Chivay é uma cidadela muito humilde e com riquezas naturais que atraem turistas das mais diversas nacionalidades. Quando visitei o Canyon del Colca, não imaginava que teria tanto o que conhecer. Hoje eu venho até aqui para relacionar algumas dicas sobre o que fazer em Chivay, como explorá-la com qualidade e o que não deixar de fora do itinerário.

O que fazer em Chivay

O vale do Colca é gigantesco e a cada quilometro percorrido, incontáveis descobertas são realizadas. Para aqueles que realmente tem tempo em seu roteiro de viagens no Peru, recomendo bastante que realizem o tour de dois dias, pernoitando uma noite em Chivay.

Somente dessa forma você terá condições de explorar com calma a cidade, conhecer as pessoas, visitar os mercados de artesanatos (que são vários!) e interagir com o Canyon e seus habitantes.

Acredito muito que a viagem até Arequipa de certa forma fica um tanto quanto incompleta se você não visita o Colca.

É como ir a Cusco pela primeira vez e optar por não ir a Machu Picchu. Você terá diversas opções de lazer, turismo e entretenimento na cidade, mas visitar o Colca é algo a mais.

Um destino não tão divulgado, que muitos viajantes sequer sabem da existência, Chivay está pronta para abrigar os turistas conforme suas necessidades e é claro, respeitando-se sempre a posição geográfica do destino.

Onde fica Chivay

Chivay está encravada no meio do Canyon mais profundo do planeta. Não espere encontrar caixas ATM em cada esquina, muito menos uma cerveja gelada (de verdade). Tampouco desista de buscar por badalação, festas ou agitos, se quer fazer isso, vá a Cusco ou fique em Arequipa. Chivay é para aqueles que desejam se aprofundar na verdadeira experiência peruana.

A pequena praça de armas da cidade é simpática e acolhedora. O forte nessa região é o turismo religioso.

Igrejas em Chivay

Chivay, assim como praticamente todas as cidades circunvizinhas, possui a religiosidade levada a sério. As igrejas são fantasticamente simples e mesclam o barroco com o tradicional.

Praça de Armas de Chivay
Praça de Armas de Chivay

E o que me fascinou de verdade nesse Canyon foi a beleza das paisagens peruanas, das montanhas aos fundos de igrejas católicas com estilo colonial e que mesclam cultura barroca em seu interior com uma riqueza de saltar aos olhos dos visitantes.

Típica igreja no Canyon del Colca
Típica igreja no Canyon del Colca

Existem igrejas como essas em todas as cidades do interior do Canyon del Colca. A devoção católica se mescla ao simbolismo e sincretismo das crenças de base, assim como a Quechua, resultando em altares como o que você pode apreciar nas fotos abaixo.

Acabamento e decoração barroca em Igreja no Canyon del Colca
Sincretismo religioso em Chivay

Banhos Termais no Peru

Além disso, as pessoas visitam Chivay planejando aproveitar ao menos uma tarde nos banhos termais que existem em suas proximidades, no chamado Museo Etnológico y Baños Termales, que já fica em uma cidadezinha mais adiante, cerca de 5 km de Chivay, a chamada Cuylloma.

Eu vivo atualmente no estado brasileiro de Goiás, em uma cidade nas proximidades da capital, Goiânia. Já estou farto de visitar as águas quentes da cidade de Caldas Novas e já conheci vários clubes e resorts nessa região.

Eu reconheço que as águas termais de Chivay são realmente muito mais quentes do que as de Caldas Novas. Eu não consegui permanecer por mais de dez minutos dentro da piscina sem me sufocar.

Vale lembrar que esse é um passeio opcional, com custo de 10 soles por pessoa e é fascinante poder estar em meio ao frio da altitude das montanhas do vale do Colca, tomando banho de piscina com águas quentes!

Banhos termais em Chivay
Banhos termais em Chivay – no te quedes boracho!

Tá aí um bom programa pra quem visita o Colca. São quatro piscinas no local, mas na ocasião que visitei apenas duas estavam disponíveis para a apreciação do público. Uma das piscinas tem cobertura e não estava tão absurdamente quente quanto a piscina do lado de fora. A temperatura da água, só para constar, beirava uns 45 graus Celsius.

Concluindo, vale a pena visitar!?

Além de um bom bar que serve à beira da piscina (com preços não tão bons assim) o turista também dispõe de guarda-volumes, duchas, toalhas e todas as facilidades básicas de um clube.

Piscinas com águas quentes nos banhos termais do Canyon del Colca
Piscinas com águas quentes nos banhos termais do Canyon del Colca

Nesta matéria você conferiu um pouco mais sobre a o que fazer em Chivay, a cidade cravada no meio do Canyon del Colca no Peru. Você conhece essa cidadela ou tem vontade de visitá-la?! Então não vá embora sem antes deixar o seu comentário! Grande abraço e até a próxima!
Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Adorei o seu relato. Estou indo amanhã para Chivay e não vazia ideia do que era a Colca. Muito boas dias, obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *