Fala galera! Tudo em paz?! Espero que sim! Hoje eu estou aqui para compartilhar com vocês algumas dicas de hospedagem barata na viagem, como eu faço para obter valores mais interessantes ou até mesmo contrapartidas em minhas hospedagens ao redor do mundo.

Essas são dicas infalíveis pra você ir além e conseguir reservar uma hospedagem barata na viagem que gostaria de realizar. Aqui vale tudo amigo(a), até passar a noite em claro kkkk, mas como eu sei que vocês gostam dessas dicas “underground”, então vamos lá né.

Como obter hospedagem barata na viagem

Poderia escrever um livro completo sobre como conseguir hospedagem barata na viagem. Fato é que hoje existem inúmeras maneiras de tentar conseguir uma hospedagem interessante na sua viagem sem ter que quebrar o banco pra isso né.

É importante ter em mente que cada situação funciona para um tipo de viagem (e de viajante), afinal de contas você não vai querer ficar em um quarto compartilhado com 10 pessoas se está viajando com crianças ou em uma viagem a dois.

hospedagem barata na viagem
Visitando lugares incríveis com hospedagem barata na viagem

Fato é que essas são dicas que podem vir a funcionar pra qualquer tipo de pessoa. Aqui eu compartilho as minhas dicas de como conseguir hospedagem barata na viagem, mas não focando em tipos de viajantes, vamos falar abertamente, para todo tipo de gente né, eu uso essas táticas sempre e quando fisgo uma boa oportunidade pra cada tipo de viagem vou adiante com as reservas.

Dicas para você fazer a sua hospedagem barata na viagem

Aqui eu compartilho algumas informações sobre como conseguir qualquer tipo de hospedagem a preços interessantes, como planejar essa parte com inteligência e eficácia. Veja que você não vai precisar de mais nada além do que um computador com internet e paciência, bastante paciência!

Visitando lugares incríveis com hospedagem barata na viagem
Um exemplo de hospedagem boa e baratinha no Rio de Janeiro

Pra falar a verdade pra você eu passo semanas antes de uma viagem chegar apenas planejando essa parte, tentando obter a melhor hospedagem com a relação mais positiva entre o custo e os benefícios. Já fiquei em tudo quanto é tipo de lugar e confesso pra você que hoje, antes de ir pra um destino, eu gosto até de saber em qual rua está qual hotel ou hostel, mesmo não ficando neles.

Reserve antes com o booking.com

Acho que a tática número 1 não poderia ser diferente. Antes de mais nada eu mergulho nas páginas do booking que são relacionadas com meu destino. Se eu quero ir passar férias em Cancun, então eu vou no booking e leio de ponta a ponta as páginas que são relacionadas a esse destino e aos destinos dos arredores até encontrar alguma alternativa que seja satisfatória.

Hospdagem em Bora Bora por 100 reais que consegui no Booking
Hospdagem em Bora Bora por 100 reais que consegui no Booking

Olha eu já encontrei cada pérola no Booking que eu vou te contar viu! E a forma de negociação varia viu, às vezes eu acho o contato no booking, ligo, mando e-mail, tento de alguma forma conversar com o dono do negócio entende!? Isso já me fez ir parar em lugares paradisíacos pagando uma diária mais em conta do que a praticada no hotelzinho mais fulera da minha própria cidade.

Fique em casas de famílias com o Airbnb (na medida do possível)

Agora se você não se importa com a formalidade e quer ir além no quesito experiência autêntica – vivendo como locais – então eu poderia te indicar o Airbnb como uma ferramenta que pode ser a sua solução para hospedagem barata na viagem. Ali existem centenas de milhares de anúncios pessoais que vão de camas em quartos compartilhados, passando por quartos privados e indo até alternativas de alto nível, casas inteiras, villas, resorts, tem de tudo! Se você ainda não é inscrito ou nunca tentou usar essa ferramenta, aqui eu deixo um link pra você ganhar R$ 130,00 em créditos de viagem ao se cadastrar!

Hospedagem por 45 reais em Negril na Jamaica pelo Airbnb
Hospedagem por 45 reais em Negril na Jamaica pelo Airbnb

Na minha humilde opinião, o Airbnb acaba sendo uma alternativa mais interessante pro brasileiro, visto que com ele é possível fazer parcelamento e pagar diretamente em reais. Ou seja, você parcela o custo da sua hospedagem e ainda por cima chega no destino com ela totalmente paga, isso é um adianto na vida né, visto que você não vai precisar gastar cash vivo no destino com hospedagem, dando uma aliviada “virtual” no orçamento, desde que o custo da hospedagem vai estar de um jeito ou de outro preso ao seu cartão de crédito.

Pode também tentar fazer parte de uma comunidade como o Couchsurfing

O que não falta hoje na internet são maneiras de encontrar hospedagem barata para viajar a qualquer lugar do planeta. Você pode tentar fazer parte de algum tipo de comunidade como o couchsurfing, que conecta pessoas nos destinos que são dispostas a receber viajantes e hospedá-los sem custo algum. Ai você estará exposto a por exemplo dormir num sofá na sala, ou num colchão no chão, mas ainda é melhor do que ficar na rua a noite inteira pra não precisar de pagar a hospedagem né!?

Um quarto que consegui descolar no Couchsurfing - noite grátis em Nova York!
Um quarto que consegui descolar no Couchsurfing – noite grátis em Nova York!

Faça trabalho voluntário

Conheço inúmeros casos de pessoas que são abertas ao trabalho voluntário, tanto para receber viajantes em suas soluções de hospedagem, quanto para partir sem rumo e tentar encontrar um lugar pra trabalhar em troca de uma cama. Eu acho que essa não é a minha melhor alternativa de fazer uma hospedagem ficar econômica, mesmo por que pode ser necessário sacrificar parte do tempo pra pagar o custo.

O mundo está repleto de lugares paradisíacos que trabalham com voluntariado
O mundo está repleto de lugares paradisíacos que trabalham com voluntariado

Use e abuse das redes sociais

Você não precisa ser um popstar das redes sociais para conseguir uma maneira de se hospedar pagando barato no Instagram ou no Facebook. Existem dezenas de milhares de contas relacionadas a hospedagem, fóruns com dicas, informações valiosas que outros viajantes vão deixando em blogs (como esse por exemplo!) e que podem fazer a diferença no seu planejamento.

Descobri pelas redes sociais e conheci pessoalmente - Tikehau - Polinésia Francesa
Descobri pelas redes sociais e conheci pessoalmente – Tikehau – Polinésia Francesa

Faça pesquisas detalhadas antes de decidir onde vai ficar. Às vezes navegando na internet você pode descolar um desconto interessante que pode ser o diferencial no momento de pagar pela sua hospedagem em uma viagem nacional ou internacional. Saiba mais sobre minha viagem a Tikehau e a Ilha privativa de Fafarua clicando aqui.

Se a sua paixão é viajar, já pensou em profissionalizar?!

Profissionais do turismo possuem diversas vantagens para conseguir hospedagem e até mesmo viagens aéreas a custos diferenciados. Quem escreve para turismo, seja em uma revista, blog ou até mesmo sendo influenciador digital, acaba tendo uma carta na manga relacionada ao seu trabalho, que pode ser um fator determinante no ato de enviar uma proposta de contrapartida.

Conhecendo e escrevendo sobre um All Inclusive no Caribe
Conhecendo e escrevendo sobre um All Inclusive no Caribe

Nada reflete mais o trabalho duro de um profissional da área da comunicação do que o reconhecimento de uma grande rede de hotéis, resorts ou hostels que tem a mente aberta e consegue tecer relacionamentos afim de abrir as portas de seus recintos para receber pessoas que vão promovê-lo com qualidade nos mais variados veículos de comunicação da atualidade.

Concluindo…

Se assim como acontece conosco, a sua mais profunda paixão é por viajar, então pode valer a pena dedicar uma fatia de tempo generosa da sua vida convertendo a realidade do que é vivido para coisas relacionadas a viagem e turismo. Além de alimentar a alma e tecer belas memórias, o ato de viajar nos proporciona a oportunidade de construir um futuro melhor pra nossa própria posteridade.

Gostou da matéria?! Dá seu like e deixa um comentário logo a seguir! Abração e até a próxima.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *