Em pleno inverno no hemisfério sul, nada é melhor do que poder planejar um escape para um lugar onde é possível curtir sol com calor forte, praias com areia branquinha banhadas pela água morna e cristalina do Oceano Atlântico. Boa parte dos lugares que combinam realmente com férias de julho estão localizados no nordeste do Brasil. Do Maranhão à Bahia, relacionamos algumas sugestões de lugares que merecem seu planejamento para uma viagem de férias até esta região do nosso país. Bora conhecer um pouco mais sobre o Brasil e suas potencialidades turísticas?!

Boipeba, município de Cairu, sul da Bahia

Ilha de Boipeba, paraíso intocado pelo turismo de massas na Bahia
Ilha de Boipeba, paraíso intocado pelo turismo de massas na Bahia

Podemos considerar Boipeba como sendo a irmã mais nova do Morro de São Paulo na Bahia. Enquanto a mais famosa está localizada na Ilha de Tinharé, Boipeba está um pouco mais afastada, sendo parte do município de Cairu. O grande destaque deste destino turístico pouco conhecido no litoral baiano é a sua grande riqueza em biodiversidade de ecossistemas, a beleza exuberante de suas praias e atrativos naturais e a amabilidade de seu povo. A região foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade onde seus visitantes podem explorar a densa floresta de Mata Atlântica, dunas, manguezais e suas praias paradisíacas repletas de coqueiros e recifes de corais repletos de vida marinha selvagem. A ilha é formada pelos povoados de Velha Boipeba, São Sebastião (Cova da Onça), Moreré e Monte Alegre. Não é possível visitar Boipeba com carros, a ilha é conectada ao continente por serviço de ferry boat, o que colabora grandiosamente para manter o aspecto natural intocado expandindo a possibilidade de preservação ambiental nessa região da Bahia.

Cânion do Xingó – Rio São Francisco – Sergipe

Viagem pra Sergipe deve incluir um pulo nos Cânions do Xingó
Viagem pra Sergipe deve incluir um pulo nos Cânions do Xingó (foto: Sec. Tur. Sergipe)

Tá aí um lugarzinho que se encontra na minha lista de desejos viajantes para os destinos brasileiros. Sem dúvidas este foi um dos atrativos turísticos no nordeste que alavancou o turismo sergipano no mapa regional de atrações da região Nordeste. Para conhecer esta preciosidade turística existem várias formas, porém as principais delas são as seguintes: fazer o bate e volta partindo de Sergipe (altamente cansativo, visto que a atração está há mais de 200km); se hospedar na cidadezinha de Canindé do São Francisco, principal ponto de partida dos passeios, ou então se hospedar na cidade de Piranhas, também localizada às margens do Rio São Francisco. Passeios em barcos com paradas para banho nas águas esverdeadas do São Francisco, curtição na prainha da orla, restaurantes servindo a alta culinária sergipana, cultura, tradição e regionalismo podem ser encontrados por aqueles que incluem os Cânions do Xingó em seu itinerário de férias no Nordeste do Brasil.

Maceió – Capital do Alagoas

A beleza do Caribe brasileiro em Maceió, capital do Alagoas
A beleza do Caribe brasileiro em Maceió, capital do Alagoas (foto: Sec. Tur. Maceió)

Não somente pela beleza de suas praias (algumas das mais lindas do nosso país são encontradas por aqui). Não somente pela riqueza gastronômica regional. Muito menos pela infinita receptividade positiva deste povo, Alagoas é conceituada como uma das capitais brasileiras com melhores índices de qualidade de vida! Atrativos por aqui não vão faltar! Pra quem gosta de conhecer praias, fazer uma boquinha estratégica em alguns dos melhores restaurantes do Nordeste. se esbaldar com os shows de humor e toda estrutura invejável que Maceió consegue entregar a seus visitantes por preços relativamente acessíveis. Algumas das praias mais próximas de Alagoas que podem ser visitadas em tours diários são as seguintes: Praia do Gunga, Praia de São Miguel dos Milagres, Praia de Ipioca, Paripueira, Dunas de Marape, Praia do Carro Quebrado, Piscinas Naturais (e a praia) de Pajuçara, Praia do Francês, Sonho Verde, Tabuba, Praia de Ponta Verde entre outras.

Porto de Galinhas – Ipojuca, pertinho de Recife

Um dos destinos turísticos mais procurados no Nordeste do Brasil: Porto de Galinhas, próximo a Recife
Um dos destinos turísticos mais procurados no Nordeste do Brasil: Porto de Galinhas

Sem dúvidas um dos lugares mais incríveis do Nordeste do Brasil. Porto de Galinhas é na realidade uma praia localizada na cidade de Ipojuca, no Pernambuco, distante pouco mais de uma hora em uma viagem de carro desde a capital Recife. Algumas das melhores piscinas naturais do estado estão localizadas nos arredores da praia de Porto de Galinhas. O visitante deve se preparar par muita diversão nas piscinas naturais, passeios para ver cavalos marinhos no Pontal de Maracaípe, além de ser possível investir um dia completo da viagem relaxando nas tranquilas águas da Praia de Muro Alto, considerada por muitos como uma das mais belas praias do nosso país.

Ilha de Areia Vermelha – João Pessoa, Paraíba

Uma das melhores praias da Paraíba - Ilha de Areia Vermelha
Areia Vermelha, lugar maravilhoso pra curtir férias no Nordeste (Foto: Sec. Tur. Paraíba)

Existe um lugar realmente paradisíaco e que vai fazer você querer incluir a Paraíba no seu roteiro turístico de férias no Nordeste brasileiro. Uma pequenina ilha que leva o nome de Areia Vermelha pode oferecer diferentes alternativas de lazer a seus visitantes. É bom planejar antes o melhor momento para o seu perfil de viagem. Se gosta de águas calmas e menos gente, pode ser melhor agendar sua visita fora de finais de semana e feriados. O local não é nada mais do que um banco de areia distante 15 minutos de barco da PRaia do Poço que é possível ser visitado apenas na maré baixa.

Maracajaú – Rio Grande do Norte

Mar perfeito pro mergulho em Maracajaú - RN
Mar perfeito pro mergulho em Maracajaú – RN (Foto por Maracajau Divers)

Um dos lugares mais incríveis do Nordeste brasileiro na minha atual opinião é Maracajaú. Tá certo que eu ainda não conheço, mas faz tempo que este destino está duelando o topo do ranking de destinos que estou maluco para conhecer no nosso país. Este pequeno vilarejo costeiro pertencente ao município de Maxaranguape, no estado do Rio Grande do Norte, possui pouco mais de 2000 habitantes oferece várias alternativas de entretenimento e lazer aos seus visitantes. É possível fazer passeio em quadrimotos e buggies nos arredores, fazer ecoturismo nas praias da região e praticar snorkel ou mergulhar com cilindro nos parrachos (piscinas naturais), conhecendo alguns dos recifes de corais mais bem preservados no território nacional.

Canoa Quebrada – próxima a Fortaleza no Ceará

Uma das praias mais badaladas do Ceará, Canoa Quebrada
Uma das praias mais badaladas do Ceará, Canoa Quebrada

Quando falamos dos melhores destinos para conhecer no Ceará, é impossível não lembrar de toda beleza que é possível encontrar no litoral norte, que vai de Fortaleza até a Jijoca de Jericoacoara. Inclusive é impossível mencionar qualquer destino cearense sem falar que Jeri (foto que ilustra a capa dessa matéria) está entre um dos melhores lugares para tirar férias que já conheci aqui no Brasil, entretanto não é sempre que podemos encarar o trajeto com mais de 300km entre Fortaleza e Jeri e para viagens mais curtas pode ser bem interessante explorar o litoral sul deste estado da região Nordeste. Em um roteiro de dois dias é possível conhecer com calma as principais cidadezinhas que conectam a capital até ao vilarejo de Canoa Quebrada, a menina dos olhos do Ceará 🙂 Canoa é bem alternativa, cheia de barzinhos e possui um centrinho comercial bem receptivo, com algumas alternativas de hospedagem e alguns restaurantes.

Delta do Parnaíba – estado do Piauí

Revoada dos guarás no Delta do Parnaíba
Revoada dos guarás no Delta do Parnaíba

Outro atrativo brasileiro que não deve estar de fora do seu planejamento de uma viagem de férias no Nordeste. O Delta do Rio Parnaíba está localizado entre o Maranhão e o Piauí e ali é possível encontrar vários passeios turísticos com imersão na exuberante natureza regional. O Delta das Américas é o destino que conecta a Rota das Emoções, estrategicamente posicionado entre o vilarejo praieiro de Jericoacoara e a cidade de Barreirinhas no norte do Maranhão, principal portal de entrada para os Lençóis Maranhenses. Várias alternativas turísticas podem estar no itinerário dos visitantes dessa região do nordeste brasileiro, entre elas: expedições de pesca esportiva, passeio no rio com exploração de praias desertas incluindo o belo momento de apreciar a revoada dos guarás. Saiba mais sobre este destino brasileiro clicando no link a seguir: Rota das Emoções no Delta do Paranaíba [Piauí]

Lençóis Maranhenses – norte do Maranhão

Lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Um dos grandes destaques desta relação de destinos no nosso Nordeste. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos principais atrativos turísticos naturais encontrados no estado do Maranhão e merece estar na lista de viagem de férias de qualquer perfil de viajante. É possível conhecer o parque através das cidades de Barreirinhas e Atins, dois dois principais portais de entrada para essa outra dimensão. Para visitar os Lençóis, é possível pelas estradas asfaltadas que conectam a capital maranhense, São Luís, até a cidade de Barreirinhas. A partir daí é possível contratar um tour guiado que levará até as principais lagoas desta unidade de conservação brasileira.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.