Fala pessoal, tudo joia com vocês?! Espero que sim! Hoje bateu saudade da terra das Cataratas! Saudade boa de uma terra que poderia facilmente se tornar um lugar pra morar! Eu gosto muito do clima da cidade, da amabilidade do povo e da explosão de belezas naturais que existem nos arredores. Hoje estou aqui para compartilhar contigo uma relação de dicas sobre o que fazer em Foz do Iguaçu para marinheiros de primeira viagem.

Quero aqui deixar registradas algumas das melhores experiências que obtive nas viagens que eu fiz a Foz do Iguaçu, são coisas que você não pode deixar para trás em um primeiro roteiro de viagem a Foz do Iguaçu, no Paraná, cidade localizada na fronteira tripla entre Brasil, Argentina e Paraguai.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Nesse post você vai encontrar as principais atividades que não podem ficar para trás em um roteiro bem completo de 3 a 5 dias em Foz do Iguaçu. Acontece que existem tantas alternativas de lazer e passeios em Foz do Iguaçu, que sinceramente fica difícil relacionar todas aqui para uma viagem de curto prazo.

O que fazer em Foz do Iguaçu
O que fazer em Foz do Iguaçu

Eu tenho um link aqui no blog que reúne todas as matérias que eu já escrevi sobre Foz do Iguaçu, são mais de 40 posts! Você pode ver todos os posts clicando nesse link aqui.

Contudo neste post mais atualizado, eu quero compartilhar com você as experiências que de fato eu julgo serem imperdíveis em Foz do Iguaçu. Em um destino com tantas alternativas de lazer e entretenimento familiar pode ser complicado abrir mão de uma coisa ou outra para desfrutar bem a viagem.

Acontece que em Foz existem alternativas de passeios que podem preencher um dia inteiro! Existem outras alternativas que você pode fazer em meio dia de viagem, contudo, quando for para Foz, escolha manter ao menos entre 5 e 7 dias de viagem, assim você vai conseguir desfrutar melhor de todas as alternativas de passeio e não vai ficar só na correria entre um destino e outro.

Confira então à seguir, uma relação com as principais atividades que você poderá realizar em Foz do Iguaçu que de fato são imperdíveis e que podem ser realizadas em um roteiro de viagem entre 5 e 7 dias tranquilamente:

O que fazer em Foz: Parque das Aves

Eu sou meio suspeito por citar esse lugar primeiro do que qualquer outra coisa, mas de fato, para amantes da fauna/flora, não há melhor lugar para viver uma experiência de imersão na natureza do que o Parque das Aves. Este é simplesmente um dos maiores viveiros de imersão do planeta!

Parque das Aves
Parque das Aves

Você vai poder caminhar no meio de araras, tucanos, contemplar flamingos e até mesmo ver outros tipos de animais, como quelônios e répteis. Eu acredito que meio dia de viagem é suficiente para conhecer o lugar, contudo amantes da natureza e fotógrafos profissionais podem precisar de mais tempo, então organize sua viagem sabendo que esse lugar vai precisar de tempo suficiente para você ver os animais com calma 🙂

O que fazer em Foz: Parque Nacional do Iguaçu

Se você tem pouco tempo de viagem, pode ser interessante mesclar o passeios no Parque das Aves com a visita ao Parque Nacional do Iguaçu, eles são uma combinação ideal para um dia inteiro de atividades em meio à natureza. Eu faria isso no meu primeiro dia completo em Foz, chegaria cedinho no Parque das Aves e seguiria para o Parque Nacional do Iguaçu na hora do almoço.

Parque Nacional do Iguaçu
Parque Nacional do Iguaçu

Creio que não preciso sequer mencionar a importância de visitar um dos maiores Parques Nacionais do Brasil, caso opte por conhecer Foz do Iguaçu, né?!  Acontece que esse é um dos lugares mais lindos do nosso país, com importância fundamental no ecossistema do Paraná e cartão postal nacional.

O que fazer em Foz: Marco das 3 Fronteiras

Um outro lugar que eu acredito ser bem legal para fazer uma visita durante a noite (ou até mesmo durante o dia) é o Marco das 3 Fronteiras no lado brasileiro. Ele foi completamente reformulado nos últimos anos e hoje conta com um centro de entretenimento disponível para seus visitantes que inclui lojas, restaurante e atividades cênicas.

Marco das 3 Fronteiras
Marco das 3 Fronteiras

O que fazer em Foz: Usina Hidrelétrica de Itaipu

Outro ponto de interesse bem importante de se visitar a fronteira tripla entre Brasil, Argentina e Paraguai é aproveitar a oportunidade para conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das mais importantes do Brasil.

Centro de Controle da Usina Itaipu
Centro de Controle da Usina Itaipu

É possível fazer visitas guiadas ao interior do centro de comando de produção e inclusive até mesmo conhecer as turbinas de perto.

Itaipu Binacional
Itaipu Binacional

O que fazer em Foz: Trilha do Poço Preto ou Macuco Safari

Saiba que as interações com o Rio Iguaçu não param apenas no passeio aos Parques Nacionais, pelo contrário, é possível ir adiante e fazer dois tipos de passeios que eu recomendo bastante para quem tiver um pouco mais de tempo livre em Foz: a trilha do Poço Preto, que fica do lado brasileiro, ou então o Macuco Safari, que é um passeio de barco do lado argentino.

Macuco Safari Argentina
Macuco Safari Argentina

É preciso reservar no mínimo meio dia de viagem para cada um dos passeios, contudo estes passeios podem gerar uma oportunidade elevada de interação com o ecossistema regional.

O que fazer em Foz: Passeio de Helicóptero em Foz do Iguaçu

Uma outra experiência que realizei em Foz do Iguaçu e julgo ser fundamental para conhecer a diversidade e ter uma visão global da região é contratar um passeio de helicóptero.

Passeio de Helicoptero em Foz do Iguaçu
Passeio de Helicóptero em Foz do Iguaçu

Não é uma das coisas mais baratas para se fazer na cidade, contudo é uma das únicas experiências que te levará a ver com seus próprios olhos a grandeza e a diversidade do Parque Nacional do Iguaçu. Eu fiz, recomendo a quem gosta de ter boas memórias fazer também.

O que fazer em Foz do Iguaçu: Compras no Paraguai

Uma coisa inevitável em qualquer viagem a Foz do Iguaçu é dar um pulo do lado de lá da fronteira e conhecer a Ciudad de Leste, principal centro comercial dessa região de fronteira tripla. Fazer compras no Paraguai é algo que nunca saiu de moda, contudo pode ser algo um pouco oneroso em tempos de dólar alto.

Compras no Paraguai
Compras no Paraguai

De uma forma ou de outra, comprando ou não, ter a oportunidade de queimar meio dia de viagem caminhando de loja em loja no Paraguai pode ser uma ótima alternativa de entretenimento, só não vá estourar a cota mensal para compras no Paraguai, que é de US$500 dólares por pessoa. Lembre-se que caso compre algo que ultrapassa os 500 dólares, você vai precisar declarar o bem na Receita Federal.

O que fazer em Foz do Iguaçu: Passeios na Argentina

Já que estamos aqui lidando com uma cidade que está localizada em uma fronteira entre 3 países, nada melhor do que explorar as possibilidades que esta fronteira oferece, concorda?! Uma ótima alternativa de passeio em Foz do Iguaçu é seguir adiante e ir conhecer a cidade de Puerto Iguazu, que está localizada próximo a Foz e conta com excelentes alternativas de entretenimento.

Parque Nacional del Iguazu Argentina
Parque Nacional del Iguazu Argentina

Você pode escolher em ir visitar Puerto Iguazu durante o dia e conhecer o Parque Nacional do Iguazu, uma excelente alternativa de lazer/entretenimento para meio dia de viagem (ou até mesmo dia inteiro). A experiência do lado argentino é meio diferente do lado brasileiro, existe um trem que te leva a várias estações, de onde é possível ir a lugares muito interessantes dentro do Parque Nacional. Escrevi um post especialmente sobre esse assunto, você pode ler ele aqui: Parque Nacional do Iguazu na Argentina.

O que fazer em Foz do Iguaçu: tirar um tempo livre pra conhecer o centro das cidades

Uma coisa legal pra fazer também é ter a oportunidade de explorar um pouco mais o centro das 3 cidades, cada uma possui um estilo único e que pode agradar a qualquer tipo de viajante. Foz do Iguaçu tem várias lojas e shoppings que podem ser excelentes alternativas de passeio. Pra ser sincero eu gosto até de visitar os supermercados da rede Muffato, tradicionais dessa região.

Centro de Foz do Iguaçu
Centro de Foz do Iguaçu

Já em Puerto Iguazu a alternativa mais legal de entretenimento é visitar uma feirinha que existe no centro da cidade. Ali é possível comprar azeitonas condimentadas, comer um belo churrasco argentino e salames/queijos especiais. Já em Ciudad de Leste existe o centro comercial, shoppings e alternativas bem legais para fazer compras.

O que fazer em Foz do Iguaçu: comer em um dos excelentes restaurantes da cidade

Ta aí outra coisa que não dá pra ficar de fora do itinerário em Foz do Iguaçu: comer, comer, comer! Eu poderia fazer uma viagem a Foz do Iguaçu só pra desfrutar do cenário gastronômico sensacional que existe nessa região: carnes nobres na Argentina, comida com influência árabe/libanesa em Foz, e comida tradicional campeira no Paraguai.

Restaurante na Fronteira
Restaurante na Fronteira

Existem diversos restaurantes bem legais que podem ser visitados nessa região: eu recomendo alguns em Foz que já tenho posts publicados aqui no site, como o Bufalo Branco, Porto Canoas, Rafain, El Quincho del Tio Querido, entre vários outros.

Concluindo

Bom pessoal, com as atividades aqui relacionadas já é possível fazer uma belíssima viagem a Foz do Iguaçu, sem dúvidas esta é uma das regiões mais legais para fazer uma viagem no Paraná. Já conheceu Foz do Iguaçu?

Tem alguma dica imperdível que não está registrada aqui nesta matéria e precisa ser compartilhada com os leitores do blog?! Pois não perca tempo, role mais um pouco pra baixo e deixe seu comentário na caixa que vem logo à seguir.

Um grande abraço e até a próxima.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.