Olá amigos e amigas que acompanham as matérias aqui no Boa Viagem, tudo em paz com vocês? Espero que sim! Hoje acordei com saudades de uma das cidades mais lindas que já visitei na Europa, por isso, aqui estou eu para compartilhar algumas dicas sobre um lugar muito especial que conheci em uma das minhas viagens ao velho continente: o Montjuïc em Barcelona, um tipo de colina situada na zona sudoeste da cidade, que acabou virando um bairro legal cheio de atrações para serem visitadas.

Eu estava hospedado nesta oportunidade no bairro chamado Sants, onde fica também uma das estações de metrô mais importantes da cidade inteira. Ali também estava pertinho do Camp Nou, o famosíssimo estádio do Barça, além de ter a possibilidade de visitar o Montjuïc em uma leve caminhada. Eu escolhi um final de dia para conhecer a região, aproveitei para tirar fotos incríveis de Barcelona no pôr do sol e também conheci um pouco sobre o que fazer nesta região.

Montjuïc em Barcelona

Infelizmente não consegui fazer tudo que era possível, contudo eu vou aqui relacionar todas as alternativas de passeios, experiências e visitações que são possíveis serem realizadas a partir de um passeio nos arredores do Montjuïc. Sabem como é, sempre gosto de deixar para trás um pedacinho dos passeios que realizo em lugares como Barcelona, sem dúvidas é um destino para voltar várias vezes ao longo de uma vida.

Plaza de Espanha

Plaza de Espanha
Plaza de Espanha

Acho que o melhor de ter ido caminhando foi a possibilidade de contemplar tantos lugares lindos. E não somente lugares dentro da cidade, chega um ponto que o passeio se transforma em algo tão agradável, misturando áreas muito bem preservadas, ecologicamente falando, com a beleza modernista da arquitetura da cidade, com suas avenidas imponentes, prédios antigos e lugares de tirar o fôlego.

Plaza de Espanha vista do Montjuïc
Plaza de Espanha vista do Montjuïc

Um dos lugares que gostei muito de conhecer foi a Plaza de Espanha. Pera aí meu amigo(a), que imponência tem esse lugar.

Eu já visitei muitos lugares legais em Barcelona, contudo essa visita ao Montjuïc foi algo que saiu da média, eu esperava encontrar um turismo contemplativo de edifícios, contudo essa viagem me mostrou que Barcelona tem muito mais do que prédios e lugares dentro da cidade a serem explorados.

Por falar em outros lugares de Barcelona, visitei também a Igreja da Sagrada Família e até dei uns rolés pelo Parque Güell, contudo se você quer saber um geral, sobre os lugares para ver nessa cidade linda, pode visitar esse post aqui -> o que fazer em Barcelona Espanha.

Fonte Mágica de Montjuïc

Fonte Mágica de Montjuïc
Fonte Mágica de Montjuïc

Importante deixar aqui registrado que em Montjuïc é possível visitar um show com a fonte mágica, que acontece em horários específicos e que acabei sem conhecer por conta justamente do horário em que fui visitar a atração.

O show é 100% grátis e acontece apenas em alguns dias durante a semana dependendo é claro da época do ano em que você for conhecer Barcelona. Nas estações do outono e inverno o espetáculo acontece de sexta-feira e sábado das 19h às 21 horas. No verão e primavera acontece de quinta a domingo (das 21 às 23:30).

Vale a pena visitar desde que é uma atração grátis e pode combinar perfeitamente com o passeio que realizei para contemplar o final do dia nesta região. Já foi nesse show de luzes? Consegue compartilhar comigo algumas dicas sobre esse assunto?! Não deixe de comentar na caixa que vem logo abaixo do post.

Jardim Botânico de Barcelona no Montjuïc

Essa é uma outra atração presente na região do Montjuïc que pode ser uma excelente e agradável alternativa de passeio adicional (como uma missão secundária em um jogo de videogame, capitche?!).

Ali está presente o Jardim Botânico de Barcelona, que conta com mais de 2 mil espécies da fauna regional disponíveis para contemplação. O valor para a entrada é de apenas 5 euros, o horário de funcionamento costuma também seguir as estações/dias do ano:

  • Janeiro > 10:00 – 17:00;
  • Fevereiro a Março > 10:00 – 18:00;
  • Abril a Maio > 10:00 – 19:00;
  • Junho a Agosto > 10:00 – 20:00;
  • Setembro a Outubro > 10:00 – 19:00;
  • Novembro a Dezembro > 10:00 – 17:00;

Museu Nacional de Arte da Catalunya

Museu Nacional de Arte da Catalunya
Museu Nacional de Arte da Catalunya

Boa parte das pessoas que vão até o Montjuïc também optam por conhecer o interior do Museu Nacional de Arte da Catalunya (MNAC). O grande barato de ir até o Museu é justamente ter a oportunidade de conhecer obras renomadas, contemplar o interior que possui uma arquitetura sensacional e também o exterior, desde que em frente ao Museu é possível obter algumas das melhores vistas de Barcelona.

O valor para entrar no museu possui modalidades diferentes. Por 2 euros é possível visitar o interior do museu e realizar algumas atividades. Contudo o mais interessante mesmo custa 14 euros e te dará acesso ao museu completo.

Museu Fundació Miró

A Fundação Joan Miró, situada no Parque de Montjuïc, em Barcelona, Espanha, foi criada pelo próprio Joan Miró e pelo seu amigo Joan Prats em 1975. Está localizado também dentro do complexo Montjuïc e tem como intuito principal criar um centro de referência internacional e apoiar bolsas de estudos e pesquisas relacionadas com Arte Contemporânea.

Eu não cheguei a conhecer a Fundação Joan Miró, desde que o valor para entrar na fundação e conhecer a coleção Joan Miró e exposição temporal custa (em 2022) 13 euros. Esta é mais uma alternativa de atividade que pode ser realizada na região do Montjuïc, e como você pode ver, existem alternativas para agradar tanto a quem curte um turismo contemplativo de museus, quanto aos amantes das paisagens incríveis.

Admirar as vistas incríveis de Barcelona

E por falar em atividades incríveis, saca só a vista obtida da cidade de Barcelona lá no topo do Montjuïc:

Vista incrível de Barcelona

Sensacional, concorda?! Eu fui pela vista!

Vista incrível de Barcelona

Tanto é que a atração que eu mais queria conhecer, quando cheguei até ela, encontrei-a sendo encerrada em 5 minutos rsrs…

Vista incrível de Barcelona

Tem problema não, valeu super a pena ter visitado esse lugar só pela paisagem impressionante que eu encontrei lá em cima.

Vista incrível de Barcelona

Castelo Medieval de Montjuïc

Castelo Medieval em Montjuic
Castelo Medieval em Montjuïc

Lá no topo da colina está o castelo medieval de Montjuic, um dos lugares que eu fiquei meio que sentindo falta de conhecer nesta oportunidade. Eu investi muito tempo na minha caminhada tentando explorar cada pedacinho do Montjuïc e me esqueci que o Castelo tinha hora pra fechar.

Esta é uma antiga fortaleza militar que hoje funciona como um belo mirante, de onde é possível contemplar toda a cidade e a região portuária de Barcelona. O custo para entrar no castelo era de 5 euros, e funciona diariamente das 10 da manhã até as 8 da noite. Como em Barcelona no verão costuma anoitecer mais tarde, fique de olho no relógio para não perder o horário de entrada (assim como eu perdi!).

Contemplar o movimento do Porto de Barcelona

Mas se perder a entrada no Castelo não tem problema. Ainda assim é possível rodear os arredores do castelo para obter a sensacional vista do Porto de Barcelona. Eu optei por visitar esse lugar neste horário no final do dia justamente por isso, eu queria ter chegado a tempo de contemplar o sol se pondo no oceano, mas cheguei tarde de novo rsrs…

Porto de Barcelona
Porto de Barcelona

Mesmo assim, fiquei ali por mais algum tempo e consegui obter uma vista espetacular das luzes acendendo após o sol já ter se posto. Olha só o visual do porto de Barcelona e da cidade como um todo logo após as luzes se acenderem:

Porto de Barcelona durante a noite
Porto de Barcelona durante a noite

Sensacional, não é mesmo?! Eu fiquei meio que empacado lá na frente do museu tirando fotos sem parar da cidade. Afinal de contas não é todo dia que podemos conhecer Barcelona ao nosso tempo. Eu amo fazer fotos nesse horário do final do dia, parece que a luz colabora bastante para que a fotografia fique ainda mais bonita.

Aproveitei mais meu tempo fazendo fotos e contemplando o visual da cidade, que acabei perdendo o momento exato do pôr do sol no mar de Barcelona. Mas tem problema não, Barcelona ainda ei de voltar 🙂

Complexo Olímpico de Barcelona

Outro lugar que é possível conhecer ao visitar o Montjuïc é o complexo olímpico de Barcelona, que foi construído para as Olímpiadas de 1992. Ali ainda é possível contemplar o famoso “Anel Olímpico”, a Torre de Comunicações, o Palau Sant Jordi e o Estádio Olímpico. Como você pode perceber, esta é uma região para passar praticamente um dia inteiro.

Então se você tem tempo livre suficiente ao visitar Barcelona, já separe logo um dia inteiro para conhecer essa região do Montjuïc.

Ou então você pode aproveitar e repartir o dia em duas atrações, conhecendo primeiro a região da Sagrada Família ou o Parque Güell, e logo depois partindo para a região do Montjuïc.

Como chegar ao Montjuïc

Dá pra visitar caminhando ou de teleférico. Você pode escolher qual é a melhor forma para você e sua turma. Eu gosto muito de caminhar ao ar livre, tirando o tempo necessário para fotografar e conhecer os lugares na minha velocidade. Contudo você pode querer ir direto ao ponto sem ter que caminhar por uma hora até chegar ao Montjuïc.

Caminhando desde a Estação Sants

Eu fui caminhando desde a Estação Sants, pois de fato tinha tempo livre suficiente para fazer isso. Gastei mais de uma hora para conseguir chegar até o topo do Montjuïc, mas eu não estava muito preocupado com o tempo, desde que tirei a tarde inteira para fazer isso.

De transporte público

Agora caso você tenha pouco tempo disponível, eu recomendaria utilizar a combinação entre metrô + funicular e ônibus, pois assim é possível reduzir a caminhada consideravelmente, indo direto ao ponto de visitação principal. Acredito queesta é a melhor alternativa para chegar até o topo do Montjuïc: você pega o trem da Sants Estació e viaja nele por 4 paradas (são menos de 5 minutos…), até a Estação Paral-lel.

Ali é possível pegar o Funicular que leva até o topo do Montjuïc e menos de 1 minuto. Depois é só caminhar até o ponto de ônibus número 150, que vai te levar até as escadarias do Montjuïc.

Concluindo

Espero que tenha curtido a minha sugestão de passeio em Barcelona. Eu amei conhecer o Montjuïc e acredito que esta é uma das regiões mais bonitas a serem visitadas em Barcelona. Já visitou esse lugar? Esqueci de mencionar alguma atração importante?! Pois não perca tempo, role a página um pouco mais e encontre o nosso formulário de comentários. Deixe sua sugestão, dica ou opinião sobre o assunto aqui comentado. Grande abraço e até a próxima matéria.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Olá, Luiz,
    Gostei do seu relato, você traz muitas dicas interessantes para conhecer Barcelona! Eu vou para lá no mês que vem e gostaria de saber se você recomenda comprar ingressos antecipados. Vi que no caso dos museus é possível fazer isso, mas não tenho certeza se vende antecipado para entrar no castelo…
    Obrigada!

    1. Oi Juliana, tudo bom? Obrigado por passar aqui pelo blog e deixar seu comentário. Eu acredito que eles não vendem o ingresso pela internet (eu pelo menos não encontrei um lugar pra comprar). Uma dica legal é poder incluir esse passeio no domingo. Todos os domingos após as 15hs a entrada é franca. Da mesma forma que todo primeiro domingo do mês, quando a entrada é franca o dia inteiro.
      Bom, espero ter ajudado, abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.