O que eu gosto em destinos como o Panamá? Basicamente admiro a capacidade que este país tem de surpreender até o mais experimentado dos visitantes ao caminhar por suas encantadoras ruas ou navegar pelas águas de seus oceanos, é o tipo de país que me encanta facilmente! Já visitei vários lugares nos arredores de Panamá City: jantamos no tradicional restaurante Manolo Caracol, lá em Casco Viejo; exploramos as comportas das eclusas de Miraflores no Canal do Panamá; rompemos em caiaques floresta adentro com o Jungle Land Tour, e tudo isso apenas nesta oportunidade.

De fato tenho uma conexão particular com o oceano. Meu organismo é tomado por gigantesca paz ao adentrar um barco a motor e sair para navegar. Já conhecia alguns destinos de praia no Panamá, tal como San Blás e Bocas del Toro, entretanto não tive a oportunidade de velejar pelas águas do Pacífico nessa região da América Central, pelo menos até então! 😀

Em nosso último dia no Panamá saímos para conhecer uma pérola no meio do Pacífico, a Ilha Contadora, no Arquipélago La Perla, localizado a 35 milhas da metrópole panamenha. Este é o tipo de passeio onde o grande destaque definitivamente não é o destino em questão, porém a viagem que é feita para chegar até ele.

Ver baleias no Panamá
Ver baleias no Panamá

Nós saímos para ver baleias. Eu já até havia escutado o som dessas gigantes enquanto mergulhava em Maui no Havaí, mas essa experiência elevou completamente o meu nível de interatividade com as baleias. Eu pensava que seria algo chato, monótono, ver baleias saltando no oceano, porém foi uma das atividades mais excitantes de toda minha vida. Demoramos muito mais do que 2 horas para chegar até a Ilha Contadora pois a todo momento conseguíamos avistar jatos dágua sendo expelidos de dentro do oceano e parávamos para observar se elas pulariam.

Passamos várias horas apreciando as fantásticas baleias jubarte saltando a menos de 30 metros de nossa embarcação, um verdadeiro espetáculo natural em pleno Oceano Pacífico. Descartei o chacoalhar do barco, configurei a minha câmera no modo esporte afim de registrar quadro a quadro cada um dos saltos e as duas melhores fotos estão na montagem a seguir:

Baleias saltando no Oceano Pacífico
Baleias saltando no Oceano Pacífico

Sinceramente até hoje não acredito que foi eu mesmo quem registrou as fotos anteriores. É uma questão de segundos para conseguir pegar o pulo dessas baleias. Eu fiquei com o pesar de não ter conseguido registrar o grande jato de água tão tradicional das fotos de baleias, e também não consegui fazer o registro certinho da cauda da baleia afundando da superfície do oceano, entretanto até hoje fico com um sorriso no rosto quando vejo essas fotos, que momento espetacular!

Um tchauzinho para seguir viagem
Um tchauzinho para seguir viagem

As jubarte são uma espécie de baleias que corre risco de extinção e costumam aparecer com bastante frequência nas águas do pacífico panamenho nos meses de julho, agosto e setembro. Até o experiente capitão da nossa embarcação estava fotografando sem parar, dizia que estava impressionado pois nunca havia visto baleias saltando com tanta perfeição e tão próximas de sua embarcação. Um momento memorável para levar e espalhar por toda posteridade. Todos ostentavam um belo sorriso no rosto, aquela sensação de paz que mencionei no começo do post parecia ter contaminado a todos depois de tamanho espetáculo da natureza.

Ótima opção de tour no Panamá
Ótima opção de tour no Panamá

Continuamos em nosso trajeto até a Contadora Island, chegando por volta da hora do almoço. As águas eram cristalinas e praticamente todo mundo se jogou no mar e terminou de chegar na praia nadando. Foi um momento de relax entre a correria de checkins e tours agendados. Depois de escolher um lugar ao sol, relaxamos escolhendo nossa refeição e depois cada um tirou seu tempo para curtir o Arquipélago La Perla da melhor forma possível: alguns pediram bebidas, outros se jogaram nas águas límpidas, outros relaxaram nas areias brancas reforçando o bronzeado. Enquanto isso, fui explorar a região afim de encontrar alguns lugares paradisíacos para compartilhar com vocês 🙂

Arquipélago La Perla - Ilha Contadora - Panamá
Arquipélago La Perla – Ilha Contadora – Panamá

E parece que encontrei outro paraíso que vale a pena ser visitado no Panamá: Ilha Contadora – Arquipélago Pérola, vale com certeza a visita porém não para ficar por apenas algumas horas assim como nós ficamos, mas sim para quem sabe passar uma semana mergulhando nessas águas cristalinas 🙂 #ficaadica!


BWE 2014 [ PANAMA ] – Canal do Panamá


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
8 comentários publicados
    1. Hey Flávia, obrigado pela visita/comentário. Eu realmente fiquei impressionado com o passeio, foi algo surpreendente ver aquelas baleias saltando a menos de 30 metros do nosso barco. Outra surpresa foi a Contadora Island, que pedaço de paraíso mal divulgado 😉

  1. Luiz, meu filho tem o mesmo nome que você, mas tem 3 aninhos. Queria saber se este passeio das baleias pode ser legal com uma criança pequena. Super o brigada e UAUUUU que fotos! Tati

    1. Olá Tati, obrigado por visitar e comentar aqui no blog! Bom eu acredito que este não pode ser um passeio muito interessante para crianças tão pequenas, desde que é preciso navegar bastante!!! Nós ficamos umas 4 horas dentro da embarcação e acredito que pode ser um pouco estressante para crianças 😉

  2. Ola! Estou com viagem programada para Panamá agora em julho… vc foi e voltou no mesmo dia da ilha? Vale a pena? Ficarei somente de sexta a segunda lá.. sendo somente sábado e domingo completos… o q acha?

    1. Olá Cristina, tudo joia?! Obrigado por visitar e comentar no blog. Nós saímos pela manhã após o café e voltamos no final da tarde. Compensou muito pois vimos as baleias na ida com calma e voltamos a todo vapor, porém confesso que fiquei com vontade de ficar na ilha pelo menos uns 10 dias 🙂 O lance é que essas ilhas são o destino paradisíaco mais próximo da Cidade do Panamá, pode realmente compensar passar um dia por lá devido ao tempo que vc vai investir no passeio… Eu ficaria lá de sábado pra domingo 😉 Abração e volte pra contar como foi a sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *