Arequipa é considerada a capital da alpaca no planeta. A lã produzida na região é exportada para todas as partes do mundo e essa é uma das principais engrenagens econômicas da cidade. A lã extraída da alpaca, uma espécie de camelo andino, é trabalhada em várias indústrias e dela são produzidas peças em geral do vestuário masculino e feminino. Na minha viagem ao Peru eu visitei uma dessas indústrias, a chamada Mundo Alpaca , uma indústria aberta para a visitação via city tour e a experiência foi realmente muito interessante.

Mundo Alpaca em Arequipa
Mundo Alpaca em Arequipa

Para aqueles que não conhecem esse animal, a alpaca é um parente próximo do camelo, ou dromedário, e ela é essencial para as populações andinas, já que dele extrai-se a lã para a produção das roupas que protegerão do frio, servem como meio de locomoção na altitude e ele também é utilizada como alimento, já que os peruanos consomem regularmente carne de alpaca. Em uma publicação futura nós vamos explorar as diferenças entre os principais parentes andinos dos camelos: as lhamas, as vicunhas e as alpacas.

Lhamas em Arequipa
Lhamas em Arequipa

Como tudo que existe nesse nosso mundo, aqui também podemos encontrar grandes falsificações – produtos produzidos com a lã de alpaca de baixa qualidade são comercializados em grande escala no Peru como sendo a verdadeira e original baby-alpaca. Materiais sintéticos são misturados a lã pura de alpaca, e daí são produzidos diversos artigos do vestuário que podem ser encontrados em mercados, com vendedores ambulantes e até mesmo em lojas de grife, mas é imprescindível conhecer a verdadeira lã e a textura do material original para conseguir distinguir a qualidade entre uma peça com o material de baixa qualidade e a verdadeira peça produzida totalmente com a lã das alpacas.

Ao visitar a Mundo Alpaca em Arequipa, a primeira parada é para a apreciação dos animais vivos e posteriormente visita-se a seção de Escorjo, que é a separação por resistência e longitude da fibra que dará maior consistência e qualidade ao resultado final.

Trabalhando a lã em Arequipa
Trabalhando a lã em Arequipa

Esse é um processo básico de seleção de lã. Algumas senhoras muito experientes no assunto trabalham diariamente em meio a montanhas de lãs extraídas de alpacas para reconhecer as diferenças, fazer separação segundo a qualidade e preparar os lotes diferenciados pelas cores naturais da própria lã. É quando surge a famosa “baby alpaca“, com uma suavidade única e acabamento final diferenciado. Vale a pena apreciar durante essa visita também as diversas técnicas originais e totalmente manuais para tecer a lã das alpacas.

Trabalhando a lã das lhamas, alpacas e vicunhas
Trabalhando a lã das lhamas, alpacas e vicunhas

Tecedoras quechuas que usam e abusam de uma experiência secular passada de geração em geração podem ser apreciadas em sua técnica de trançagem das fibras da lã de alpaca que maravilhosamente constrõem ponto a ponto cada uma das peças comercializadas pela Mundo Alpaca.

Vale destacar também que este centro de produção de lã de alpaca funciona também no período noturno, sendo uma ótima recomendação para você ocupar seu tempo em Arequipa por umas duas ou três horas. Os produtos também são comercializados em uma loja exclusiva da própria Mundo Alpaca. Os preços é claro, são um tanto quanto turísticos e não tão acessíveis como os praticados nas lojas do centro de Arequipa. Então ao comprar qualquer peça de vestuário no Peru, questione antes sobre a qualidade, se existem materiais sintéticos misturados á lã e duvide de produtos oferecidos a preços extraordinariamente econômicos.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *