Esses dias atrás a amiga Monique Ribeiro, do blog Diário Radical, entrou em contato comigo para saber se eu já havia visitado o Morro de São Paulo e quais eram as dicas para desfrutar desse pedacinho de paraíso no sul do estado da Bahia. Bom, é claro que recomendei a ela uma visitinha na categoria de posts do blog sobre a Bahia e de quebra vou dar uma colher de chá para ela tirando uma dica do fundo do meu arquivo fotográfico. Como ainda tenho umas matérias para arrematar o tema, vou dar continuidade ao já publicado catalogando mais essa experiência aqui no meu diário de bordo: o dia que tomei um banho de argila na Praia da Gamboa no Morro de São Paulo.

 

Gamboa no Morro de São Paulo

raqueles que não conhecem, a Gamboa é uma praia que fica muito próxima do vilarejo do Morro de São Paulo! Tão próxima que incentivo os turistas que vão visitar essa região da Bahia, que façam questão de fazer a agradável caminhada até esse local, desde o cais do Morro não vai ser necessário mais do que 20 minutos (são cerca de 2 kilômetros!). Muita gente procura esse lugar para aproveitar a calmaria do mar, a bela praia de areias finas e os banhos de argila. Segundo os guias locais essa argila tem propriedades medicinais, sendo muito benéfica para limpeza de pele, e chegam a afirmar que ajuda no rejuvenescimento! (por conta e risco deles hein!)

Banho de argila na Pria da Gamboa no Morro de São Paulo
Banho de argila na Praia da Gamboa no Morro de São Paulo

Os guias vão caminhar com os turistas até a ponta da praia da Gamboa, onde poderá encontrar várias pedras de argila, que com a mistura da água do mar se espedaçam, formando um caldo grosso que pode ser aplicado na pele do rosto, corpo em geral e há aqueles que mandam argila até nos cabelos!

Vários guias vão lhe oferecer esse passeio para ser feito combinado com outros, mas se você é um turista esperto, que lê sempre as nossas dicas, vai saber que esse passeio pode ser bem mais divertido (e barato) se você realizá-lo por conta própria! Basta fazer a caminhada e desfrutar a praia! Muitas vezes pode-se fazer a travessia do Morro para Gamboa pela orla do mar, mas só é legal fazer isso quando a maré está baixa! Na época que visitei o Morro existiam guias cobrando R$ 200,00 para este passeio (para um grupo de 4 turistas), o que é complicado pois é possível fazê-lo sem gastar nada, mas isso vai da prioridade de cada grupo!

Passeio típico ofertado aos turistas que visitam Morro de São Paulo<
Passeio típico ofertado aos turistas que visitam Morro de São Paulo

No meu caso exclusivo decidi fazer esse passeio com um guia pois visitei outros lugares na mesma oportunidade! Esse pode ser um lugar legal pra quem deseja fugir do burburinho do centro do vilarejo de Morro de São Paulo! Além de possuir ótimas opções de hospedagem, a Gamboa também tem restaurantes familiares muito bons, servindo sempre cardápios com toda a base da culinária baiana! É cada bobó de camarão, cada moqueca de pescados que dá água na boca só de escrever e lembrar!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *