Algo que me deixou bastante impressionado enquanto viajava pelo Peru foi justamente a quantidade de comida peruana deliciosa que existe nesse país a um custo absurdamente econômico (para nós brasileiros, é claro…). Enquanto eu caminhava pelos corredores de algum supermercado, fosse na cidade que fosse, eu sempre ficava impressionado com a diversidade de produtos disponíveis para o consumo. O que mais me impressionava era a seção de alimentos, que riqueza, quanta quantidade de todos os tipos de comida.

Comida Peruana

E não é só de porquinho da índia (cuy) que vivem os peruanos. É claro que isso é totalmente típico, e que você vai encontrar o Cuy em quase todos os bons restaurantes peruanos, mas veja bem, a culinária peruana vai muito além! Aqui nessa publicação eu vou compartilhar com vocês das delícias que eu tive o prazer de poder consumir nessa viagem ao Peru. E não, eu infelizmente não comi o Cuy! E foi por falta de oportunidade, pois sempre haviam pratos mais deliciosos a disposição que eu acabava optando pelos alternativos. Pois bem, está com fome? Espero que não pois este post vai aguçar o seu apetite!! Vamos lá!

Choclo

O “choclo”, assusta pelo tamanho dos seus grãos, isso é praticamente um almoço! E o custo? 1 solzito apenas! É ou não é de impressionar?! Veja o tamanho do grão na palma da minha mão! Só no Peru eu consegui comer um milho tão gigantesco como esse!

Comida Peruana: Choclo! Milho cozido peruano
El choclo! Milho cozido peruano, tipicamente servido com sal e um pedaço de queijo

E quem passar por Cuzco e não disfrutar dos sucos naturais do mercado central da cidade não sabe o que estará perdendo. Em um custo muito acessível vocês podem se esbaldar com uma jarra de suco que mais parece uma refeição completa! Além de delicioso, dá força, energia e disposição para a turistagem pela cidade.

Comida Peruana: Sucos naturais no mercado de Cuzco
Sucos naturais no mercado de Cuzco

E sobre os sanduíches peruanos, eu só de lembrar tenho água na boca! Existe um fast-food em todo território peruano chamado Bembos. Seria tal como um burguer-king ou MacDonalds, mais ao estilo peruano, com muito aji e com um hambúrguer suculentíssimo e gigantesco. Eu não consegui comer todo o sanduíche. Você também vai encontrar sanduíches de todos os estilos, tal como o gigantesco sanduba “natural” abaixo…

Hamburguesas

Sanduíches tipicamente peruanos
Sanduíches tipicamente peruanos

E como eu amo comer! E ainda mais quando é algo delicioso e que a gente só pode encontrar em lugares que não são comuns ao habitat natural! Eu encontrei nas cercanias do Parque Kennedy, em Miraflores, simplesmente o melhor sanduíche que comi no Peru! Poxa, que delícia! E quão barato foi! O nome do lugar é LA LUCHA, sanduíches de léchon! Com uma cebollita e bastante limón, por favor hein!

La Lucha - Sanduba de Lechon - DELICIOSISSIMO!
La Lucha – Sanduba de Lechon – DELICIOSISSIMO!

Chicharón

Deliciosos petiscos e quitutes também podem ser encontrados no Peru. Existe um tal de Chicharón tanto de carne, quanto de frango que é deliciosissimo para o acompanhamento como tira-gosto. Serve-se com um molho de limão e são na realidade tiras de frango frito muito parecidos com o frango a passarinho brasileiro. Esse é um prato tão típico e famoso no Peru, você vai se surpreender ao ver tantas chicharónerias em praticamente todas as cidades peruanas.

Frango a passarinho peruano
Frango a passarinho peruano

E o tanto que o tal do peruano ama doces! Não se assuste ao encontrar gigantescas panificadoras mais movimentadas do que restaurantes! Desde bolos, doces, tortas, sorvetes, churros, chocolates, são infinidades de guloseimas que você vai encontrar no Peru.

Doces

Bolos em uma confeitaria de Arequipa
Bolos em uma confeitaria de Arequipa

É de impressionar também a dedicação na qual lhe servem no Peru. Em todos os restaurantes que comi, desde os mais simples, até os mais luxuosos, todos servem da mesma forma! Você senta, pede o prato, e te servem uma entrada a escolha, tal como uma sopa, batatas ao molho, ou ainda várias outras alternativas.

Sopas

Algumas entradas de refeições peruanas
Algumas entradas de refeições peruanas

E também fiquei muito impressionado com a qualidade dos pratos principais. Desde a “alta baixa culinária peruana” das chifas (os chinos vão dominar o mundo!), até os bons restaurantes verdadeiramente peruanos, todos possuem uma carta muito diversificada, com pratos deliciosos que satisfazem aos bolsos mais sensíveis e podem fascinar aqueles que investem em uma culinária de alto nível.

Comida peruana típica: Frango frito com batatas

O mais tradicional, e que realmente agrada a praticamente todos os peruanos é o frango com batatas fritas. Eles são vendidos aos pedaços, você pode adquirir um oitavo, um quarto, a metade, ou o frango assado inteiro. Eles assam o frango na brasa, como nos churrascos no Brasil e servem com o acompanhamento de saladas (várias vezes a vontade).

Frango com batatas fritas
Comida Peruana: Frango com batatas fritas no Peru

Outro prato típico no Peru é o Lomo Saltado(com carne de vaca), que também vem na versão Pollo Saltado(com frango). Aqui eu registrei um delicioso Pollo Saltado, que nada mais é do que batatas fritas afogadas sobre um delicioso molho de shoyo e cebolas, tiras de frango ou de filé, e arroz branco. Delicioso, barato e tipicamente peruano. Recomendo ao extremo!

Comida peruana de primeira: Lomo (ou Pollo) Saltado

Comida Peruana: Pollo Saltado
Comida Peruana: Pollo Saltado

E como esses peruanos comem bem! Eu não tive a oportunidade de degustar tantas iguarias, eu não comi o Cuy (que tanto queria, é serio!), o Ceviche(comi muito pouco!), o Rocoto Relleno(também comi só dois!, um absurdo de pouco!) e várias outras deliciosas refeições que só vou encontrar na minha vida de novo se voltar ao Peru! E como quero voltar! Veja alguns dos pratos principais, o primeiro, um filé de carne bovina e o segundo um filé de truta! Que delícia!

Comida Peruana: delicia demais

E para arrematar, dalle açucar!! Quantos doces deliciosos, sorvetes e churros eu comi nessa viagem! Eu costumo viajar e perder peso, por comer fora de horários, correr muito para um lado pro o outro e tudo mais, contudo creio que nessa viagem tive a absoluta certeza de voltar bem mais “rechonchudo”.

Comida Peruana: doces e mais doces

Ainda no meu último dia de viagem em Lima, horas antes do meu voo partir, eu consegui encontrar o Festival Gastronómico Sazon y Sabor Peruano, e eu tinha que gravar tudo isso!

E aí, deu fome ou não deu!?

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *