Fala galera! Tudo na paz? Espero que sim! Hoje estou aqui para compartilhar com você a experiência de fazer uma trilha em Praslin, nas ilhas Seicheles. Sem querer a gente foi parar em um lugar fantástico para admirar a vista e conhecer um pouco mais sobre a cultura local. O nome do lugar era Fond Ferdinand e fica bem no centro da ilha de Praslin.
Embora o Vallée de Mai seja a principal atração de Praslin, uma alternativa bem interessante que encontramos para explorar a natureza na ilha de Praslin foi visitar a Reserva Natural Fond Ferdinand.
Índice desta matéria
Fond Ferdinand, trilha em Praslin
Esta reserva natural foi inaugurada ainda em 2013, então este parque não é muito conhecido por todos que visitam Praslin e as Ilhas Seychelles.
Quando as ilhas Seicheles ainda faziam parte do supercontinente Gondwana, muitos anos antes de se dividir nos continentes atuais, esta área estava imersa em uma diversidade única de plantas e animais que são únicos deste ambiente, unicamente por conta de seu isolamento geográfico.
O grande barato em fazer essa trilha na ilha de Praslin é aproveitar da oportunidade que Fond Ferdinand oferece aos visitantes da ilha para conhecer um pouco mais sobre essa exuberante diversidade ecológica e no fim do passeio ainda desfrutar de uma das vistas mais lindas de Praslin.
Como chegar em Fond Ferdinand
Para conseguir encontrar o lugar onde começa a trilha, num primeiro momento pode ser meio complicado, mas vou te dar a dica: basta ficar de olho na estrada e tentar avistar uma placa vermelha com branco no estacionamento de Anse Marie-Louise. Você pode visitar o lugar tanto se for de ônibus ou carro alugado.
O grande problema é você organizar o itinerário para conseguir visitar ao menos uma das atrações de imersão em florestas das Seicheles. Afinal de contas, Praslin é o lar de algumas das praias mais lindas do mundo!
Em Praslin você pode visitar o Fond Ferdinand, que é esta atração que relatamos por aqui, ou conhecer o Vallée de Mai que inclui várias espécies protegidas, foi declarada Reserva da Natureza em 18 de Abril de 1966 e Parque Nacional em 1979.
A seguir estou compartilhando com você o ponto exato desta atração na ilha de Praslin, para se localizar melhor, basta seguir na única rodovia de Praslin e descer próximo à Anse Marie-Louise, não tem erro!
A estrada que leva até lá é bastante larga, com curvas acentuadas. O centro de visitantes da reserva é bastante simples, mas os funcionários estão sempre felizes em ver novas pessoas!
A caminhada até o topo dar reserva é paga e realizada com um guia a preços realmente bem acessíveis. São 800 metros de passeio contemplativo em meio à exuberante natureza de Fond Ferdinand e no topo temos uma vista privilegiada de Praslin.
A trilha em si não é tão complicada. Bem sombreada e repleta de árvores nativas, o maior problema é o calor!
Você deve levar um boné, protetor solar e também uma garrafa de água, que poderá ser recarregada ao longo do caminho nas fontes de água mineral super cristalina que encontra-se no meio do caminho.
A casa do Coco de Mer
As medidas modernas de conservação aplicadas a Fond Ferdinand visam precisamente eliminar as espécies de plantas invasoras, bem como as introduzidas pelos seres humanos, e garantir consistentemente o caráter original do vale como lar do Coco de Mer.
Ao visitar as Seicheles e mais precisamente uma reserva ambiental como Fond Ferdinand, será possível conhecer o Coco de Mer, a maior semente do mundo.
Ele é particularmente admirado pelos visitantes das Seicheles, sendo a razão do status de patrimônio mundial do Parque Nacional da floresta Vallée de Mai.
Ao caminhar por regiões tão preservadas quanto essa que encontramos em Fond Ferdinand é possível seguir os vestígios da pré-história nesta área de floresta intocada, inalterada por milhões de anos, e conhecer todas as seis espécies endêmicas de palmeiras que podem ser encontradas aqui.
O ponto alto desse passeio é sem dúvidas chegar até o topo e ter a oportunidade de contemplar o visual paradisíaco da ilha de Praslin.
É importante frisar que ao longo de todo o caminho nosso guia, um senhor na casa dos 60, foi dando explicações sobre a diversidade das árvores e conseguiu subir os 800 metros de escadas como um jovem adolescente de 15 anos 😀
Vale a pena fazer uma trilha em Praslin ou não vale?!
Eu gostei demais de ter a oportunidade e poder conhecer Fond Ferdinand, de fato acredito que uma viagem até as Seicheles precisa incluir um passeio de imersão na natureza, que tem árvores e animais que são únicos no mundo inteiro!
Já conhece as Seicheles?! Deu vontade de conhecer?! Pois então solta o seu comentário logo a seguir, vai ser um prazer continuar conversando sobre esse lugar com você!