Na última vez que visitei Fernando de Noronha (ago/2015), fui surpreendido com uma novidade realmente interessante: existem duas novas operadoras de mergulho realizando batismos e saídas guiados para mergulhadores certificados localizadas exatamente em um dos melhores lugares para esta prática no paradisíaco arquipélago pernambucano: a Praia do Porto Santo Antônio.

Tive a oportunidade de estabelecer uma excelente parceria com uma das figuras mais icônicas desta ilha quando o assunto é mergulho em Noronha, conseguindo assim a oportunidade de acompanhar bem de perto o trabalho que eles estão realizando diretamente nas areias da praia do Porto. Até então apenas 3 operadoras possuíam a autorização para explorar o fundo do mar em Noronha: a Atlantis Divers – nossa parceira oficial para mergulhos em embarcações – a Águas Claras e a Noronha Divers. Até então não existiam outras operadoras praticando mergulhos em Noronha partindo das areias de suas praias, agora essa história mudou completamente de figura e os visitantes desta ilha possuem outras duas operadoras que oferecem mergulhos guiados partindo direto da praia: a Sea Paradise, comandada pelo Fernando Cabeção e a operadora Mar de Noronha liderada pelo Bodão.

Eu já conhecia a fama do Fernando Cabeção desde antes de mergulhar em Noronha. O cara é um ícone que trabalhou durante muitos anos com mergulhos embarcdos no arquipélago e acabou conseguindo (diga-se de passagem MERECIDAMENTE) a concessão oficial para realizar mergulhos com cilindro partindo da praia do Porto. Conversei pessoalmente com o Fernando e expliquei para ele sobre o blog, sobre nossas experiências em Noronha e mencionei sobre o interesse em acompanhá-lo em um batismo para conseguir registrar aqui no blog todos os detalhes do mergulho com cilindro nas águas tranquilas da praia do porto. Mas quem nós iríamos batizar nesta oportunidade?! Eu já sou peixe velho no mar – possuo mais de 100 mergulhos em meu portfólio – nós precisávamos de um novato! Foi quando o “chefe” Hugo Pessoni se predispôs a ajudar na matéria!

Mergulho com a galera da Sea Paradise em Fernando de Noronha
Mergulho com a galera da Sea Paradise em Fernando de Noronha

O Hugo é um dos meus melhores amigos, vive aqui em Goiás e nunca tinha experimentado o mergulho com cilindro; ele estava realmente muito disposto a conhecer um pouco mais sobre as sensações proporcionadas por esta pratica tão prazerosa, porém era preciso introduzi-lo às noções básicas para principiantes. O tratamento que o Hugo recebeu foi surpreendente! O Fernando até fez questão de ajudar meu amigo a calçar suas meias enquanto explicava de maneira realmente extrovertida sobre todo equipamento necessário para mergulhar com cilindro.

Sentamos nas areias da praia e tivemos uma verdadeira aula teórica com o Fernando. Ele abordou temas essênciais para principiantes (e até para experientes que precisam de uma atualização), tal como a importância da flutuabilidade, como equalizar os ouvidos, limpeza da máscara em baixo da água, técnicas de respiração e vários outros tópicos fundamentais para quem vai mergulhar com cilindro pela primeira vez. Quando terminamos a teoria com o Cabeção, fomos apresentados ao Doug Monteiro, outra figura espetacular na área do mergulho, que além de trabalhar junto com o Fernando na Sea Paradise também faz parte da produção de alguns programas de TV relacionados à prática de mergulhos no Canal OFF!

Cardumes e polvo logo no início do mergulho
Cardumes e polvo logo no início do mergulho

Como você pode perceber, o Hugo estava muito bem assistido para seu batismo, contando com uma lenda do mergulho em Noronha introduzindo a teoria e um apresentador de um programa de mergulhos na TV para nos guiar na aula prática. Não demorou muito e fomos para a água, só que antes de afundar era preciso que meu amigo conhecesse um pouco mais sobre algumas habilidades fundamentais para principiantes, tal como a funcionalidade do colete, como respirar com o regulador, o que fazer se a máscara começar a embaçar, entre tantas outras técnicas que ajudariam o Hugo a obter um maior conforto em seu primeiro mergulho. Mal iniciamos o mergulho e consegui encontrar um belo polvo metido em sua toca enquanto contemplava um espetacular cardume de sardinhas pairando acima da minha cabeça!

Mergulho com o Dougg e o Cabeção da Sea Paradise em Noronha
Mergulho com o Doug Monteiro e o Fernando Cabeção da Sea Paradise em Noronha

Já tive a oportunidade de mergulhar em vários pontos neste arquipélago que considero como uma das mais belas ilhas de nosso planeta, porém o Porto de Santo Antônio é um lugar diferenciado. Desconsidere qualquer tipo de porto para embarcações que você já tenha conhecido na vida – este lugar é mágico – além da riqueza da fauna e flora marinhas com um pouco de sorte é possível mergulhar admirando a sinfonia dos golfinhos que costumam “bater ponto” nessas águas nas primeiras horas do dia! Outro destaque é a possibilidade de explorar vagarosamente os destroços de dois naufrágios distantes apenas alguns metros das areias da praia.

Peixes no naufrágio do Porto em Noronha
Peixes no naufrágio do Porto em Noronha

A visibilidade contribuiu de maneira excepcional para que o mergulho do Hugo fosse um sucesso! Foi impressionante como ele conseguiu afundar e permanecer por uns 50 minutos no fundo do mar contemplando cardumes de xiras, tartarugas, moreias entre tantos animais que apareceram em nosso trajeto durante todo decorrer desta imersão. O ponto alto ficou por conta da oportunidade de passar por dentro do casco de uma das embarcações naufragadas, residência oficial de vários cardumes de diferentes espécies de peixes – é um mergulho para encher os olhos com tanta beleza!

Alguns dos destaques deste mergulho no Porto
Alguns dos destaques deste mergulho no Porto

Eu sou fã de carteirinha do Doug Monteiro, um cara humilde e altamente especializado em mergulho com cilindro – foi como mergulhar com uma celebridade na área! Muito atencioso, ele não deixou o meu amigo sozinho por nenhum minuto sequer, sempre estava ao seu lado assistindo-o em eventuais necessidades – só que o Hugo quase não precisou da ajuda do Douglas, se saiu muitíssimo bem no mergulho de batismo e com certeza o próximo passo para ele é tirar a certificação de mergulhador Open Water!

Mergulho no Naufrágio do Porto em Fernando de Noronha
Mergulho no Naufrágio do Porto em Fernando de Noronha

Fiz questão de registrar em vídeo alguns dos melhores momentos que experimentamos ao lado da equipe da Sea Paradise de Fernando de Noronha e compartilho com você logo a seguir. Você também pode conferir todas as fotos deste mergulho em alta resolução na galeria de fotos que vem logo após o vídeo. Fica aqui meu agradecimento ao Doug e ao Fernando pela oportunidade de registrar mais essa experiência em Fernando de Noronha e todas as minhas boas vibrações e energias para que eles possam continuar explorando o fundo do mar de Noronha, inspirando assim novos viajantes a conhecer as belezas reservadas apenas àqueles que possuem a coragem de mergulhar com cilindro.


Mergulho saindo da praia do Porto em Noronha

Serviço

Sea Paradise – Mergulho em Noronha
Operadora de Mergulho Autônomo em Fernando de Noronha
Site: http://www.seaparadisefn.com.br / telefone: (81) 99783 8642
Endereço: Areias da praia do Porto Santo Antônio em Fernando de Noronha
Valor: R$ 250,00 para o batismo com direito a aula teórica, todo equipamento e uma saída guiada para mergulho com cilindro.

Luiz Jr. Fernandes realizou este mergulho como uma cortesia afim de coletar os materiais necessários para confeccionar esta matéria – Hugo Pessoni recebeu um desconto e se ofereceu como participante desta matéria para documentarmos seu mergulho de batismo.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Boa tarde, Estou impressionado com a visibilidade, em Noronha sempre se encontra essa qualidade de visibilidade no mergulho? Eu já tenho certificação open water, isso permite que eu possa ‘passar’ por esses náufragos, como nas fotos? Em média, quanto custa cada descida saindo da praia, com equips e tudo mais? Em uma semana de hospedagem é possível conhecer os principais pontos de mergulho? Grato!!

    1. Olá Fabio, tudo joia?! Cara realmente o mergulho em Fernando de Noronha é diferenciado. Eu conheço muitos destinos propícios para o mergulho no planeta, já mergulhei no Palau, Filipinas, Indonésia, Tailândia, Oahu, Maui, Kauai e vários destinos no Caribe, entre eles San Andrés e Providencia, St. Barth, Anguilla e Barbados para te ser bem sincero Noronha é um destino que possui qualidade internacional de altíssimo nível para mergulhos. É impossível mensurar com relação à qualidade dos mergulhos pois cada caso é um caso, porém lá você vai encontrar as melhores condições de visibilidade, de qualidade profissional, grande chance de ver vários tipos de animais (alguns deles de grande porte) então pode ir na tranquilidade pois seus mergulhos serão incríveis. Eu reservaria 10 dias para conhecer boa parte dos principais pontos e ter ainda tempo de sobra para conhecer as outras praias, praticar snorkel e curtir a ilha como um local. Com o open water você pode sim passar pelos naufrágios, porém sempre é necessário estar em um grupo com um guia autorizado pelo Parque Marinho. Se não me engane o valor por pessoa estava em agosto de 2015 na faixa de 250 a 300 reais com todo equipamento incluso para apenas um tanque. Um valor realmente acessível para o lugar incrível que é o Porto Santo Antônio. Enfim, espero ter clareado o meio de campo ae! Qualquer dúvida volte a comentar! Abraço e boa viagem quando vc for!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *