Sou suspeito para descrever sobre um assunto tão apaixonante quanto é mergulhar em Noronha. Sinceramente nunca acreditei que conseguiria acumular tantas experiências mergulhando nesse paraíso brasileiro, só sei que hoje já consegui obter boas memórias que estão devidamente documentadas por aqui e também tenho tantos outros objetivos a serem alcançados. Na última oportunidade em que voltei a Noronha para o réveillon, aproveitei para tecer algumas parcerias afim de conseguir obter outras tantas experiências que ainda estavam em minha lista de desejos. Uma delas era acompanhar um mergulho de batismo em Noronha, afim de obter a autoridade suficiente para discorrer com tranquilidade sobre esse assunto.

Muitos amigos me questionavam frequentemente sobre as possibilidades e vantagens de fazer mergulho em Noronha sem possuir a certificação de mergulhador Open Water. Alguns deles tinham medo de não aproveitar os momentos em baixo d’água, outros sempre demonstravam certo receio em deixar essa experiência para um lugar mais barato e menos esplendoroso quanto Noronha, o certo é que eu precisava conferir por mim mesmo se vale ou não a pena fazer o mergulho de batismo em Noronha.

Mergulho de batismo em Noronha com a Atlantis
Mergulho de batismo em Noronha com a Atlantis

Nesta ocasião eu acompanhei um grupo de mergulhadores que iria realizar o batismo de vários turistas com variados níveis de experiência: haviam aqueles que não sabiam nadar, outros que nunca tinham utilizado máscara e nadadeiras antes e sem sombra de dúvidas haviam aqueles que estavam ali mais pelo oba oba da turma, do que pelo prazer em descobrir o fundo do oceano noronhense. Eu estava ali para acompanhar esse grupo, ver de perto como é o mergulho de ponta a ponta e relatar em detalhes aqui para vocês. Aproveitei também para batizar a minha namorada e um casal de amigos, que até então nunca tinham ido parar uns 10 metros abaixo do nível do mar 🙂

Foi bom acompanhar uma pessoa de perto para sentir todos os detalhes desde o momento em que é feito o checkin na loja da Atlantis, até a expectativa antes do transfer passar para pegar todos e ir até o porto e a explosão de sentimentos quando embarcamos e começamos a fazer a conferência de todo equipamento. Foi notório perceber o nervosismo no rosto e atitudes de várias pessoas. Haviam aqueles que se mostravam um pouco mais confiantes, mas boa parte do pessoal estava mesmo era ansiosa por cair logo na água. Antes de vestir as roupas, todos são chamados para o briefing, momento em que um dos instrutores dá as noções básicas para todo mundo, é uma grande aula que aborda assuntos relacionados ao primeiro dive, tal como a equalização dos tímpanos, comportamento em baixo da água e flutuação. Os grupos foram separados e fui convidado a me lançar ao mar logo no primeiro grupo.

Mergulhadores iniciantes acompanhados pelos profissionais da Altantis
Mergulhadores iniciantes acompanhados pelos profissionais da Altantis

Eu digo que vale a pena ser batizado em Noronha por diversos motivos, mas sinceramente o grande problema vai ser encontrar outro mar tão ideal para mergulhar quanto é este que banha os entornos deste arquipélago. Não demoramos mais do que 15 minutos para chegar do Porto até a Enseada da Ressurreta, um lugar esplêndido para o batismo que consegue reunir condições realmente sensacionais: aqui os mergulhadores encontram uma visibilidade impressionante, ausência de correntezas, riqueza em vida marinha, diversos cardumes, tartarugas, arraias, tubarões e moreias.

Descobrindo as belezas do oceano pela primeira vez
Descobrindo as belezas do oceano pela primeira vez

O mergulho de batismo possui algumas regras: a profundidade máxima a ser atingida não deverá nunca ultrapassar os 12 metros; é obrigatório a presença do instrutor ou dive máster colado à pessoa que é novata no mergulho com cilindro; recomenda-se que os turistas que optem por fazer o seu batismo, que façam também uma mini aula teórica, que o instruirá sobre os detalhes mais importantes da imersão, além do que faz-se necessário conhecer os equipamentos, entender um pouco sobre flutuação e acima de tudo – ficar tranquilo para desfrutar ao máximo dos minutos que estiver nesse outro planeta submerso. Apenas em alguns minutos nas rasas águas da Ressurreta eu consegui observar os belíssimos animais apresentados pelas ilustrações desta matéria, bem como vários cardumes incríveis de peixes típicos de Noronha.

Uma raia e alguns cardumes vistos no mergulho de batismo
Uma raia e alguns cardumes vistos no mergulho de batismo

A surpresa ficou por conta do finalzinho, quando eu estava quase voltando para a embarcação e fomos agraciados pela beleza de uma tartaruga marinha nadando calmamente a menos de 10 metros de profundidade, são frações de minutos que ficam eternizados na memória do mergulhador para toda a posteridade.

O mergulho de batismo costuma durar pouco mais de 30 minutos, sendo feita apenas uma imersão, diferentemente dos mergulhos para certificados que costumam durar até 45/50 minutos e quase sempre são feitos em duas imersões consecutivas (respeitando-se é claro o tempo de superfície necessário). Vale lembrar que o preço do mergulho para certificados costuma sempre ser mais econômico do que para iniciantes, então se tem uma recomendação friso é a seguinte: fez o batismo e gostou? Então parta logo para a próxima etapa, se certifique e aproveite as maravilhas que o oceano nos reserva o quanto antes.

Mergulhando em Noronha
Mergulhando em Noronha

Se existiu alguma dúvida ou dificuldade em compreender se vale mesmo a pena mergulhar pela primeira vez em Noronha, então não hesite e deixe um comentário nas caixas que vêm logo a seguir, é sempre um grande prazer escrever sobre um assunto tão agradável quanto este!

Serviço

Atlantis Divers Fernando de Noronha
Telefones de contato: (81) 3619-1488 / (81) 3619-1371
Endereço: Vila dos Remédios, em frente a igreja de Nossa Senhora dos Remédios
site: atlantisdivers.com.br | email: [email protected]
A Altantis ofereceu um mergulho como cortesia ao Boa Viagem para a realização desta matéria

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
5 comentários publicados
  1. Luiz, vou para Noronha este mês… Queria saber qual câmera você indica para tirar foto no mergulho de batismo?

    1. Olá Ana Luiza, tudo joia!? Obrigado por sua visita e por deixar um comentário por aqui. Bom eu uso frequentemente duas câmeras, uma delas é a GoPro (uso a versão 4 atualmente), a outra é uma Panasonic Lumix TS5 com uma marine case da Ikelite que permite que leve a câmera até os 40 metros de profundidade. É uma questão de gosto.., eu uso mais a goPro para vídeos, porém também gosto de fazer selfies e do poder de amplitude que ela possui. Já para fazer macros, fotos com maior definição de algum animal ou estrutura oceânica, aí eu prefiro fazer com a outra pois tem flash e a estabilidade é maior, mas meu sonho mesmo é ter uma case para mergulhar minha DSLR da Canon (pena que ela seja mais de U$ 3000). É mais ou menos por aí, eu levaria uma GoPro, se for o seu caso de querer só uma câmera para essa viagem, porém se quer investir em algo que pode usar um pouco mais, quem sabe uma câmera a prova dágua point n’shot e uma case para mergulho (pois elas só irão até 12m) Espero ter ajudado, qualquer nova dúvida não deixe de comentar novamente! Abração e boa viagem!

  2. boa tarde! estou indo para noronha no final desse mes e gostaria de fazer o batismo ( ja fiz uma vez em arraial do cabo). em qual local, praia ,vc me recomenda fazer?

  3. boa tarde! estou indo para noronha no final desse mes e gostaria de fazer o batismo ( ja fiz uma vez em arraial do cabo). em qual local, praia ,vc me recomenda fazer?

    1. Oi Maria Fernanda, tudo joia?! Obrigado pela visita e por deixar a sua mensagem. Em Noronha tem a galera da Atlantis, que é a agência mais tradicional da Ilha, muito profissionais, pode ser a sua melhor alternativa para fazer um mergulho de batismo embarcado. Tem também o Dougg da Sea Paradise, que até da última vez que eu viajei pra lá ainda estava atendendo na praia do Porto (ele também fazia mergulhos saindo direto da praia). Entre em contato com ambos para fazer seu orçamento e ver qual é a melhor alternativa. Não se esqueça de mencionar que leu essa matéria aqui no blog (e peça um descontinho hehehe) abração! Luiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.