Nos capítulos anteriores, relatamos alguns detalhes sobre nossas experiências em uma viagem por terra desde a cidade de Harare no Zimbabué até a capital do Quênia (Nairóbi), uma das mais complicadas viagens de ônibus que até então já pudemos realizar. Foram quase 2.000 quilômetros de distância vencidos entre Cape Maclear e Dar Es Salaam de onde finalmente iríamos ter um pouco de paz e descanso dessa correria toda relaxando em qualquer praia paradisíaca de Zanzibar.

No dia seguinte à nossa chegada neste país, logo pela manhã pegamos o primeiro ferry-boat que partia de Dar Es Salaam até a cidade de pedra: Stone Town, a capital desta incrível ilha banhada pelo Oceano Índico. Convenhamos que valeu a pena percorrer quase que 70 horas seguidas de deslocamentos para enfim conseguir encontrar um refúgio paradisíaco na costa leste africana. Antes de ir direto ao ponto e relatar algumas das atividades que realizamos por lá, eis que relaciono aqui uma síntese dos meus 7 dias perambulando de norte a sul neste que é um dos principais destinos turísticos da Tanzânia.

Spice Tour na Stone Town

Spice Tour na Stone Town - oferecimento de Zanzibar Car Hire
Spice Tour na Stone Town – oferecimento de Zanzibar Car Hire

Um “city-tour” apimentado. Nada definiria melhor o spice-tour de Zanzibar. O pessoal da Zanzibar Car Hire nos ofereceu por cortesia um passeio introdutório à Stone Town logo em nossos primeiros momentos nesta ilha. Caminhamos pelas principais ruelas contemplando a beleza dos grandes portais tão característicos deste destino turístico africano, conhecemos pessoas que passaram a nos chamar pelo nome e fomos muito bem apresentados ao estilo de vida local.

Hospedagem em Stone Town: Emerson spice

Quarto no Emerson Spice Zanzibar
Quarto no Emerson Spice Zanzibar

Nossa hospedagem por dois dias em Stone Town ficou a cargo de uma cortesia do Hotel Emerson Spice, uma das alternativas mais luxuosas disponíveis para os visitantes de Zanzibar. Muito bem localizada no coração da capital, Emerson Spice mescla detalhes rústicos com a fineza de traços ocidentais em uma solução de hospedagem extremamente agradável no centro da Stone Town.

Pulos no pôr do sol

Pôr do Sol em Zanzibar - Tanzânia
Pôr do Sol em Zanzibar – Tanzânia

Todos os finais de dia eram espetaculares. Era preciso parar o que estivesse fazendo para tentar entender um pouco do que acontecia com a atmosfera e todas aquelas cores que eram pintadas por Deus nos céus de Zanzibar.

Mergulho com cilindro em Zanzibar

Partindo para um mergulho com cilindro
Partindo para um mergulho com cilindro

Tiramos um dia para explorar o fundo do oceano nas proximidades da Stone Town. Alguns minutos após o barco partir do cais de Zanzibar, eis que essa coloração azulada em tons safira tomaram conta da paisagem por todos os lados. Dois tanques foram necessários para confirmar uma certeza: este é um dos melhores lugares para se mergulhar na Costa Leste da África.

Explorando os mercados e feiras de Zanzibar

Frutos do mar em mercado de Zanzibar
Frutos do mar em mercado de Zanzibar

Passava boa parte das horas livres perambulando entre as ruelas de Stone Town. Investi várias horas dos meus dias caminhando entre feirantes, perguntando preços apenas por perguntar, interagindo da forma que conseguisse com os locais – Zanzibar é um destino fantástico para os amantes de mercados, feiras e artesanatos em geral.

Dirigindo na mão britânica de costa a costa

Direção britânica em uma ilha no Oceano Índico
Direção britânica em uma ilha no Oceano Índico

O pessoal da Zanzibar Car Hire fez questão de oferecer por cortesia um veículo para que pudéssemos explorar com mais agilidade a costa norte e os principais destaques do interior fora do roteiro turístico desta ilha. Foram dois dias conhecendo praias, explorando vilarejos e descobrindo pontos com paisagens espetaculares.

Hospedagem em Ocean Paradise, Resort All Inclusive em Zanzibar

Resort All Inclusive em Zanzibar - Tanzânia
Resort All Inclusive em Zanzibar – Tanzânia

Fomos convidados a conhecer as dependências de um dos resorts mais monumentais de Zanzibar o Ocean Paradise. Praticando o sistema de “All-Inclusive” para suas refeições e bebidas em geral, este resort-spa possui estrutura invejável, quartos amplos e muito bem ornamentados além do que, é claro: eles possuem um cardápio de dar água na boca!

Tardes ensolaradas em Nungwi

Uma das melhores praias de Zanzibar - Nungwi
Uma das melhores praias de Zanzibar – Nungwi

Nossa viagem deu um salto de desenvolvimento ao obtermos o carro patrocinado pelo pessoal da Zanzibar Car Hire – nós estávamos livres para percorrer as melhores praias, conseguimos registrar uma boa quantidade de conteúdos até o final do dia sem se preocupar com a forma de se locomover – nós já estávamos bem cansados de rodar de ônibus – os finais de dia em Nungwi foram sensacionais e não poderiam ter sido obtidos sem a ajuda do veículo que tínhamos por nossa conta.

Snorkel na Ilha Mnemba

Snorkel na Ilha Mnemba

Tiramos um dia para explorar a costa Norte/Leste da Ilha de Zanzibar em um passeio de barco que nos levou até bem próximo da ilha inabitada de Mnemba, um paraíso não somente para mergulhadores mas bem como para quem curte se jogar na água com máscara, snorkel e nadadeiras 🙂

Explorando o interior fora do roteiro turístico

Catadores de algas no meio da costa norte de Zanzibar
Catadores de algas no meio da costa norte de Zanzibar

Beneficiados pela ajuda do veículo, nós tivemos condições de conhecer a fundo alguns lugares que estão definitivamente fora do roteiro turístico de Zanzibar. Entre praias desertas paradisíacas e vilarejos intocados pelo desenvolvimento humano, encontramos o melhor desta ilha em praticamente todos os lugares que íamos: bastava parar para contemplar e começar um diálogo com os locais. Paisagens incríveis, mar transparente multicolorido, cores, sabores. As atividades que realizamos em Zanzibar você confere AQUI no Blog Boa Viagem com 100% de exclusividade!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *