O que é um lugar ideal para se viver? O que torna uma cidade boa para se morar com a família? Bem, a SUMO Finans, uma empresa com sede na Noruega, decidiu pesquisar a respeito. Usando alguns fatores-chave (dentro do Global Peace Index Score de 2020), eles classificaram 50 cidades europeias com base em seus critérios para descobrir qual era a mais adequada para famílias no continente. Custo de creche, o número de atrações “boas para crianças”, a pontuação média de desempenho do PISA, o custo de vida para uma família de quatro pessoas, o custo do aluguel de uma casa de três quartos, o número de atrações “natureza e parque” e número de atividades possíveis para fazer na cidade. Esses foram os fatores-chave determinados para classificar um município como ótima cidade familiar. Como se pode notar, os 3 primeiros estão todos situados na Península Ibérica!

Melhores cidades para morar na Europa

O número 3 da lista é Lisboa! A capital portuguesa ficou com uma pontuação de 68,12, sendo que é bastante claro os motivos desta metrópole charmosa ficar entre as três primeiras. Quando se trata de alugar um imóvel, você achará muito difícil encontrar um apartamento com tanto retorno quanto você encontra em Lisboa. Embora ostente alguns dos preços de aluguel mais altos de Portugal, o motivo é estar em meio ao modo de vida português. De restaurantes fantásticos em cada esquina com iguarias portuguesas, às vistas pitorescas proporcionadas pela maravilhosa mistura de marcos arquitetônicos. Lisboa também possui um dos melhores oceanários do mundo, um enorme edifício situado nas margens do Estuário do Tejo, repleto de inúmeras criaturas marinhas exóticas. Fica fácil de entender o porquê de crianças e adultos amarem esta cidade!

Lisboa Portugal
Foto por Helio Dilolwa @dilolwa / Unsplash

A cidade de Barcelona ficou em segundo lugar na lista, perdendo por pouco o primeiro lugar, com uma pontuação total de 68,60. Esta cidade, está localizada no coração da Catalunha, sendo uma das metrópoles mais visitadas do mundo. Todos os anos Barcelona atrai milhões de viajantes. Da Sagrada Família à música que povoa as ruas, a cidade transborda em cultura e aconchego. A cidade também é sede de um dos melhores times de futebol do mundo, que por acaso está instalado em um dos maiores estádios já construídos, o Camp Nou. Criar filhos por aqui certamente significa que seus sábados serão gastos torcendo por eles, contemplando-os a jogar futebol, vencendo de novo e de novo. Pode até ser que isso fique chato um dia, mas se você quiser mudar de ritmo, por que não dar um passeio pela La Boqueria, um mercado que existe em Barcelona desde que a Catalunha era apenas um reinado. Existem centenas de barracas que vendem de tudo, desde algo doce para as crianças até algo mais recomendado para os pais.

Barcelona / Melhores cidades para morar na Europa
Foto por Luiz Jr. Fernandes / Blog Boa Viagem / Melhores cidades para morar na Europa

O número 1 da lista, com uma impressionante pontuação de 75,28, é a bela cidade do Porto. Situada na ensolarada costa oeste, o Porto é uma cidade antiga cheia de arquitetura encantadora e corações calorosos. De paredes de 500 anos a igrejas barrocas e bares modernos à beira do rio, você com certeza se apaixonará pela cidade. Para os fãs de Harry Potter, foi aqui que JK Rowling escreveu The Philosophers Stone pela primeira vez em um pequeno café chamado Belle Époque Majestic Café (além de muitas outras lojas e bibliotecas que a inspiraram o desenvolvimento de diversos elementos nessa história). A zona envolvente deste café é um dos melhores locais para viver em Portugal, repleto de pequenas boutiques, cafés charmosos e restaurantes maravilhosos, tudo o que conduz à majestosa Praça da Liberdade, no centro da cidade.

Porto em Portugal / Melhores cidades para morar na Europa
Foto por Nick Karvounis @nickkarvounis / Unsplash / Melhores cidades para morar na Europa

Alugar uma casa para se morar com uma família também apresenta um valor bom e que com certeza valerá o custo-benefício. Em janeiro de 2021, o aluguer de uma moradia médio foi calculado em torno 868 euros, o qual, mesmo não sendo o mais barato de Portugal, sem dúvida um dos melhores custo-benefício, principalmente se comparado a outros países da Europa. O Porto oferece a sensação de segurança e aconchego de uma pequena cidade (ideal para se criar uma família), juntamente com todas as conveniências você encontra em uma cidade grande, sendo assim a cidade número um para se morar com a família na Europa.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado
  1. Aqui é a Olivia Dias, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *