Depois de conhecer a Cidadela de Amã cheguei aos meus últimos momentos na Jordânia. Eu ainda ficaria mais um dia completo naquela região central do país antes de partir de volta a Telaviv em Israel para finalmente conseguir chegar ao último destino desses 22 dias fora de casa; já era tempo de voltar às Américas para mais 7 dias na cidade de Nova York. Antes de partir de Amã ainda haveria tempo para conhecer uma das principais atrações turísticas desta região do país: a cidade de Gérasa (Jarash), uma cidade com mais de 3 mil anos de história localizada a uma hora de ônibus ao norte da capital jordaniana.

Esta cidade foi também palco de um dos milagres de Jesus, que a visitou nas passagens dos evangelhos que narram a história em que o Cristo exorcizou o demônio de um geraseano (Marcos 5:1-20, Mateus 8:28-34 e Lucas 8:26-39). Jerash é comumente conhecida pelas ruínas da cidade greco-romana de Gerasa, também referida como Antioch no Rio Dourado. Antigas inscrições gregas presentes na cidade, bem como alguns registros literários comprovam que a fundação desse lugar ocorreu pela responsabilidade de Alexandre, o Grande, que se instalou por ali juntamente com soldados macedônios por volta de 331 AC. Atualmente Jerash é visitada por boa parte dos turistas que viajam à Jordânia em busca das ruínas da antiga cidade de Petra, formando assim a combinação perfeita para uma semana de descobertas históricas em território jordaniano.

Resquícios do Império Romano em Jarash - Jordânia
Resquícios do Império Romano em Gérasa (Jarash) – Jordânia

Jerash é considerada como uma das mais importantes e bem preservadas cidades romanas do Oriente Médio. Devido a sua tremenda importância histórica consegue atrair turistas não somente internacionais, bem como faz parte do roteiro histórico das escolas locais. Nesta oportunidade eu me senti como um astro de Hollywood quando dezenas de crianças se acumularam ao meu redor pedindo uma fotografia! Eles não só tentavam por tudo conseguir minha atenção como também faziam questão de posar para minha DSLR. A parte mais interessante desse passeio aconteceu quando tirei a GoPro do bolso e estiquei seu monopod, registrando este incrível momento para a posteridade nas páginas deste singelo diário de bordo.

Criançada me assediando na Jordânia
Criançada me assediando na Jordânia

Difícil mesmo foi conseguir me livrar dessa molecada! Eles arriscavam trocar algumas palavras em inglês, sendo que boa parte dessa galerinha possuia domínio básico da língua a ponto de manter uma conversação bem saudável. De vez em quando eles apelavam com a forma na qual eu questionava as coisas bem rápido em inglês e me respondiam com um monte de expressões árabes incompreensíveis. O troco vinha rápido quando eu resmungava qualquer coisa em português e acabava também não sendo compreendido, foi uma grande farra!

Depois que despistei esses grupos de estudantes que faziam questão de interagir comigo, fui buscar as paisagens fantásticas que os livros de história tanto afirmam existir em Jarash. Caminhei ao longo das ruínas do gigantesco fórum romano em formato oval, alcançando o fim desse legado histórico em um pequeno porém monumental teatro, localizado no ponto mais ao sul deste sítio arqueológico.

Teatro sul em Jarash (Gérasa) - Jordânia
Teatro sul em Jarash (Gérasa) – Jordânia

Entre os grandes legados da cultura greco-romana que ainda permanecem de pé nesta cidade estão o grande fórum oval romano, cartão-postal dessa cidade, o teatro sul ilustrado na montagem anterior, um hipódromo, dois grandes templos dedicados a Zeus e Artemis, uma longa rua com os resquícios das colunas que é conectada ao grande fórum, configurando juntos a principal paisagem de Jerash.

Fórum Romano em Gérasa - Jordânia
Fórum Oval Romano em Gérasa – Jordânia

Não foi necessário mais do que umas 6 horas para conhecer as principais ruínas de Jarash, cidade esta que atualmente encabeça o topo das atrações mais visitadas pelos turistas que viajam até a Jordânia, ficando atrás apenas da antiga cidade de Petra. Apesar de ter enfrentado fortes terremotos e invasões de inimigos do império romano, Gérasa segue rumo aos próximos anos como uma das cidades turisticamente mais prósperas no Oriente Médio.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *