Quando decidi conhecer San Andrés um dos objetivos também era fazer novos amigos. Este foi o ponto crucial para que esta viagem tenha sido tão espetacular. Eu conheci as pessoas certas, no momento mais certo dos meus 10 dias no caribe colombiano e tudo isso fez com que o foco também mudasse e consequentemente acabei conhecendo lugares inusitados e vivenciando novas experiências que não estavam no script inicial.

Não poderia ter ido parar em um lugar melhor: o Blue Almond Hostel em San Andrés foi o divisor de águas nos meus dias de exploração desta ilha caribenha. Conheci esse hostel ainda pela internet, antes mesmo de partir para o meu destino. Eu li o site deles de ponta a ponta! Super informativo, todo escrito em inglês, aquele tipo de site que te prende por horas, com uma linguagem simples conseguia descrever algumas atividades que estavam fora do roteiro turístico, mais ou menos o que eu buscava. Foi então que entrei em contato com o Juan, este que é o cara que junto com sua namorada comanda o hostel mais descolado de San Andrés! E para você ter uma noção básica do ponto no qual o hostel está localizado, basta sentir o visual da montagem a seguir:

O belo visual da Costa Leste de San Andrés
O belo visual da Costa Leste de San Andrés

A costa leste de San Andrés é exatamente como demonstrado na foto: flat como uma tábua! Em uma caminhadinha antes de conhecer o hostel eu já senti um pouco das boas energias que me acompanhariam durante minha estadia no Blue Almond. Para ir do hostel até a Peatonal, a rua do comércio, eu gastei cerca de 40 minutos caminhando e como uns 5 minutos quando estava com uma scooter alugada (eu vou te contar como eu aluguei nos próximos posts!)

Este não é um lugar para quem está viajando com crianças, ou para grandes famílias. Este também não é o melhor lugar se você está acostumado com o luxo dos grandes hotelões, com quartos gigantes exclusivos para você. Não. Este não é o seu lugar. Este não é definitivamente seu lugar se você não consegue se imaginar por alguns dias sem banho quente, ou sem ar condicionado no seu quarto. Procure outro lugar, pois este hostel é para aqueles viajantes que estão focados em desfrutar ao máximo do destino e passar pouco tempo na sua solução de hospedagem. O Blue Almond é perfeito para viajantes independentes a procura daquela sensação de estar em casa, mesmo a milhares de kilômetros de sua própria residência!

Blue Almond Hostel - San Andrés - Colômbia
Blue Almond Hostel – San Andrés – Colômbia

Um lugar para fazer novos amigos. Para imergir na vida local. Para conversar em inglês rasta com os vizinhos providêncianos. Um lugar para caminhar tranquilo até o supermercadinho da esquina e desayunar uma bela empanada de cangrejo, sentado na orla apreciando a vista dos barcos encalhados. Este é o lugar perfeito se você é independente o suficiente para comprar sua própria comida no mercado e vir cozinhar! É excelente se você odeia pagar para beber água, pois eles tem sempre água ali pronta pro consumo dos hostelers. Ah, eu amo albergues! São excelentes casas fora de casa!

Cozinha e amenidades do Blue Almond Hostel
Cozinha e amenidades do Blue Almond Hostel

E você pode comprar o que quiser, abastecer a geladeira e aproveitar para convidar os amigos para tomar uma cerveja, comer umas castanhas e falar sobre a sua vida real, interagindo sobre a vida real de tantos outros viajantes de várias partes do mundo que se hospedam aqui sempre! Este é o único albergue de San Andrés! É até bem possível encontrar outras pousadas nativas e até mesmo econômicas tanto quanto um hostel com quartos compartilhados, mas sabe como é aquela vibração de estar em um lugar onde todos estão abertos a novas experiências e a compartilhar dos detalhes da viagem, a recomendar experiências, simplesmente abertos a novos relacionamentos.

O Juan, dono do albergue, é simplesmente um dos caras mais legais que conheci em San Andrés! Sempre pronto a ajudar! Faça uma pergunta e a resposta estará na ponta da língua! Ele conhece os melhores lugares para mergulho livre (inclusive fiz um que foi recomendação dele e será tema do próximo post!), sabe quais são as melhores praias, conhece os pontos imperdíveis, sabe tudo sobre comida boa e barata, e foi muito gente fina comigo durante toda minha estadia! Já tenho saudades e vontade de voltar!

Visual despojado do hostel Blue Almond em San Andrés - Caribe da Colômbia
Visual despojado do hostel Blue Almond em San Andrés – Caribe da Colômbia

A primeira coisa que Juan fez foi me perguntar se conhecia a ilha de San Andrés e quais eram meus objetivos. Depois disso parou durante uns 15 minutos diante desse grande mapa que existe plotado em uma parede do albergue me passando todas as dicas, quais lugares eu não poderia perder, me orientando com as informações que ele acumulou por toda a vida (sim, ele é um nativo da ilha de San Andrés!) Foi um momento incrível no qual confirmei que realmente estava no lugar certo para viver as experiências que estava buscando.

Juan também é mergulhador nato e gosta muito de ajudar quem gosta de mergulhar! Este é o lugar mais indicado para quem é mergulhador autônomo e possui seu gear sempre a mão. Ele faz recargas grátis dos tanques de ar comprimido e dá suporte em geral para quem é avançado e quer mergulhar por conta própria. Mas ele também conhece os meios para quem quer se certificar, ou quem busca fazer o batismo no mergulho com cilindro – não me vá viajar a San Andrés sem fazer um mergulho hein, por favor!

Conheci nesta oportunidade o Asone Graffiti, um escocês maluco que vive viajando, grafiteiro de altíssimo nível, ele faz vários trabalhos de pintura para grandes marcas ao redor do planeta e na oportunidade estava pintando essa belíssima imagem do surfista e da fogueira na praia. Eu acompanhei alguns momentos em que ele esteve atuando enquanto conversávamos durante horas noite a fora sobre o sentido da vida real, os motivos por abrir mão de conhecer o planeta para ficar preso atrás de telas de computadores trabalhando sem cessar.

Casa em San Andrés - Blue Almond Hostel
Casa em San Andrés – Blue Almond Hostel

Outros bons momentos passei com um amigo nativo da cidade de Cali, um dos meus próximos destinos na Colômbia (juntamente com Medellin é claro!) Conversamos até altas sobre mergulhos, sobre as minhas experiências no Havaí, sobre viagens, trabalho, amores e muito mais. Vale a pena compartilhar um pouco do seu mundo com outras pessoas, de outras nacionalidades e observar que muitas vezes por mais distante que fomos criados, no fundo parecemos muito uns com os outros: isso é irmandade, meus caros leitores.

E quer mais buena onda do que ser convidado por essa galera para um rolé numa noite chuvosa por San Andrés!? O Juan chamou a namorada para passear e convidou de quebra eu e o escocês grafiteiro. Lá fomos a um lugar mega discolado no centro da cidade, uma espécie de pub onde tomamos algumas até mais tarde e pude contemplar algumas obras de arte que decoravam a parede, até pensei em comprar um quadro desses, mas não estavam a venda!

Saidinha com os novos amigos de San Andrés! Um abração pra vocês!
Saidinha com os novos amigos de San Andrés! Um abração pra vocês!

Foi uma noite espetacular! Pessoas super legais, um ambiente comunitário excelente e as dicas que não estão nos roteiros, mas que estarão nas páginas deste blog! Foi muito bom estar com o Juan no Blue Almond Hostel em San Andrés. Quando mencionei que possuia este blog de viagens, eles gentilmente me concederam a estadia como cortesia e fizeram questão que eu escrevesse sobre minha experiência e embasasse outros brasileiros que viajam independentes assim como eu a se hospedarem neste lugar de amizades em San Andrés. Preciso falar mais algo?! Foi DEMAIS JUAN! Abrazos!

Serviço

Blue Almond Hostel
Barrio Los Almendros Manzana 4 Casa 3
San Andres & Providencia Islands Colombia
+57 8 512-3746 | +57(318)829-2746 | http://bluealmondhostel.com
A diária média é de cerca de R$ 40,00 para um quarto compartilhado.
Blue Almond Hostel forneceu nossa hospedagem como cortesia.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado
  1. Vou sozinha pra San Andres e escolhi o Blue Almond justamente pela atmosfera, me pareceu um lugar perfeito para fazer amizades ! Seu post me deixou ainda mais animada para ir viajar 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *