Olá amigos e amigas que acompanham os conteúdos do Boa Viagem, tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje vamos falar sobre Habana Vieja, um bairro localizado no centro de Havana, a capital de Cuba. Eu tirei 7 dias para explorar só a capital cubana e boa parte do meu tempo foi investido caminhando pelas ruas, me perdendo no tempo e nos cruzamentos das ruas de Havana e hoje estou aqui para compartilhar com vocês 40 fotos que conseguem descrever muito bem um pouco do cotidiano da velha Havana.

Antes de seguir adiante e comentar um pouco sobre cada uma das fotos que ilustram essa matéria, eu gostaria de te convidar a ler outras matérias sobre Cuba que já foram publicadas aqui no blog. Confira a seguir a lista de posts sobre este destino que já foram publicados:

Nas matérias relacionadas na lista anterior você vai conseguir ler conteúdos autênticos e obterá informações valiosas caso opte um dia em visitar esta ilha do Caribe. Apesar de desafiadora, uma viagem para Cuba pode ser a chance de voltar alguns anos atrás e vivenciar um destino em que a internet não está 100% disponível a todo momento. Em tempos onde a internet é um insumo fundamental para qualquer viajante se localizar bem, ter a chance de visitar um país com limitações neste quesito pode ser de fato libertador para mentes aprisionadas pela tecnologia rotineira do nosso dia a dia.

Vista da janela de um apartamento em Habana Vieja
Vista da janela de um apartamento em Habana Vieja

E olha que este não é o ponto mais complicado em uma viagem para Cuba: compreender as diferenças entre as moedas correntes, dominar o espanhol, aprender a viver Cuba como os cubanos, estas são apenas algumas das habilidades que o viajante precisa desenvolver para se dar bem em uma viagem até a terra de Fidel Castro.

O que é a Habana Vieja

Hoje quero te convidar a fazer um passeio pelo bairro mais icônico da capital de Cuba: Habana Vieja, região considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1982.

Este é um bairro que fica localizado no coração de Havana, entre o Centro Histórico e a parte mais desenvolvida da cidade.

Cruzamento de ruas no centro de Habana Vieja
Cruzamento de ruas no centro de Habana Vieja

Havana Velha (ou Habana Vieja, como é popularmente conhecida) é a área mais antiga da capital cubana. Esta região tem um traçado urbano semelhante a uma grande lente biconvexa com cerca de 5 km², onde ainda existem vestígios das muralhas que durante dois séculos protegeram a capital de Cuba com uma cerca de pedra, transformando-a em um recinto militar defensivo. A demolição do muro começou em 1863. Pela natureza cosmopolita de seus habitantes ao longo da história, a Havana Velha se transformou no reflexo de uma mistura de estilos arquitetônicos e o testemunho de diferentes épocas: coroa espanhola, britânica, francesa e americana.

Onde fica Habana Vieja

Este bairro está localizado no coração de Havana. Atualmente, a Havana Velha é um dos bairros mais turísticos de Havana devido à restauração de igrejas, fortalezas e outros edifícios históricos. Se um dia você tiver a oportunidade de visitar Cuba e explorar a cidade de Havana, vai perceber que existem 3 bairros que são muito bem delimitados e compõem o centro turístico da capital, são eles: El Vedado, Centro Habana e Habana Vieja.

Prédios em Habana Vieja
Prédios em Habana Vieja

Na oportunidade em que visitei Cuba, fiquei hospedado a metade das diárias em El Vedado, e a outra metade no meio de Habana Vieja. Eu acho que El Vedado é um bairro mais residêncial. As hospedagens são mais econômicas e pra chegar até aos principais pontos turísticos é preciso caminhar um pouco mais do que se estivesse hospedado em Habana Vieja.

Havana Velha tem restaurantes de todos os tipos: de paladares (restaurantes populares de médio e alto nível) a restaurantes gourmet e internacionais. Também há muitas livrarias, museus e lojas (roupas, artesanato, souvenirs). Devido ao grande número de turistas, a vida na Havana Velha é muito ativa, quase sempre é possível visitar feiras de artesanato, livros, apresentações artísticas, etc.

Passeando por Habana Vieja

Apesar da hospedagem ser ligeiramente mais econômica em El Vedado do que em Habana Vieja, eu acredito que a melhor opção pode ser a hospedagem em Habana Vieja. Isso pois ficando hospedado nessa região é possível estar localizado dentro de onde acontecem todas as atrações turísticas. Você não vai precisar tanto de pagar por locomoção e vai poder consumir Habana vagarosamente ao seu tempo.

Pessoas caminhando no centro de Habana Vieja
Pessoas caminhando no centro de Habana Vieja

Também gostei mais de Habana Vieja do que de El Vedado para fazer amizades e encontrar alternativas populares de alimentação. O custo de vida é mais econômico nessa região quando você aprende as táticas para não ser cobrado abusivamente em tudo que consome apenas por ser um turista.

Neste post eu quero te convidar a fazer um passeio comigo pelas ruas de Habana Vieja, quero te mostrar os carros antigos, explorar alguns pontos turísticos e também compartilhar alguns dos melhores macetes para viver a capital cubana da melhor maneira possível, vamos lá?!

Pontos turísticos em Habana Vieja Cuba

Se eu te pedir pra fechar os olhos e dizer duas imagens que remetem à cidade de Havana, sem dúvidas dois dos pontos turísticos mais famosos vão ser lembrados: o primeiro é aquela imagem icônica de Che Guevara na Praça da Revolução. A segunda imagem sem dúvidas pode ser a do Capitólio. Por incrível que pode parecer, apenas o Capitólio está localizado em Habana Vieja.

Vista do Capitólio em Cuba
Vista do Capitólio em Cuba

O Edifício do Capitólio Nacional, em Havana, construído em 1929, foi a sede do governo de Cuba até a Revolução Cubana, em 1959. Atualmente é a sede da Academia Cubana de Ciências. Por ironia do destino (ou não), o desenho do Capitólio cubano foi inspirado no Capitólio dos Estados Unidos em Washington. Quando tive a oportunidade de visitar a capital cubana o Capitólio estava em reformas e não era possível fazer uma visita turística ao seu interior.

Detalhe do Capitólio de Havana em reforma
Detalhe do Capitólio de Havana em reforma

Lindo não é mesmo?! É muita história gente!

Praça do Capitólio em Habana - Cuba
Praça do Capitólio em Habana – Cuba

Outra alternativa de passeio no coração de Habana Vieja que eu gostava bastante era simplesmente caminhar pelas praças da cidade. Era bem comum sentar em algum canto e não demorar sequer 5 minutos até que alguma figura aparecia ao meu lado e começava a puxar papo. Então se um dia você for visitar Cuba, não deixe de tirar tempo de sobra para se entregar a conversas com os mais variados tipos de gente que você pode imaginar.

Praça no centro de Cuba com uma baneira hasteada
Praça no centro de Cuba com uma baneira hasteada

Ali na Praça Central existem vários bancos onde as pessoas tomam um tempo, respiram, conversam um pouco, curtem a vibração da cidade histórica, é um charme à parte.

Praça Central em Habana - Cuba
Praça Central em Habana – Cuba

Se optar por fazer esse turismo de contemplação, caminhando sem rumo pelas ruas de Havana, não deixe de dar um pulinho na Calle Obispo, que é sem dúvidas a rua mais famosa da cidade. É ali onde você vai bater perna sem medo de ser feliz. Um lugar abarrotado de lojinhas com tudo quanto é tipo de souvenir, lojas de charutos, restaurantes caros, padarias e tudo mais.

Região turística no coração de Havana
Região turística no coração de Havana

Outra alternativa para passear no coração de Habana Vieja é seguir o fluxo que leva do Capitólio até o Malecón caminhando pela icônica avenida chamada Paseo de Martí.

Cubanos fazendo música nas ruas de Habana
Cubanos fazendo música nas ruas de Habana

Em ambas as ruas vai ser possível encontrar muitos lugares a serem explorados, pessoas para conversar, souvenirs, artesanato e muita história. Para ser sincero, uma vez em Habana Vieja, basta que você esteja aberto para que as coisas aconteçam naturalmente.

Rua mais turística no centro de Habana
Rua mais turística no centro de Habana

A verdade é que esta região é um museu a céu aberto. Veja como estão alguns canhões que foram utilizados nas batalhas da revolução, ainda estão intactos e disponíveis para qualquer pessoa ver e fotografar…

Canhões em Cuba
Canhões em Cuba

Uma boa alternativa para quem não gosta muito de caminhar pode ser contratar uma carruagem para fazer um passeio fechado pelas ruas de Habana Vieja. Você também vai encontrar alguns “taxistas” com uma espécie de bicicleta com espaço para duas pessoas deslocarem sem esforço pela cidade. É importante negociar ANTES com esses prestadores de serviço e especificar bem o lugar onde deseja ir/passar para evitar confusão no fim do passeio hein!

Outra opção para passear por Havana: alugar charretes
Outra opção para passear por Havana: alugar charretes

A esse ponto você deve estar se perguntando: tudo bem, mas e os carros antigos?! Vai lendo…

Carros Antigos em Havana

A maior concentração de carros antigos em estado de conservação incrível você vai encontrar nas ruas de Havana. É como caminhar pelas ruas de uma cidade turística dos anos 50 ou 60. Eu nunca vi tanto carro antigo junto em um único lugar. Boa parte deles em pleno funcionamento e inclusive disponíveis para fazer passeios turísticos a qualquer momento.

Aproveitar a cidade para apreciar carros antigos
Aproveitar a cidade para apreciar carros antigos

Se você estiver com tempo livre, pode visitar as praças que ficam nos arredores da praça central de Havana. Por ali costumam ficar estacionados vários proprietários de carros antigos que aceitam negociações para passeios ao ar livre. Boa parte dos carros são conversíveis, então pode ter certeza que não há uma melhor maneira de explorar Habana Vieja em alto estilo.

Edifício e carro antigos no centro de Habana Vieja
Edifício e carro antigos no centro de Habana Vieja

Este pode até parecer um programa do tipo “pega turista”, mas eu confesso que achei super interessante e só não fiz um passeio por que eu estava sozinho, mas fiquei morrendo de vontade. Se não me engane o custo para fazer um passeio de 30 minutos girava em torno dos 50 euros (mais de 300 reais!) então se você estiver no primeiro dia da viagem, se for com sua esposa, namorada ou com alguém da família que você goste bastante, esta pode ser uma ótima maneira de obter as melhores primeiras impressões de Cuba.

Carros antigos em Cuba
Carros antigos em Cuba

Mas eu gostava mesmo era de ficar olhando esses carros. Me encantava com o barulho dos motores, o cheiro de diesel no ar…

Carros Antigos para passeio pelo Malecón e Havana
Carros Antigos para passeio pelo Malecón e Havana

Ahh Cuba, às vezes eu acredito que as limitações impostas por tantos anos de embargo político só fizeram bem à você. Afinal de contas onde é que a gente pode ir nos dias atuais e ver tantos carros incríveis funcionando bem?!

Carro estacionado em Habana Vieja
Carro estacionado em Habana Vieja

Por vezes eu me peguei apenas caminhando de uma rua para a outra, permitindo-me ser surpreendido pelas preciosidades sobre 4 rodas que encontrava frequentemente.

Malecón Havana

Outro ponto turístico bem famoso em Habana Vieja é o Malecón, verdadeiro símbolo da cidade. Ele não passa de um calçadão gigantesco que foi construído à beira mar e que vai de Habana Vieja até El Vedado.

Malecón em Havana
Malecón em Havana

Ponto de encontro de locais e turístas nos finais de tarde em Habana Vieja, é ali no Malecón que você vai chegar caso venha caminhando da Praça Central onde está o Capitólio pela avenida Paseo de Martí.

Malecón nas imediações de Habana Vieja
Malecón nas imediações de Habana Vieja

Eu não achei que fosse um dos melhores pontos turísticos de Havana, é legal tomar uma brisa fresca vindo do mar do Caribe, mas confesso que fiquei bem desanimado com a tremenda poluíção que encontrei por ali.

Habana Vieja, o centro Histórico de Havana

A seguir eu compartilho com vocês uma série de fotos que conseguem descrever melhor do que as minhas melhores palavras um pouco mais sobre Habana Vieja. Veja a seguir um pouco do material único que consegui coletar ao vagar de rua em rua. Tomei várias horas da minha viagem para apreciar os cenários que Cuba me ofereceu nesta oportunidade. Eu espero que você também curta as imagens que compartilho a seguir:

Outra rua no centro de Havana
Outra rua no centro de Havana
Pôr do sol em Habana Vieja
Pôr do sol em Habana Vieja
Cartaz exaltando a revolução cubana
Cartaz exaltando a revolução cubana
Edifícios no centro de Havana
Edifícios no centro de Havana
Pombos no terminal Sierra Maestra em Cuba
Pombos no terminal Sierra Maestra em Cuba
Muro com imagem de Che Guevara em Habana Vieja
Muro com imagem de Che Guevara em Habana Vieja
Cruzamento de ruas no centro de Cuba
Cruzamento de ruas no centro de Cuba
Estudantes no centro de Cuba
Estudantes no centro de Havana Cuba
Fachada de prédios no centro de Habana Vieja
Fachada de prédios no centro de Habana Vieja
Edifícios em Cuba
Edifícios em Cuba
Fachada e arquitetura antiga no coração de Cuba
Fachada e arquitetura antiga no coração de Cuba
Mais uma rua no centro de Havana
Mais uma rua no centro de Havana
Cruzamento de ruas em Habana Vieja
Cruzamento de ruas em Habana Vieja
Cenário incrível no centro de Havana
Cenário incrível no centro de Havana
Entrada para bairro Chino em Cuba
Entrada para bairro Chino em Cuba
Caminhando sem rumo em Habana
Caminhando sem rumo em Habana
Cenário dramático em Habana Vieja
Cenário dramático em Habana Vieja
Contraste entre táxi e edifícios antigos no centro de Habana
Contraste entre táxi e edifícios antigos no centro de Habana
Uma das ruas de Habana Vieja
Uma das ruas de Habana Vieja


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *