecendo vida selvagem, explorando manguezais com caranguejos exóticos, visitando praias desertas, subindo em dunas de areia que podem não estar ali na outra semana, é verdadeiramente um passeio completo para quem deseja ir à fundo nas maravilhas do nosso Nordeste.

Revoada dos guarás no Delta do Parnaíba
Revoada dos guarás no Delta do Parnaíba

Pôr do sol em Barreirinhas

O outro destino que visitamos na Rota das Emoções foi a cidade de Barreirinhas, já no estado do Maranhão. Nossa viagem foi em um 4×4 pelas praias, com um visual realmente impressionante, porém em um certo momento passamos a viajar em um barco pelo Rio Preguiças. Esta é um dos municípios considerados “portais” para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Fim do dia no Rio Preguiças
Fim do dia no Rio Preguiças

Olha que pôr do sol mais tranquilo…, apesar do rio ser um pouco escuro ainda reservamos um tempinho para nadar um pouco antes que caísse a escuridão da noite. Eu acredito que momentos assim conseguem ser marcantes em uma viagem, são coisas que acontecem sem a gente esperar, não é mesmo!?

Pôr do sol em Barreirinhas, no Maranhão
Pôr do sol em Barreirinhas, no Maranhão

Se você quer saber mais detalhes sobre os destinos da Rota das Emoções, recomendo a leitura dos seguintes posts:

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *