Uma das atividades mais prazerosas que realizei na minha recente oportunidade de conhecer St. Barthelémy foi mergulhar com cilindro juntamente com a agradável galera do La Bulle Diving Center. Desde nosso primeiro contato com o David, gestor deste centro de mergulhos, a receptividade foi 100% me deixando totalmente a vontade para visitar o estabelecimento dele assim que chegasse na ilha e a partir da programação dos dias seguintes ele me encaixaria em uma saída para conhecer o fundo do oceano desse paraíso francês caribenho.

Eu estava hospedado no Le Guanahani que fica um pouco distante da marina de Gustavia, mais especificamente a Marina Océan Must, local onde está o La Bulle e de onde eles partem para a realização dos mergulhos. Eu visitei o local um dia antes na parte da tarde para tentar conhecer a equipe que faz os mergulhos e confirmar a minha presença no dia seguinte. Cheguei bem cedinho para conhecer os outros mergulhadores e captar um pouco mais da rotina de atividades oferecidas por este centro de mergulhos.

Mergulho em St. Barth
Mergulho em St. Barth

Uma vez na marina foi possível ter uma prévia do quão espetacular é o mergulho nessa região do Caribe de águas mega transparentes! De fato St. Barths é mais conhecida pela exclusividade de seus resorts e restaurantes do que pela prática do mergulho com cilindro, visto que boa parte dos mergulhadores nesta região optam por viajar até a pequenina Saba micro nação considerada como um dos melhores destinos nos arredores para submergir, entretanto eu não poderia partir dessa linda ilha sem antes conhecer ao menos uma fração do fundo deste oceano.

Mergulho com o pessoal do La Bulle Diving Center
Mergulho com o pessoal do La Bulle Diving Center

Partimos em um bote motorizado num grupo de 13 pessoas, já contando com a equipe do La Bulle. A grande vantagem de ter saído pra mergulhar com eles no domingo é justamente por este ter sido um mergulho recreativo para os amigos do dive center, foi realmente um momento de diversão e tranquilidade em um ponto que estava localizado apenas a 10 minutos do porto de Gustavia! Tudo estava muito legal, resguardando-se uma pequenina ressalva: haviam correntes marinhas fortíssimas nesta oportunidade, então o plano era basicamente pular na água e não aguardar por ninguém; nos reuniríamos no fundo do mar…

Mergulho com fortes correntes em St. Barth
Mergulho com fortes correntes em St. Barth

Chegando ao fundo dos 20 metros de profundidade, nos reunimos e começamos a brincadeira de seguir o líder. A recomendação no briefing inicial era de nos atermos ao fundo do oceano o máximo que conseguíssemos, desde que as fortes correntes poderiam nos levar para longe do grupo caso não estivéssemos quase raspando a barriga no fundo do mar. Em alguns momentos mais parecia que fazíamos uma verdadeira escalada apoiando nos corais, pedras e resquícios de uma embarcação naufragada que exploraríamos nesta oportunidade.

Explorando naufrágios em St. Barth
Explorando naufrágios em St. Barth

Foi simplesmente sensacional desde que ao encontrarmos o naufrágio conseguímos conhece-lo ainda com a ajuda da correnteza, que nos levava de um ponto ao outro com facilidade, porém que nos fazia sofrer para tentar dar a volta contra ela…, ossos do ofício entretanto foi algo realmente bem interessante, desde que até então não havia experimentado fazer um drift-dive contra a corrente, posso afirmar fielmente que foi como realizar uma escalada no fundo do mar.

Entretanto uma escalada com belas recompensas…

Lagostas em St. Barthélemy
Lagostas em St. Barthélemy

Um mar repleto de vida com visibilidade nota mil. Assim eu resumiria esse mergulho com apenas uma frase. Ficamos por ali explorando esse navio naufragado até que fomos convidados a seguir adiante com o mergulho passando por canais submersos que conectavam as várias camadas do relevo oceanográfico da região (confira na íntegra no vídeo em anexo no fim dessa matéria). Foi um mergulho realmente esplêndido, e não somente pela visibilidade impressionante, típica dessas ilhas caribenhas, mas principalmente pelo grupo de profissionais que estavam mergulhando juntos, não tivemos um problema sequer, mesmo sendo submetidos a esta complexa experiência de mergulhar contra a correnteza para cumprir os objetivos do briefing. Entre um deslocamento e outro sempre encontrava boas surpresas em meu caminho…

Uma pequenina moréia para fechar este incrível mergulho
Uma pequenina moreia para fechar este incrível mergulho

Foi apenas um tanque que durou pouco mais de 50 minutos onde tive a oportunidade de conhecer algumas das belezas reservadas a quem se arrisca nas profundezas de um mar francês/caribenho e que conseguiu registrar em meu cérebro imagens que restarão por toda eternidade 🙂 Recomendadíssimo! Vai a St. Barths? Não deixe de marcar um mergulho com a galera do La Bulle.


Mergulho em St. Barth com La Bulle Diving Center

 

Serviço

La Bulle Diving Center
Endereço: Marina Océan Must, La Pointe Gustavia, St Barthélemy
Telefone: + 590 690 777 655 / Site: http://www.labullesbh.com /
Email: [email protected]

Luiz Jr. Fernandes mergulhou com La Bulle Diving Center através de uma parceria estabelecida entre este veículo de comunicação e este centro de mergulhos afim de captar os conteúdos necessários para a confecção desta matéria.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *