Voltar a Noronha é sempre um novo convite à exploração oceânica. Em minha mais recente oportunidade de voltar ao paraíso, estabeleci uma nova parceria para explorar 4 novos pontos de mergulho com a minha operadora favorita em Noronha: a Atlantis Divers. Sempre uma grande surpresa aguarda os mergulhadores ao abordar qualquer uma das embarcações desta empresa. O frio na barriga é o mesmo tanto para quem vai fazer o batismo quanto para os mergulhadores um pouco mais experimentados no oceano. Nesta oportunidade, conheci dois pontos de mergulho inéditos para o meu currículo de mergulhador profissa: foram o Buraco do Inferno e as Cagarras Rasas.

Cada vez que viajo para Fernando de Noronha e tenho a oportunidade de explorar os fundos deste oceano, acabo ficando com mais vontade de voltar de novo a este paradisíaco destino pernambucano isolado no meio do Oceano Atlântico. Acontece que estas são águas realmente espetaculares para o mergulho com cilindro, sendo possível ver e interagir com animais selvagens, contemplar a beleza da topografia dos sítios explorados e também limpar a mente, renovando as energias para a rotina da vida real que continuará depois desta viagem de sonhos.

Mergulho em Noronha com a Atlantis
Mergulho em Noronha com a Atlantis

Mal afundamos e já conseguimos avistar algumas tartarugas procurando comida em meio aos corais. O grupo se reuniu e começamos a nos deslocar rumo ao lugar chamado Buraco do Inferno, que apesar do nome um tanto quanto arrepiante, nada mais é do que uma caverna submarina que possui propriedades muito excêntricas. Primeiro por se localizar nas proximidades de um outro lugar realmente sensacional chamado Cordilheira, um paredão rochoso com mais de 30 metros de extensão nos arredores da Ilha Rata.

Buraco do Inferno em Noronha
Gruta do Buraco do Inferno em Noronha

Este é realmente um mergulho MUITO PRAZEROSO! Com profundidade máxima não superando os 18 metros (mas que pode chegar até 24 metros com maré alta), este é um ponto de mergulho para ser visitado não somente por mergulhadores avançados, mas principalmente por aqueles que acabaram de se certificar e estão a procura de um lugar memorável com fácil acessibilidade e sem precisar se preocupar com muitos detalhes ao submergir. Nós seguimos um dos guias que nos levou até uma grande caverna no fundo do mar, lugar este que configurou-se como uma das paisagens mais espetaculares que já contemplei em mergulhos com cilindro na paradisíaca ilha de Noronha. O grande barato que encontrei ao explorar este ponto foi quando adentrei a gruta e voltei para fora dela admirando a silhueta dos mergulhadores.

Não há nenhum demônio ou sequer qualquer tipo de labareda que remeta ao inferno neste ponto de mergulho, que leva este nome devido à alta variação de pressão provocada pelas variações da maré. Se for explorado enquanto a maré sobe os mergulhadores podem estar expostos a variações de pressões muito altas que podem se transformar verdadeiramente em um inferno em baixo d’água.

Cardumes em Fernando de Noronha
Cardumes em Fernando de Noronha

Superado o Buraco do Inferno, saímos em busca de alguns cardumes enquanto visitávamos alguns bancos de corais próximos à gruta visitada anteriormente. Outro ponto alto de qualquer mergulho em Noronha é a arte de contemplar cardumes e compreender o quanto este destino está preservado ecologicamente. Algumas vezes eu até começava a obter a impressão de que esses cardumes mais pareciam uma verdadeira chuva de ouro no nosso caminho até os próximos lugares a serem visitados.

Momentos inesquecíveis mergulhando em Noronha
Momentos inesquecíveis mergulhando em Noronha

Quando pensei que meu mergulho não poderia melhorar, eis que encontrei uma raia que tinha quase o meu próprio tamanho. Na montagem a seguir você pode perceber o nível de detalhes que consegui registrar deste animal repousando no fundo do oceano.

Encontro próximo a uma raia em Noronha
Encontro próximo a uma bela raia em Noronha

E não poderia deixar de compartilhar também alguns vídeos com os melhores momentos destes dois mergulhos que realizei com a Atlantis Divers em Noronha. No vídeo a seguir você confere os melhores momentos do mergulho no ponto chamado Buraco do Inferno e a seguir também compartilho alguns dos melhores momentos em nosso segundo tanque de mergulho no ponto que leva o nome de Cagarras Rasas.


Buraco do Inferno


Cagarras Rasas

Serviço

Atlantis Divers Fernando de Noronha
Telefones: (81) 3619-1488 / (81) 3619-1371
Endereço: Vila dos Remédios, em frente a igreja de Nossa Senhora dos Remédios
site: atlantisdivers.com.br | email: [email protected]
A Altantis ofereceu dois dias de mergulhos como cortesia ao Boa Viagem para a realização desta e outras matérias

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *