Vencemos as ruas centenárias de pedra da histórica San Miguel de Allende movidos por quadrimotos até chegar a uma propriedade privada muito especial localizado nas redondezas desta metrópole colonial: o Parque de Aventuras, lugar onde teríamos uma surpresinha um tanto quanto aventureira logo em nossa primeira tarde no México.

Já havíamos nos fartado em um almoço tipicamente mexicano no Restaurante Los Milagros, depois caminhamos algumas quadras até chegar à empresa que aluga quadrimotos e veículos para terrenos íngremes chamada Bicentenario Todo Terreno. Depois de ter recebido uma introdução básica sobre o funcionamento desses quadriciclos motorizados, nós saímos passeando vagarosamente pelas ladeiras de pedra que conectam o Centro Histórico até a área rural do Parque de Aventuras. Enquanto nos distanciávamos do centro era possível contemplar a mudança na paisagem, que deixou de ostentar grandes casarões coloniais para dar lugar a uma estradinha de terra com clima semiárido e vegetação típica da região, que por hora nos lembrava muito o Cerrado Brasileiro, ressalvando-se é claro a extrema quantidade de cactus e plantas de clima desértico.

São 7 tirolesas cruzando o Canyon Coyote
São 7 tirolesas cruzando o Cânion “Del Águila Cola Roja”

Chegamos em uma clareira, estacionamos as quadrimotos e fomos apresentados à grande surpresa em formato de aventura que nos aguardava naquele lugar: recebemos o convite para nos lançar por algumas das 7 tirolesas que cruzam o espetacular Cañón del Águila Cola Roja deslizando a mais de 90 metros de altura por cabos que possuem longitude de até 270 metros! Consegui perceber que esta viagem era especial desde que havia acabado de chegar ao México e já estava realizando duas atividades de aventura pela primeira vez na vida: dirigir um quadriciclo e deslizar em uma tirolesa!

Deslizando nas tirolesas no cânion do vulcão Los Picachos
Deslizando nas tirolesas no cânion do vulcão Los Picachos

Os guias e ajudantes que nos acompanharam eram realmente muito profissionais. Alguns deles trabalham com isso há décadas e sabiam exatamente conduzir as palavras durante a explicação a ponto de acalmar nossos ânimos e nos motivar ao desfrute do momento, esquecendo o medo de estar pendurado por um cabo de aço a mais de 90 metros de altura. Só de escrever essa experiência minhas mãos começam a transbordar de suor! E não é por medo não, mas com certeza pela adrenalina que é disparada em meu organismo apenas por ver as fotos e lembrar da sensação do vento forte rompendo em meu rosto enquanto deslizava de um lado para o outro do cânion.

Ponte suspensa com mais de 110 metro de comprimento
Ponte suspensa com mais de 110 metros de comprimento

Também caminhamos em uma ponte suspensa com mais de 110 metros de comprimento onde foi possível contemplar a paisagem no meio do cânion por alguns minutos enquanto completávamos a travessia – essa parte foi tranquila, balançava um pouco, contudo estávamos sempre utilizando todo equipamento de segurança: cordas de proteção conectadas à ponte, capacetes, luvas de couro e quase sempre contando com um guia ao nosso lado que tirava todas as dúvidas e nos motivava na imersão desta atividade.

Fim do passeio e das tirolesas, todos muito satisfeitos!
Fim do passeio e das tirolesas, todos muito satisfeitos!

No final da experiência nos reunimos para os registros da montagem anterior. Antes do sol se pôr já estávamos novamente munidos de nossas quadrimotos a caminho do último mirante dentro da propriedade privada do Parque de Aventuras, uma última parada para suspirar, contemplar a grande represa e ver o semblante de San Miguel de Allende contrastando com as cores do céu no fim deste dia repleto de emoções.

Válido lembrar também que esta foi apenas uma das experiências que podem ser realizadas no Parque de Aventuras, eles também oferecem vários outros atrativos relacionados com ecoturismo, tal como caminhadas por trilhas no meio da vegetação nativa, acampamentos, passeios a cavalo, porém sem dúvidas a melhor combinação que poderiam oferecer é a tirolesa + quadrimotos!

Registro do fim do dia em San Miguel de Allende
Registro do fim do dia em San Miguel de Allende

A seguir compartilho alguns dos melhores vídeos que consegui registrar enquanto realizávamos este roteiro. Você vai ficar assustado(a) com os meus gritos, porém relaxe: foi tudo uma grande diversão!


Tirolesas em San Miguel de Allende

Serviços

Passeio de Quadrimotos em San Miguel de Allende
Endereço: Calle De Jesús 18, Centro, 37700 San Miguel de Allende, Gto., México
Telefone:+52 1 415 152 4711 / Email:[email protected]

Parque de Aventuras
Telefones: (415) 1212291 / 1536311 WhatsApp (415)1536311
E-mail [email protected] / [email protected]
Endereço Libramiento José Manuel Zavala Zavala / PPKBZON Km. 1, San Miguel de Allende, Guanajuato, C.P. 37746

Luiz Jr. Fernandes viajou para o México com todas as despesas pagas a convite da Secretaria de Turismo do estado de Guanajuato – MEXICO

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *