Antes de visitar os colombianos e poder ter o prazer e imensa satisfação de conhecer Bogotá e Cartagena, eu não mensurava a riqueza por detrás da cultura e diversidade de um país que se encontrava sete horas ao norte em uma viagem de avião.

Pois bem, hoje venho compartilhar com vocês algumas imagens, fatos e lugares que marcarão para sempre as minhas recordações quando
o assunto é Colômbia.

O que fazer em Cartagena das Índias

Para os baladeiros de plantão, é recomendado ao extremo o café del mar. O bar é único nas Américas e outro igual você só vai encontrar em Ibiza. Ele foi construído sobre as muralhas de Cartagena com vista para o mar do Caribe.

Todos se reúnem nos fins de tarde para tomar um café, admirar o por do sol e se preparar para uma noitada ao som regada a salsa, merengue e reggaeton.

Cafe del Mar em Cartagena das Indias
Cafe del Mar em Cartagena das Indias

Mas calma, Cartagena é imensa! Há ainda para aqueles mais tradicionais um outro tipo de Café, o considerado melhor café do mundo: Juan Valdéz.

O homem não só simplesmente comanda as exportações de café colombianas como é também marca referência neste produto para colombianos e toda a América Central.

Existem diversas lojas estilo conveniência na Colômbia que levam a marca Juan Valdez Todos os lugares mais badalados possuem lojas da franquia Juan Valdéz.

Segundo os colombianos: o melhor café do mundo
Segundo os colombianos: o melhor café do mundo!

Engana-se quem pensa que a cidade Amuralhada de Cartagena das Indias é apenas um amontoado de construções tombados pelo patrimônio histórico.

É muito mais! Vai muito além pois a grande maioria dos prédios históricos deram lugar a lojas, restaurantes finos, hotéis e muito mais.

É interessante ir até uma loja de roupas dentro da cidade murada. Todas as lojas seguem a risca os padrões de preservação do patrimônio e até quem diria a Hard Rock Café está por lá!

Hard Rock Cafe na cidade murada de Cartagena
Hard Rock Cafe na cidade murada de Cartagena

E mais interessante é ainda notar que quanto mais você sobe a América, rumo ao Caribe, mais forte é a presença da cultura cubana.

Bares com som típico cubano, muito RUM e diversão a noite toda é no Havana club de Cartagena das Indias. Vale a pena conhecer um dos bares mais agitados do Getsemani.

Havana Club em Cartagena das Indias - aproximando-se cada vez mais de Cuba
Havana Club – Aproximando-se cada vez mais de Cuba

E quando você entra em um bar, pede uma Aquila e ao invés de se deparar com uma gostosa semi-nua, você vê um cartaz do ex-centro avante da seleção colombiana de futebol VALDERRAMA!

É interessante ver que ele fez parte da história colombiana nas copas e é garoto propaganda da Aquila a cerveja mais popular em território colombiano.

Higuita: O Goleiro Colombiano
VALDERRAMA: O CENTRO AVANTE Colombiano

também vai chamar a sua atenção é a bebida tradicional colombiana Kola Roman. Creio que ela seria o guaraná colombiano! Sim, ela é vastamente consumida por lá e não vá pensando que ela tem gosto da fruta roman.

Ela é doce e até que eu diria que sim, é saborosa também. Interessante notar também o tamanho das garrafinhas de coca-cola! Não dão neim para o primeiro gole no calor de Cartagena.

Kola Roman - Gaseosa oficial colombiana
Kola Roman – Gaseosa oficial colombiana

E por fim, para encerrar, vai uma Aquila!?

Cerveza Aquila - a Skol colombiana
Cerveza Aquila – a Skol colombiana

Índice desta viagem:

Panamá

Colômbia

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
3 comentários publicados
  1. cara, bacana o relato, mas só uma correção, o jogador da foto não é o Higuita e sim o Valderrama, meio-campo que jogou na seleção colombiana.

    1. Rapaz! Que mancada! Muito bem corrigido! O jogador da foto realmente foi com o nome trocado. Higuita tambem foi jogador da Colombia, mas o da foto em questao eh mesmo o famoso Valderrama. Obrigado pela correcao Marcel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.